Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

domingo, 28 de agosto de 2011

"Dia de primavera": Aves em atividade!

     Hoje o dia estava típico de primavera: Um calor, os ipês floridos, os sabiás enfeitando os jardins e o sol maravilhoso. Logo, decidimos ir à Cascata do Comandaí, em Santo Ângelo. Nada como uma banho gelado pra vitalizar a alma... Mas o interessante é que as aves estavam super ativas, mesmo na metade final da tarde. Vimos trinca-ferros Saltator similis e jacuaçus Penelope obscura, no aberto das estradas; caracarás Caracara plancus e carrapateiros Milvago chimachima, voando de um lado para o outro; e até um gavião-caboclo Heterospizias meridionalis, num campo aberto.

Pica-pau-de-banda-branca macho. Foto: Luana Almeida.
     O que me surpreendeu, na verdade, foi ter encontrado (quem viu fui a Lu, pra variar!) um pica-pau-de-banda-branca Dryocopus lineatus. Estava pousado num poste há uns 300 m de um capão de mato. Após conseguirmos umas fotos este belo pica-pau voou em direção ao estrato superior do fragmento florestal.
     Na Cascata do Comandaí, mais uma surpresa. Além de vermos algumas espécies migratórias que já chegaram, como o corucão Chordeiles nacunda, por exemplo, pude ver também dois andorinhões-de-sobre-cinzento Chaetura cinereiventris. Esta ave lembra muito o andorinhão-do-temporal C. meridionalis - que é bem comum por aqui - mas existem alguns detalhes que os diferenciam. O som que emitem é um pouco diferente, mas também o jeito do voo e possivelmente haja uma leve diferença de tamanho. Como já conhecia a espécie do Parque Estadual do Turvo pude identificar com segurança. Não havia sido registrado ainda no município de Santo Ângelo (Meller 2011).
     
    No fim das contas o banho de cachoeira rendeu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário