Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Aves de Rapina diurnas


          Por excelência, as Aves de Rapina são predadores fascinantes e desempenham importante papel ecológico no hábitat em que vivem: o de controladores de populações de pequenos animais, tal como roedores, por exemplo.
           Além do papel ecológico, as águias, gaviões e falcões fazem parte da história cultural de nossos povos. Basta repararmos na quantidade de símbolos ou bandeiras estampadas com águias que logo perceberemos uma certa admiração global por essas aves.


Gavião-peneira (Elanus leucurus). Foto: Dante Meller.
    
     De fato, qualquer um que observe uma águia, ou mesmo um gavião, de perto, logo sente-se tocado pelo respeito que a ave impõe. Olhar perpicaz e atento, bico e garras afiadas e asas prontas para voar às alturas são algumas de suas capacidades muitas vezes admiradas e até invejadas por seus admiradores.

     Infelizmente, um dos grandes problemas que estas magníficas aves enfrentam é a caça - um crime não apenas contra a natureza e seu equilíbrio, mas também contra toda a beleza que o ser humano tem a desfrutar e aprender com essa mesma natureza que, sem dúvida, nos traz tanta alegria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário