Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Turvo 2019

Casal de uirapuru-laranja em cópula.
Foto: Pedro Sessegolo.
*por Dante Andres Meller
Nossa saída para o Turvo ocorre, tradicionalmente, no mês de setembro.

Esse ano, porém, devido ao II AvisTchê, tivemos que transferir a saída para outubro.

Embora seja apenas um mês de diferença, o resultado é um tanto perceptível aos nossos olhos.

O excessivo calor do tempo pré-chuva prejudicou um pouco as observações, mas tivemos bons resultados mesmo assim.

O primeiro dia foi o da estrada do Salto, onde nos encontramos e fizemos pela manhã a trilha das Lagoas. Antes mesmo de entrarmos na trilha, havia bastante atividade na área do Centro de Visitantes. Foi ali mesmo que fizemos os primeiros registros interessantes, incluindo bem-te-vi-pirata e iraúna-grande, além de vários anambés.

 
Bem-te-vis-piratas (Legatus leucophaius), foto: Ademir Fick. Iraúna-grande (Molothrus oryzivorus), foto: Cláudio Furini.

Ao entrar na trilha, a atividade da passarada já não era a mesma. Quando chegamos na Lagoa das Marrecas, andamos um pouco pela estrada, onde voltamos a observar algumas espécies, como o papa-taoca-do-sul, que foi lifer para alguns participantes. E por falar em acontecimentos inéditos, parece mentira, mas aconteceu... estávamos todos parados observando um surucuá-de-barriga-amarela, quando despencou de uma árvore, no meio de onde estávamos, uma serpente! Foi um susto daqueles, mas logo que ela caiu no chão, ela se mandou pra mata e não deu nem tempo de fotografar ou ver que espécie poderia ser.

 
Papa-taoca-do-sul (Pyriglena leucoptera), foto: Cláudio Furini. Surucuá-de-barriga-amarela (Trogon rufus), foto: Pedro Sessegolo.

À tarde, descemos em direção à área de lazer do Salto do Yucumã. Lá, primeiramente, fizemos a Trilha das Onças, onde registramos, entre outros, o arapaçu-de-garganta-branca e o estalador.

 
Arapaçu-de-garganta-branca (Xiphocolaptes albicollis) e estalador (Corythopis delalandi), fotos: DAM.

Depois disso, descemos até o Salto, pois ele estava baixo e queríamos aproveitar, já que a tarde ia caindo e o calor não era mais tanto. Ali também aproveitamos pra registrar a andorinha-do-rio. Na volta, ouvimos algumas outras espécie interessantes na estrada, como o macuco, o tapaculo-ferreirinho e o araçari-banana, mas já estava escurecendo e não conseguimos fotos.

  
 
Salto do Yucumã, foto: DAM. Andorinha-do-rio (Tachycineta albiventer), foto: Ademir Fick. Grupo Ave Missões, foto: Ataiz C. de Siqueira.

No dia seguinte, fomos à estrada do Porto García, nesse dia acompanhados do Anderson (Tuco). E antes mesmo de chegar lá, ainda no Balneário Martens, onde alguns de nós estávamos hospedados, registramos espécies interessantes. Lá costumamos observar o bentevizinho-de-penacho-vermelho, e mesmo alguns gaviões, como o tesoura. Mas nesse dia também haviam dois maçaricos, o solitário e o de colete, este último representando o primeiro registro pra Derrubadas.

  
Maçarico-de-colete (Calidris melanotos) & maçarico-solitário (Tringa solitaria), fotos: DAM. Gavião-tesoura (Elanoides forficatus), foto: Ademir Fick.

Já na estrada do Porto, o primeiro momento de destaque foi quando observamos um inhambuguaçu ao longe na estrada. Quando nos aproximamos, porém, ele não apareceu aos nossos olhos, só ficou cantando de dentro da mata. Mas no mesmo local haviam uirapurus-laranja. E logo que os vimos, um macho começou a realizar o display de acasalamento e na sequência copulou com uma fêmea que estava ao lado. Foi um momento encantador. Na volta, nesse mesmo lugar, encontramos dois urus no meio da estrada, algo bem incomum de acontecer. Ainda na ida, um pouco antes do campestre, também registramos o falcão-caburé, que pousou muito próximo, a baixa altura.

  
 
Uirapurus-laranja (Pipra fasciicauda) em display de acasalamento, urus (Odontophorus capueira) & falcão-caburé (Micrastur ruficollis), fotos: DAM.

Na entrada do campestre, havia um movimento em uma canjarana com frutos, e lá estavam pavó e anambé-de-rabo-preto. Chegamos no afloramento rochoso, mas estava muito quente para ficarmos. Embora fosse promissor para observar gaviões, observamos apenas um sovi e um gavião-bombachinha. E, já que o calor estava demais, logo partimos em direção ao Porto García, mas antes uma parada para registrar o abre-asa-de-cabeça-cinza. No caminho para o Porto, encontramos um gavião na estrada, mas infelizmente não deu tempo para foto, poderia ser algum Accipiter... Depois, uma cobra-verde. Quando chegamos no porto, ouvimos novamente o uirapuru-laranja e também um tovacuçu, cantando relativamente perto. Este, embora dificilmente avistado, pôde ser gravado. E ali também apareceu um beija-flor-de-fronte-violeta, que chegou a ser lifer para alguns.

 
  
Pavó (Pyroderus scutatus)  & anambé-branco-de-rabo-preto (Tityra cayana), fotos: Ataiz C. de Siqueira. Abre-asa-de-cabeça-cinza (Mionectes rufiventris), foto: Ademir Fick. Cobra-verde (Philodryias olfersii), foto: Carlos Neimar Kuhn. Beija-flor-de-fronte-violeta (Thalurania glaucopis), foto: Ademir Fick.

Após o retorno, demos por encerrada a passarinhada no Turvo 2019, com a lista final fechando em 132 espécies (veja a lista!). Foram 9 participantes da saída, a quem agradecemos pela participação! Obrigado amigos avemissioneiros, até a próxima!

Grupo Ave Missões, foto: Ataiz C. de Siqueira.

---------------------------------------------------------------------------------
Veja também

---------------------------------------------------------------------------------

3 comentários:

  1. Uau!! Pena o forte calor, mas parece que a época é bem proveitosa para registros do período reprodutivo. Esse momento Uirapuru deve ter sido incrível. Além disso, muitas espécies raras e o Falcão-caburé pousado baixinho contribuíram para o sucesso da saída!! Parabéns a todos os participantes!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Adaltro! Realmente, pegamos dois dias muito quentes, mas valeu a pena igual, o Salto também compensou por estar aparecendo bem. Abraço

      Excluir
  2. Belíssimo post, parabéns! Como sempre, o Turvo surpreendeu com registros muito interessantes!

    ResponderExcluir