Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

sábado, 15 de outubro de 2011

Aves em São Miguel das Missões

São Miguel é um lugar fascinante!... rico em história, lendas e cultura. Há poucos dias estive visitando o município para dar uma palestra de educação ambiental em uma escola. O tema foram as aves. Não pude deixar a oportunidade passar sem algum "passareio".


Ruínas Jesuíticas de São Miguel das Missões.

Olhando por satélite representa que a região de São Miguel ainda possui alguns trechos de áreas preservadas, especialmente nas matas ciliares do Rio Piratini. Existe também um fragmento de mata, entremeado por campos nativos, muito interessante e bem próximo à cidade, chamado Mata do São Lourenço.

Mata do São Lourenço, entremeada por campos nativos.

Matas do Rio Piratini, em significativo estado de preservação.

Eu já havia observado algumas aves interessantes nas matas do Rio Piratini, dentro da fazenda Matão, há pouco tempo atrás. Dentre elas destacou-se o charão Amazona pretrei, um papagaio endêmico do sul do Brasil e nordeste da Argentina, ameaçado de extinção (Bencke et al. 2003, Chebez 2008).

Papagaio-charão na fazenda Matão, São Miguel das Missões.

O engraçado é que, durante a recente palestra, comentei de uma ave que fotografei no Parque Estadual do Turvo: o araçari-castanho Pteroglossus castanotis. É uma espécie muito bonita e atrativa, o que é característico dos representantes da família dos tucanos (Ramphastidae). Também é rara no RS e ainda ameaçada de extinção (Bencke et al. 2003). Lembro que disse: "não deve chegar aqui!" Como as aves, nos surpreendem...

Araçari-castanho fotografado no Parque Estadual do Turvo.

A surpresa é que, enquanto eu caminhava na estrada que corta a mata do São Lourenço, após a palestra, encontrei dois araçaris-castanho voando e também vocalizando de dentro da mata. No mínimo o local merece mais tempo de observação. Encontrei lá também o gritador Sirystes sibilator, alguns guaxes Caccicus haemorrhous e, aparentemente, mas não confirmado, uma iraúna-grande Molothrus oryzivorus. Vi, ainda, pomba-galega Picazuro cayanensis, guaracava-de-crista-alaranjada Myiopagis viridicata e outras aves florestais, como o sovi Ictinia plumbea, papa-lagarta-verdadeiro Coccyzus melacoryphus e o dançador Chiroxiphia caudata.

Gritador fotografado no Parque Estadual do Turvo.

O mais importante, penso eu, é que, sendo São Miguel cidade altamente turística, pode utilizar também a observação de aves como um produto atrativo, estimulando a preservação de suas matas e campos nativos. Lembrando que as lavouras avançam cada vez mais sobre os campos e fragmentos florestais da região, parece apropriado identificar áreas de interesse de conservação, como as figuradas acima. Quem sabe, futuramente, áreas como estas possam vir a se tornar Unidades de Conservação ou algo parecido...

Fotos: Dante Meller

Nenhum comentário:

Postar um comentário