A última espécie que descobrimos em Santo Ângelo foi um tiranídeo chamado barulhento. É um passarinho muito pequeno (cerca de 10 cm) que habita capoeiras em áreas abertas. Foi encontrado há alguns dias na Granja do Sossego, junto com o amigo Paulo B. Rodrigues.
Foi de surpresa que o encontramos (o que é normal quando observamos de aves!), mas já haviam suspeitas de sua ocorrência, baseadas em registros em municípios próximos divulgados no WikiAves, o mais próximo em Ijuí, por Christian Beier. Porém, até conhecermos esses tiranideozinhos, seus cantos, plumagens, etc, leva um tempo.
Dias depois o Paulo fotografou a ave novamente, na mesma localidade.
Barulhento. Foto: Paulo B. Rodrigues. |
É até meio engraçado ser chamado de barulhento, mas de fato seu canto não é muito sonoro e é repetido com bastante frequência. Depois de conhecê-lo uma vez, fica fácil ser detectado.
Na ocasião em que avistamos primeiramente a ave encontramos um outro animal que, apesar de bem maior, é muito silencioso e relativamente difícil de ser avistado: o gato-mourisco (Puma yagouaroundi). Infelizmente, ele não deu chance pra foto, estava um pouco longe. Mas o amigo Paulo compartilhou um excelente vídeo feito por ele no começo de 2012 no mesmo local.
Que belos registros Dante! Abraços
ResponderExcluirObrigado, Miguel!!!
ExcluirViva o Parque Nacional do Sossego!
ResponderExcluirValeu, Charles!!!
Excluir