Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Fogo-apagou nidificando no RS?

          A fogo-apagou (Columbina squammata) é uma pomba pequena e de aparência escamosa que habita áreas abertas, como campos, cerrados e jardins (Sick 1997). Seu canto é muito característico, sendo que resultou em seu nome popular.


Ouça o canto da fogo-apagou:
Gravado em Pedro Juan Caballero, Paraguai, por D. Meller.

          A espécie é comum no Brasil Central, sendo que no Rio Grande do Sul existem poucos registros, todos na porção norte do estado (Bencke et al. 2010).
          Apesar de um dos registros feitos no RS ser de uma localidade relativamente próxima a Derrubadas, perto da ponte do Rio Turvo, entre Tenente Portela e Três Passos (Belton 1994), foi uma surpresa  pra mim há poucos dias ouvir a espécie em áreas rurais à beira do Parque Estadual do Turvo. Além do mais, ocupando um ninho.

Fogo-apagou (Columbina squammata) em ninho à beira do Parque Estadual do Turvo, Derrubadas. Foto: D. Meller.

          É provável que os registros da fogo-apagou no RS sejam atribuídos a uma expansão geográfica da espécie, em vista de mudanças climáticas e alterações na paisagem, como o desmatamento (Bencke et al. 2010). Existem outras espécies em semelhante situação, como o rabo-branco-acanelado (Phaethornis pretrei) e o bentevizinho-de-penacho-vermelho (Myiozetetes similis), ambos também presentes no noroeste do estado, mas em baixo número.
          Apesar da fogo-apagou ter sido vista com um ninho, não haviam ovos nem presença alguma de parceiro, o que não a colocaria em status real de nidificante no estado, já que para isso precisa produzir prole.

2 comentários:

  1. Puxa , Dante ... com todas essas novidades quem sabe não enxergamos uma harpia por aí no fim de semana !!! rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Harpia é sempre pedir demais... Mas algum gavião dos menos comuns já seria bom demais... Abraço!

      Excluir