Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

sábado, 9 de março de 2013

Gavião-pato: mais um encontro com o caçador!

O gavião-pato é a menor das espécies possuidoras de penacho; possui tarsos longos, totalmente emplumados, e unhas formidáveis. O topete e o dorso são negros, com partes inferiores branco-níveo. A base do bico é alaranjada, a íris e os tarsos são amarelos (Sick 1997, Soares et al. 2008) . Apesar de atualmente estar incluído no gênero Spizaetus (CBRO 2011), antes era incluído em um gênero à parte (Spizastur). De fato a espécie tem algumas diferenças em relação a outros integrantes do gênero Spizaetus, como possuir asas mais longas, o que faz o gavião-pato mais adaptado a planar do que os outros congeneres, que possuem asas mais largas, porém mais curtas também, melhor adaptadas para manobrar no interior da floresta (Willis 1988).



Gavião-pato (Spizaetus melanoleucus) planando em área de borda no Parque Estadual do Turvo. Foto: D. Meller.

Além de planar consideravelmente, o gavião-pato também possui o hábito de pousar abertamente no alto de grandes árvores (Narosky e Yzurieta 1993), o que facilita localizá-lo à distância, já que se destaca pelo intenso branco de sua plumagem. No entanto, não é muito fácil encontrá-lo assim, o mais provável é vê-lo voando a céu aberto a partir do meio da manhã, às vezes se elevando em termas junto de alguns urubus. No Parque Estadual do Turvo a proporção de encontros com a ave voando em relação a pousada é de cerca de 10 pra 1, ou mesmo mais (obs. pess. DAM).

Sequência de fotos do gavião-pato (Spizaetus melanoleucus) pousado no alto de uma árvore seca. Fotos: D. Meller.

Willis (1988) foi quem primeiramente descreveu a técnica de caça desta águia florestal, observando que ela voa alto e mergulha sobre suas presas, na maioria dos casos aves, e que esta técnica é possivelmente utilizada em função da adaptabilidade do gavião-pato ao uso de habitats em bordas florestais. No Parque Estadual do Turvo realmente não é raro observar o gavião-pato nesta condição, já que a ave é vista levantando voo da área de mato para em seguida sobrevoar a borda, podendo retornar tempo depois com o papo cheio ou mesmo com a caça entre suas garras. Fato este que facilmente pode expô-la a contatos com criações domésticas e possíveis abates por parte de moradores.

Gavião-pato (Spizaetus melanoleucus) voltando da borda pro mato com o papo cheio e alguma ave caçada entre as garras. Foto: D. Meller.

Todas as fotos foram realizadas recentemente, na mesma ocasião. A espécie já foi bem destacada aqui em outra oportunidade (link), tendo sido uma das postagens com maior número de acessos ao longo do tempo em nossa página. De fato não é pra menos, já que é uma das águias mais lindas do Brasil, sendo, por exemplo, exibida como símbolo da página das Aves de Rapina do Brasil.
Bom mesmo seria que só gaviões, onças e outros animais nativos caçassem por essas bandas... Mas um dia agente chega lá, a natureza merece!

* Um agradecimento especial à família Elsenbach, sempre muito simples, prestativos e amigos da natureza de nossa região!

REFERÊNCIAS

  • Comitê Brasileiro De Registros Ornitológicos (CBRO) (2011). Listas das aves do Brasil. 10ª ed. Disponível em: Acesso em: [11 de julho de 2011].
  • NAROSKY, T. e D. Yzurieta (1993) Birds of Argentina & Uruguay: a field guide. 2 ed. Buenos Aires: Vazquez Mazzini. 337 p.
  • SICK, H. (1997) Ornitologia brasileira. 2 ed. Rio de Janeiro, Ed. Nova Fronteira. 912 p.
  • SOARES, E. S.; AMARAL, F. S. R.; CARVALHO FILHO, E. P. M.; GRANZINOLLI, M. A.; ALBUQUERQUE, J. L. B.; LISBOA, J. S.; AZEVEDO, M. A. G.; MORAES, W.; SANAIOTTI, T. & GUIMARÃES, I. G. (2008). Plano de ação nacional para a conservação de aves de rapina. Brasília, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Série Espécies Ameaçadas, 5). 136p.
  • WILLIS, E. O. (1988) A hunting technique of the Black-and-white Hawk-Eagle (Spizastur melanoleucus). Wilson Bull. 100:672-675.
---------------------------------------------------------------------------------
Veja também:

Gavião-de-penacho no Salto do Yucumã

---------------------------------------------------------------------------------

12 comentários:

  1. Dante, que belo post e que sequência de fotos maravilhosa. Sou fascinado por esta sp e espero um dia ter o privilégio de vê-la e se Deus quiser, fotografá-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Rudimar! Certamente ainda vi topar com ele... Aqui no Turvo poucos dias pode ser o suficiente... Estes dias encontrei o pessoal do Terra da Gente, estavam fazendo uma matéria lá no Turvo. Passei uns dois dias com eles... lembramos de você por sinal. Valeu Rudimar! Boa sorte com o patão por aí! Abraço

      Excluir
  2. Dante Amigo Meller , já estou ficando sem adjetivos para essa sua temporada aí pelo Turvo... ... só posso dizer: Parabéns, você merece !!! E obrigado por dividir conosco , Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo Paulo! Com certeza mereço menos do que Deus tem me concedido... só espero ser grato o suficiente. Obrigado mais uma vez pela sua presença por aqui! Um grande abraço!

      Excluir
  3. Parabéns Dante. O teu blog está muito bom!Teu 2013 começou bem e cheio de belos gaviões!Que vontade de ir ao Turvo! Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadão, Juli!! Começou bem realmente o ano... espero que todos nós possamos ter encontros com estas bela aves, incluindo estes gaviões raros. Um abraço!

      Excluir
  4. Putz Dante, fiquei babando aqui com tuas fotos e teu relato.
    Como sempre tudo espetacular! Parabéns. Aguarde-me no Turvo ainda! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Marco! É sempre bem-vindo por essas bandas! Grande abraço!

      Excluir
  5. A primeira foto está linda. Belo post.
    Abs,
    Jefferson Silva
    www.bbirds.net/blog

    ResponderExcluir
  6. Essa ave é mesmo um espetáculo da natureza, eu vi de longe uma vez (subindo na terma) e fiquei maravilhada!

    ResponderExcluir