Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

domingo, 29 de setembro de 2019

II AvisTchê - encontro de observadores de aves gaúchos nas Missões

*por Dante Andres Meller
O Avistar é um evento fantástico, e que faz parte parte da história da formação do Ave Missões, seja indiretamente através de participantes que contribuíram inicialmente, como diretamente pela nossa participação em edições do evento e os benefícios provenientes disso.

Quis o destino que cerca de 10 anos da formação do nosso grupo, pudéssemos sediar a versão gaúcha deste encontro de observadores de aves, o AvisTchê.

O local escolhido não poderia ser outro, São Miguel das Missões, e o resto dessa história só quem esteve lá pode contar, a minha versão eu transcrevo a seguir.

Participantes do II AvisTchê, em São Miguel das Missões.

A possibilidade de sediar o II AvisTchê começou a ganhar forma já na primeira edição do encontro, realizada no Jardim Botânico de Porto Alegre, sendo depois firmada no II e no III encontro dos COAs-RS, em São Miguel das Missões e em Boqueirão do Leão. O desafio era imenso, mas tínhamos em nosso grupo pessoas que não deixariam o sonho acabar, entre elas um casal em particular, muito querido de nosso grupo, os amigos Paulo e Márcia, que organizaram e coordenaram o encontro com muita dedicação e competência.

Depois de meses de planejamento, incluindo todas as etapas exigidas para organizar um encontro de magnitude estadual, chegou o fim de semana tão esperado. O local do encontro foi o Tenondé Park Hotel, e o dia da abertura não poderia ser melhor, sexta-feira, 20 de setembro, dia do gaúcho!

 

Após uma recepção tranquila, para cadastros e tudo mais, tivemos um primeiro momento já de encantar os olhos dos observadores (e de quem mais estivesse presente no evento!). O mestre falcoeiro Gustavo Trainini fez uma demonstração de falcoaria com a Helô, um gavião-asa-de-telha que encantou dezenas de pessoas de todas as idades, enquanto o sol se punha no horizonte missioneiro.

   

A seguir houve a abertura oficial do evento, com apresentação das exposições fotográficas do Gabriel Brutti "Entre nós" e do Carlos Becker "João-de-barro" e "Lagartas". Ambos fotógrafos apresentaram suas exposições e nos convidaram a conhecê-las durante o evento. Na sequência, tivemos um momento muito bonito, com a apresentação do Coral Guarani, composto por crianças indígenas que com sua inocência cantaram belas músicas de sua cultura, com temas como preservação da natureza, o herói Sepé Tiarajú e a sacralidade do beija-flor.

 
 
 

O coquetel de abertura ocorreu logo depois, em meio à feira de expositores, onde estandes foram montados com alguns dos patrocinadores do evento, incluindo o próprio Ave Missões, o COA-POA e a Secretaria de Turismo de Derrubadas. Havia nesse espaço também o AvisTchê gurizada, um local de brincadeiras para as crianças. Um dos destaques desse momento foi o QAve, um aplicativo desenvolvido pelo Fernando Sessegolo, que apresenta um questionário de fotografias e sons de aves gaúchas, pondo em desafio a escolha correta das identificações por parte dos participantes. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado por qualquer pessoa em celulares androids.

 

O dia seguinte (sábado, 21) começou cedo para quem foi fazer a trilha do Tenondé, onde o objetivo era observar e fotografar aves, guiados pelo excelente ornitólogo Carlos Agne. Embora seja relativamente pequena, a mata junto ao hotel trouxe algumas surpresas, como o tangará e o guaracavuçu, sendo que este último atraiu a atenção de muitos participantes. Também um graxaim-do-mato apareceu na trilha, deixando todos bem surpresos com a docilidade do animal.

 
 
Graxaim-do-mato (Cerdocyon thous) e guaracavuçu (Cnemotriccus fuscatus) clicados por Fabiane Marchesini.

A rodada de palestras começaria após a trilha, com a abertura feita pelo estimado ornitólogo Glayson Bencke, referência no cenário da ornitologia estadual e que deu uma aula sobre plumagens com a palestra "Além das aparências: o que a plumagem nos diz sobre as aves". A seguir, foi apresentada a palestra "Papagaio-de-peito-roxo, conhecer para preservar" com o pesquisador Roberto Tomasi, que nos mostrou seu dedicado trabalho em prol da conservação do papagaio-de-peito-roxo ao longo de toda sua ocorrência. Depois, foi a minha apresentação, intitulada "Harpias Missioneiras", onde além de falar sobre o conhecimento atual da harpia desde o PE do Turvo até o PN do Iguaçu, também apresentei perspectivas do meu doutorado. Antes do término da palestra, incluí um vídeo surpresa aos participantes do evento, com a divulgação da redescoberta do uiraçu (Morphnus guianensis) no RS, que gerou um lindo momento de comoção nos participantes.

 
 

Pela tarde, a rodada de palestras começaria com um dos destaques do evento, a presença da fotógrafa de aves Ester Ramirez, que nos encantou com seu brilho nos olhos, a cada palavra e foto que mostrava. A palestra "Como me tornei fotógrafa de aves... e como minha vida mudou com isso!!!" foi um estímulo a todos nós presentes a registrar da melhor maneira possível cada ave, revelando assim toda sua beleza às pessoas! As meninas, após a palestra, cheias de orgulho da Ester, por ser a primeira mulher a estar no topo do ranking do Wikiaves, se reuniram para eternizar o momento. Depois, tivemos a palestra do doutor em caboclinhos, Márcio Repenning, referência no assunto. A palestra foi outra grande aula, com uma profundidade de conhecimentos sobre estes carismáticos passarinhos, suas plumagens e seus cantos. O tema foi "Fêmeas de caboclinho: como identificar?" e o palestrante discorreu o artigo que o mesmo havia publicado poucos dias atrás na Revista Brasileira de Ornitologia. Finalizando a rodada de palestras, tivemos a apresentação de um dos mais procurados guias de observação de aves no país, o respeitado Adrian Rupp. A sua visão global com o tema "Observação de aves pelo mundo: o que podemos aprender" expandiu nossos horizontes sobre a observação de aves em outros países. Todas as palestras foram traduzidas em libras pela APASSA - Associação dos pais e amigos de surdos de Santo Ângelo.

 
 

Acabada a rodada de palestras, houve um momento livre para os participantes assistirem ao espetáculo "Som e Luz", nas ruínas de São Miguel das Missões. Aos que não foram no espetáculo, houve uma palestra em meio a uma mateada com o historiador José Roberto de Oliveira, grande conhecedor da história jesuítico-guarani, com o tema "Conversando sobre as Missões". Após a palestra, o autor apresentou seu livro para os participantes.

  
Sabiá-do-campo (Mimus saturninus) clicado nas ruínas de São Miguel por Valério Teixeira de Souza.

No dia seguinte (domingo, 22) aconteceria a principal passarinhada do evento, na Fazenda Estância Velha, propriedade do Sr. Bruno Monbach, localizada a alguns poucos quilômetros do evento. A turma foi dividida em dois grupos, um acompanhado pelo Sr. Bruno e guiado pelo Carlos Agne, e o outro grupo guiado por mim, na companhia divertida da Amanda, neta do Sr. Bruno, e do Guto Carvalho, idealizador do Avistar Brasil e uma presença enriquecedora ao evento em todos os momentos. Ao término das trilhas, os dois grupos se juntaram e compartilharam os registros, tendo como um dos destaques o gavião-bombachinha-grande. Além do mais, fomos recebidos com a típica hospitalidade missioneira, com um saboroso aperitivo de cucas e linguiça assada. Houve ainda um terceiro grupo que foi visitar o mato do São Lourenço, orientados pelo Pedro Sessegolo, onde também fizeram registros interessantes. Resultado de tudo isso, foi uma enxurrada de fotografias publicadas no Wikiaves, com cerca de 20 espécies novas cadastradas para São Miguel das Missões durante o evento!

 
Gavião-bombachinha-grande (Accipiter bicolor) clicado durante a saída por por Antônio Brum.

Durante as passarinhadas, alguns participantes se envolveram em outras atividades, pois duas oficinas muito interessantes estavam acontecendo ao mesmo tempo. Uma delas, "Falcoaria para conservação", aprofundaria aquilo que já havia sido apresentado no primeiro dia com o gavião-asa-de-telha. A outra, "Introdução ao mundo do desenho de aves", com o ornitólogo e ilustrador científico, Christian Beier, revelaria a arte e técnica do desenho de aves. Estes foram momentos em que não pude participar, por estar participando da observação de aves nas trilhas, mas ouvi de muitos participantes que foram oficinas maravilhosas, o que não poderia ser diferente.

   
Desenho de pássaro feito por Charles Boufleur durante oficina de desenhos.

Na volta, nos reencontramos no salão de palestras para o lançamento do "Baita Ano 2020", apresentados por pai e filho, Pedro e Fernando Sessegolo. Nesse momento, eles mostraram os moldes da competição, assim como a versão prévia realizada pelos integrantes do Ave Missões em 2018. Depois disso, tivemos o fechamento do evento com a mesa redonda "Uma Unidade de Conservação nas Missões - possibilidades e desafios" com falas e apresentações de Adrian Rupp, minhas (Dante Meller), Glayson Bencke e Guto Carvalho. Após as apresentações, coordenados pelo colega Carlos Agne, debatemos os desafios de propor uma unidade de conservação nas Missões, com destaque a determinados locais e espécies de aves presentes. Este foi o término do II Avistchê, lembrando-nos de que além de termos o direito de nos maravilhar com a natureza, temos também o dever de ajudar a preservá-la para as futuras gerações.

 

Um agradecimento especial a todos que possibilitaram a realização deste evento, patrocinadores, organizadores, palestrantes, anfitriões, participantes etc. Estava tudo lindo demais! Obrigado pessoal, II AvisTchê inesquecível!

---------------------------------------------------------------------------------
Veja também:

---------------------------------------------------------------------------------

14 comentários:

  1. Perfeito, Dante!! Fica o gostinho de quero mais!! Parabéns a todos os envolvidos!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por um evento tão importante e espero que os sucessos sejam repetidos em futuras reuniões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Hernán! Foi muito bom mesmo. Obrigado pelas palavras! Grande abraço

      Excluir
  3. Vcs são encantadores de pessoas... parabéns por todo empenho e dedicação neste evento que teve tudo de bom!
    Fiquei imensamente honrada em poder compartilhar um pouco de minha experiência com todos, além de poder aprender com todas as palestras que foram de grande valia para meu conhecimento.
    Obrigada, obrigada e obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras Ester, sua contribuição foi muito enriquecedora ao nosso evento! Que bom que gostaste também, quem sabe um dia você volta para tentarmos algumas espécies por aqui... Grande abraço!

      Excluir
  4. Legal demais Dante. Obrigado por conpartilhar. Parabéns aos organizadores. Precisa acontecer mais este tipo de evento.
    Marcelo Pereira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras Marcelo! Verdade, eventos desse tipo só contribuem para o conhecimento e conservação de nossas aves. Abraço

      Excluir
  5. Que beleza de evento. Foi um prazer conhecer amigos virtuais e adquirir muito conhecimento com as palestras. Que venha o próximo AVISTCHE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Pedro, obrigado pela suas contribuições! Ansioso pelo Baita Ano 2020... Grande abraço!

      Excluir
  6. Excelente relato, Dante! E como voce mesmp disse: "o resto dessa história só quem esteve lá pode contar"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paulo! E parabéns pela organização mais uma vez, estava impecável! Abraço

      Excluir
  7. Belíssimo post, parabéns! Relato impecável e imagens muito bonitas!

    ResponderExcluir