Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

domingo, 8 de abril de 2012

Saída a campo e um registro confirmado

Anambé-branco-de-bochecha-parda. 
Foto: Jeferson Spohr.
Nesse dia 7, sábado de páscoa, fomos mais uma vez a campo para observar aves. O local escolhido foi o Rancho LM, nas matas à beira do rio Ijuí, em Santo Ângelo. Novamente tivemos visitantes compondo o grupo, o que nos deixou bastante alegres.
   
Cada ida a campo é única, isso a prática demonstra, mas às vezes custamos entender... Logo na saída procuramos pelo falcão-peregrino (Falco peregrinus). Ele costuma ficar nos arredores das torres altas da cidade e de manhã cedo não é difícil vê-lo. Fomos em duas torres centrais antes de irmos ao Rancho LM, por sorte o vimos cruzar acima de nós, a pouca altura, em um dos locais. Também foi só, não deu nem uma foto sequer.

No Rancho LM além de vermos borboletinha-do-mato (Phylloscartes ventralis), tico-tico-da-taquara (Poospiza cabanisi) e um surucuá-variado macho (Trogon surrucua) logo na chegada, ao longo da trilha tivemos uma boa surpresa.





Encontramos algo como uma correição de formigas, onde muitas aves estavam fazendo um banquete. Assim pudemos curtir um alma-de-gato (Piaya cayana) bem de perto, um pula-pula-assobiador (Basileuterus leucoblepharus) quase em nossos pés, um arapaçu-verde (Sittasomus griseicapillus) de árvore em árvore e uns quantos tiês-de-topete (Lanio melanops), alguns com amarelo bem exposto no alto da cabeça.

Tiê-de-topete. Foto: Jeferson Spohr

Cheguei a pensar que seria só isso... Estar em contato com a natureza já é bom demais, independente de vermos algo novo ou não. Ao fim do passeio o desfecho veio com chave de ouro, graça aos olhos atentos do Felipe, reparamos uma fêmea do anambé-de-bochecha-parda (Tytira inquisitor) no alto de uma árvore.

Anambé-branco-de-bochecha-parda fêmea. Foto digiscoping: D.A. Meller

Logo o macho deu as caras também e a seguir proporcionou uma boa sessão de fotografias para o grupo.

Anambé-branco-de-bochecha-parda. Foto: D.A. Meller

Apesar de em outras áreas (como o Parque Estadual do Turvo) ser fácil ver esta espécie, localmente este anambé é bem raro. Esse é o nosso primeiro registro confirmado em Santo Ângelo, antes tínhamos um duvidoso (veja aqui). Em vista de que W. Belton (1994) incluiu a região na distribuição desta espécie, a figuramos no livro "Aves da Capital das Missões".

Grupo Ave Missões no Rancho LM. Foto: Luana Almeida

Por fim agradecemos a todos que participaram da saída, em especial aos que participaram pela primeira vez e também ao amigo Sid, que sempre nos recebe de braços abertos no Rancho LM.

---------------------------------------------------------------------------------
Veja também:

Observação de aves em Entre-Ijuís
---------------------------------------------------------------------------------

9 comentários:

  1. Primeiramente quero parabenizar pelo excelente blog!Agradeço em especial Dante Meller pelo convite para esta maravilhosa saída que possibilitou o contato com as mais belas aves da região e com a natureza!Vi serelepe e uma linda orquídea oncidíea também!Além disso, foi muito bom o encontro com os simpáticos integrantes do Grupo Ave Missões que nos receberam muito bem! O livro das Aves da Capital das Missões é ótimo e perfeito guia de campo! Saudações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Juli! Tinha me esquecido da orquídea e do serelepe, mas valeu mesmo a saída. Sempre que quiserem estamos por aí, uma hora dessas temos que ir juntos ao turvo. Um grande abraço!

      Excluir
  2. Olá! Primeiramente, obrigado Dante pelo convite! Eu e a Juli adoramos participar da saída com vocês! Vimos várias espécies que não conhecíamos e desfrutamos da ótima companhia do grupo. Nós nos sentimos em casa! O grupo está de parabéns!

    Publiquei em um album online as fotos que fiz durante a saída:
    https://plus.google.com/photos/118294783964235293508/albums/5729205412230283409
    Também já publiquei algumas no WikiAves: http://www.wikiaves.com.br/perfil_miguelmoreto
    A Juli também já postou algumas lá: http://www.wikiaves.com.br/perfil.php?u=8114

    Ainda não selecionamos as fotos lá do Parque do Turvo. Em breve publico o link com as fotos aqui, se não tiver problema.
    Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós que agradecemos a presença de vocês, Miguel! Sempre que quiserem voltar são bem-vindos, foi muito bacana conhecê-los e poder compartilhar essa passarinhada. Mais uma vez oberigado pelo vinho! Vou acompanhar suas fotos lá no wikiaves. Um grande abraço!

      Excluir
  3. Parabéns pessoal, adoro curtir as investidas de vocês na nossa região. No início do ano estive no Rancho LM por dica do Dante, e agora vi que vocês encontraram diversas espécies que estou louco pra conhecer. Não vejo a hora de novamente pegar a estrada Cruz Alta - Santo Ângelo e conferir isso tudo de perto. Isso mostra a importância do blog na divulgação das belezas de nossa região. Por aqui, espero um dia conseguir formar um grupo como o de vocês.
    Abraço

    Charles Boufleur

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Charles! Realmente é muito bom sair observar aves com um grupo, vale a pena investir na formação de um por aí. E qnd vier pra esses lados não deixe de avisar, podemos coincidir uma saída do grupo em uma visita sua à cidade. Um abraço!

      Excluir
  4. Tá conferido. Na hora de estiverem nas próximidade de São Paulo das Missões, não esquecem de me convidar. Posso também indicar lugares, pois conheço cada canto dessa região. Ex-trilheiro de moto.
    Milton Kunst

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô, que legal, Milton! Uma hora dessas temos que fazer um tour por aí então, será uma satisfação ter sua companhia e conhecer novos lugares. Me mande seu email para poder manter você informado de nossas andanças. Abraço!

      Excluir