Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Gavião-pato - Spizaetus melanoleucus

Rapinante de grande porte, o gavião-pato é uma ave majestosa e a menor das espécies possuidoras de penacho, que incluem o gavião-real Harpia harpyja, por exemplo. Com um branco cor de neve, base do bico alaranjada, pequena máscara negra, além de sua imponência, o gavião-pato se destaca em beleza. Apesar de ser popularmente conhecido como gavião, a ave possui características de águia, como o tamanho avantajado e os tarsos emplumados.

Gavião-pato (Spizaetus melanoleucus). Foto: Dante Meller.

É uma ave de rapina que habita grandes áreas florestadas e suas bordas; costuma empoleirar-se no alto de árvores secas, de onde pode ser seguramente avistada, no entanto, é bastante rara. Também tem o habito de planar com frequência.

No Rio Grande do Sul, o gavião-pato é uma ave criticamente ameaçada de extinção (Bencke et al. 2003), principalmente, devido ao desmatamento e à caça, tanto de suas presas como do abate de indivíduos que ponham em risco animais domésticos, como galinhas, por exemplo. No Parque Estadual do Turvo ainda existe uma população desta magnífica espécie.

Gavião-pato em vôos circulares em áreas de borda do Parque Estadual do Turvo. Foto: Dante Meller.
   
Uma das peculiaridades que mais nos chamou a atenção foi o fato de que a ave não se intimidou com a nossa aproximação (primeira foto), apenas mantinha-se atenta a todos os nossos movimentos e também de tudo mais que se movia ao redor, como pombas que cruzavam, por exemplo. 

A sensação foi de que a ave, predadora de topo de cadeia, não tem o que temer. Uma pena que muitos ainda desconheçam um ser tão fascinante... e outros, o que é pior, ponham em risco esta linda espécie de águia florestal: o gavião-pato!

Observações de Dante Meller e Tiago Bertaso.

Publicado no Jornal A Tribuna Regional, Santo Ângelo, em 3 e 4/07/10, versões impressa e online.

---------------------------------------------------------------------------------
Veja também:

Gavião-pato - mais um encontro com o caçador 

---------------------------------------------------------------------------------

6 comentários:

  1. Fantásticas imagens, é de arrrepiar!!

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA CARO AMIGO, LINDAS AS SUAS FOTOS,EU ADORO ESSE TIPO DE AVE,PRETENDO ESTAMPAR ELA NUMA CAMISETA PARA MIM.ABRAÇO.

    BETO-RJ

    ResponderExcluir
  3. Parabéns , belas imagens !!! Adoro esta espécie , uma de minhas favoritas ...
    Ass.:Lucas N Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir