Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Pesquisas no Rancho LM

     O Rancho LM é uma área bastante interessante, por preservar trechos de mata nativa à beira do Rio Ijuí. Esta mata é típica da formação do Alto Uruguai, sendo o rio Ijuí um dos limites de distribuição sul dela. Lá temos realizado pesquisas, com as aves, em parceira com o curso de Ciências biológicas da URI - Santo Ângelo, através das professoras Maria Lorete Flores e Briseidy Marchesan Soares, e suas respectivas bolsistas: Michele e Pâmela.
     Nestes últimos dias registramos espécies interessantes, como o pica-pau-de-banda-branca, Dryocopus lineatus, e a pomba-galega, Patagioenas cayanensis, ambas consideradas vulneráveis pelo livro vermelho de espécies ameaçadas de extinção no Rio Grande do Sul.

Pica-pau-de-banda-branca
Pomba-galega

     Estes registros são importantes pois reafirmam a importância que esta área tem para preservação de espécies ameaçadas ou raras no município de Santo Ângelo e região. Próximo a este local já haviamos registrado o coró-coró, Mesembrinibis cayenensis,  há alguns meses atrás. E outra espécie pouco conhecida tem sido ouvida nestas matas: o guaracavuçu. Este classificado como deficiente em dados (DD) pelo livro vermelho do RS.
     Além das espécies de importância de conservação tivemos no mínimo mais dois belos encontros. Primeiro com o gaviãozinho, Accipiter striatus, uma ave de comportamento críptico e relativamente difícil de ser avistada. E segundo com o lendário urutau, Nyctibius griseus.

Gaviãozinho
Urutau

     Este urutau só foi encontrado graças a um menino, com quem conversávamos, que nos perguntou: "já viram o urutau? Tem um pousado ali".
     Sempre é bom contar com a generosidade e hospitalidade das pessoas locais, a quem realmente somos gratos... 

Fotos: Dante Meller

4 comentários:

  1. Adorei a foto do Urutau!
    Parabéns pelas pesquisas!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Lu! Este era um jovem.. A foto ficou um pouco tremida, pois tive que subir na árvore para tirar e de lá quase caí... hehe

    ResponderExcluir
  3. Dante! belas fotos e grande parceria! É realmente muito gratificante esse trabalho. Pena que é dificil expressar em palavras, a emoção que sinto!

    ResponderExcluir