Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Gavião-de-cabeça-cinza na Granja do Sossego!

Gavião-de-cabeça-cinza. Foto: P.B. Rodrigues.
* por Paulo Buchabqui Rodrigues
Por essa eu não esperava! Dois dias antes desse registro eu havia encontrado a espécie de número 199 na Granja do Sossego.

Tinha conseguido uma foto do discreto negrinho-do-mato em um fragmento bem conservado próximo ao arroio Itaquarinchim.

Assim resolvi “investir” um pouco mais nesse local que raramente eu explorava em minhas passarinhadas pela Granja.

Negrinho-do-mato (Amaurospiza moesta) na Granja do Sossego, em Santo Ângelo. Foto: P. B. Rodrigues.

Neste dia aproveitamos a visita dos amigos de Uruguaiana, Ricardo e Gina para tentar uma foto de um vira-folha para confirmação de mais uma espécie no Sossego, quando a Márcia chamou nossa atenção para um gavião pousado na copa de uma grande árvore mais ao longe. Desviei os olhos do chão e focando o alto fiz alguns clics do gavião, pensando: Tá meio estranho esse carijó... muito grande!

Em seguida voltamos a procurar o irrequieto vira-folha para tentar, sem sucesso, fazer a foto da espécie de Nº 200 no Sossego. O que não sabíamos é que esse número acabava de ser alcançado no clic feito em direção às copas!

Jovem gavião-de-cabeça-cinza (Leptodon cayanensis) em capão de mato na Granja do Sossego, Santo Ângelo. Foto: P.B. Rodrigues.

Na verdade eu sempre gostei de fotografia e eventualmente tirava também fotos de aves, mas só em 2010, quando a Márcia participou de um curso de observação de aves realizado em Santo Ângelo, é que descobri que isto podia virar um hobby muito gratificante. Em 2011, ao conhecer o WikiAves, esta atividade virou paixão!

Comecei então a fotografar e contabilizar todas as espécies de aves que podia encontrar aqui na Granja e hoje, pouco mais de 5 anos depois, fotografava, também graças à minha esposa, esse gavião tão estranho! Mas, até chegar em casa e observar as fotos do tal gavião no computador, discutíamos com os amigos de Uruguaiana se aquilo seria um jovem caboclo ou carijó!

À noite, numa rápida pesquisa no WA as dúvidas aumentaram, e bom... resolvemos apelar para o especialista. Enviei então uma foto para o amigo Dante Meller e a resposta veio rápida e surpreendente: gavião de cabeça cinza (jovem)!!! Essa era a espécie de número 200 para a Granja do Sossego (www.taxeus.com.br/lista/1451).

Jovem gavião-de-cabeça-cinza (Leptodon cayanensis) em capão de mato na Granja do Sossego, Santo Ângelo. Foto: P.B. Rodrigues.

O RS possui mais de 660 espécies de aves... Em Santo Ângelo, até o momento, encontram-se cerca de 260 espécies diferentes. Por isso, registrar 200 espécies de aves aqui na Granja Sossego é um número que me deixa orgulhoso, como um pai que observa seu filho dar os primeiros passos.

E ainda fica a certeza de que outros passos virão, pois onde a agricultura convive com áreas preservadas de banhados e matas, lá teremos a companhia das aves e elas nos farão tirar os olhos do chão, erguer a cabeça e olhar o Alto com gratidão!

Áreas de ambiente nativo em harmonia com produção agrícola na Granja do Sossego. Foto: P.B. Rodrigues.

---------------------------------------------------------------------------------
Veja também:

---------------------------------------------------------------------------------

8 comentários:

  1. Parabéns Paulo, q muitos novos e bons registros venham, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Agne! Qualquer dia voce tem que aparecer por aqui... quero saber se voce também é pé-quente! rsss...

      Excluir
  2. Com certeza virão mais espécies....parabéns Paulo e Márcia...viva o Sossego!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor que isso só setenta e poucas espécies no jardim de casa né, Sessegolo! rsss...

      Excluir
  3. Ricardo O. de Oliveira17 de agosto de 2015 às 21:14

    Queridos amigos, foi um registro e tanto, viva o Sossego, viva a Márcia. Com certeza a agricultura bem direcionada, aliada a áreas de preservação, biodiversidade preservada. Parabéns Paulo.... Grande abraço....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ricardo e grande abraço na Gina também! Voces são muito pé-quente!!!

      Excluir
  4. Parabéns , belas fotografias e ótimo texto !!! Lindo Gavião !

    Ass.:Lucas N de Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir