Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Mais valem os papagaios voando!

Papagaio-de-peito-roxo. Foto: DAM.
* por Dante Andres Meller
Não há dúvidas que papagaios são aves cativantes, seja pela sua plumagem vistosa, seus hábitos gregários ou sua índole amigável.

Fato é que nós seres humanos nos apegamos a eles, não raro tornando-os nossos animais de estimação.

Particularmente, acho lamentável... Bonito mesmo é ver papagaios tagarelando em liberdade, cruzando o céu com seus voos vagarosos, ajuntando-se às centenas num espetáculo inigualável... Ou seja, mais valem os papagaios voando!

Recebi um relato da presença de papagaios em Miraguaí, nas proximidades da Terra Indígena do Guarita. A informação veio do ex-colega de trabalho vigilante do Parque Estadual do Turvo, o amigo Sérgio. O Sérgio sempre foi um cara atento à natureza, relatando com muita precisão e alegria os avistamentos que fazia no Turvo enquanto eu trabalhava no local. Portanto eu precisava checar os tais papagaios!

Terra Indígena do Guarita em Miraguaí. Foto: DAM.

O interessante é que além de um registro histórico pra Panambi e um avistamento no Parque Estadual do Turvo (Bencke et al. 2003) não havia nenhum outro registro pra região noroeste do estado. Além do mais, no Turvo a espécie parece ser muito rara ou mesmo de origem vagante/acidental, visto que há somente um registro. Já em Miraguaí o caso parece ser outro...

Papagaios-de-peito-roxo em Miraguaí (Amazona vinacea). Foto: DAM.

Chegamos logo cedo pela manhã no local onde os papagaios têm sido avistados, e não deu outra, eram papagaios-de-peito-roxo mesmo! Para nossa surpresa haviam muitos, e estavam se alimentando das frutas de eucaliptos. Não demorou muito e eles alçaram voo, momento em que contamos cerca de 100 exemplares, que se deslocavam em direção às matas da área indígena. Um espetáculo pra deixar qualquer um impressionado. 

Papagaios-de-peito-roxo em Miraguaí (Amazona vinacea). Foto: DAM.

Tantos papagaios assim, vivendo em liberdade, não deixam de trazer esperança aos nossos esforços conservacionistas, ainda mais por se tratar de uma espécie ameaçada de extinção. O mais importante, no entanto, é a conscientização de que papagaio legal, é papagaio livre, já que uma das principais causas da redução das populações destas aves é a coleta de filhotes nos seus ninhos para comercialização. Portanto repito: 

Papagaio legal, é papagaio livre!

Papagaio-de-peito-roxo em Miraguaí (Amazona vinacea). Foto: DAM.

Um agradecimento especial ao vigilante do Parque Estadual do Turvo, Sérgio, pela atenção e empenho em partilhar esse encontro.

---------------------------------------------------------------------------------
Veja também:

Turvo 2015 - Parte 3: Fim
Um dia em busca de aves na Guarita
---------------------------------------------------------------------------------

4 comentários:

  1. Grande registro , parabéns ! Lindas fotos desta bela espécie !!!

    Ass.:Lucas N de Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  2. Tô sempre ligado aqui no blog! Mais um registro legal que fizestes. Belo texto e belas imagens!
    Eles livres são e serão sempre mais belos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Alexandre, foi um achado surpreendente, espero que continuem em grande número ao longo dos anos... Abraço!

      Excluir