Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O canto do curió

O curió (Sporophila angolensis) é atualmente o pássaro canoro mais cobiçado do país. Seu canto consiste em uma estrofe melodiosa e fluente, destacando-se pelo chamado "assovio" ou "canto corrido", que é uma escala musical descendente de assovios sonoros bem fortes compondo uma vocalização única entre os pássaros nacionais (Sick 1997).


Curió (Sporophila angolensis) em Derrubadas, RS. Foto: D. Meller.

Existem muitos criadores de pássaros aficionados pelo curió, e mesmo concursos de canto de curió com os campeões valendo muito dinheiro. No entanto, o sensacional espetáculo dos concursos com indivíduos selecionados de gaiola afasta-se muito do estudo puro das aves e da sua preservação (Sick 1997). Além do mais, o engaiolamento, por conta do canto atrativo da espécie, fez com que o curió desaparecesse de muitos locais no domínio da Mata Atlântica, tornando-se ameaçado de extinção em vários estados brasileiros, incluindo o Rio Grande do Sul (Bencke et al. 2003), onde é raro encontrá-lo em liberdade.

Veja o vídeo com o canto do curió:


Curiosamente, a designação específica angolensis se explica por erro de procedência do primeiro indivíduo conhecido da espécie (designado como oriundo de Angola) descrito por Linnaeus em 1766 (Sick 1997).

5 comentários:

  1. Como dizem... "Passarinho na gaiola não canta, lamenta!" Não tem preço escutar a sonoridade dessa ave em liberdade! Parabéns! Os vídeos estão demais e são mais uma pérola nesse blog que nos inspira e nos possibilita não apenas conhecer um pouco mais de nossa avifauna, mas também nos permite muitas reflexões...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom ouvi-lo, eu nem posso comparar, pois tenho a sorte de só ter visto ele cantar na natureza... Valeu, Lu!!!

      Excluir
  2. Que maravilha, Dante... o curió ainda é inédito prá mim , quem sabe 2013 me dá também mais esse presente! Grande postagem, abs .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Paulo!! Quem sabe agente encontra ele uma hora dessas... Abraço!

      Excluir
  3. Seria um felicidade uma lei que eliminasse de vez com os cativeiros desta linda especie.

    ResponderExcluir