Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Pampa adentro...

     Horizonte vasto, planícies extensas, campos nativos, grandes banhados, rios e matas ciliares interessantes, eis o nosso bioma Pampa, cheio de vida, aves e cultura.
     Não é fácil distinguir onde termina a Mata Atlântica e onde começa o Pampa, em viagem da capital das Missões em direção à Fronteira Oeste. Por outro lado, observando as aves ao longo deste trajeto, logo percebemos quando os chimangos (Milvago chimango) passam a ser mais frequentes e as emas (Rhea americana) começam a aparecer.

Ema em trigal em Caibaté. Foto: Luana Almeida.

     O urubu-de-cabeça-amarela (Cathartes burrovianus) e o joão-grande (Ciconia maguari) são, também, ótimos exemplos de quando já adentramos o Pampa.

João-grande (ou maguari) em São Borja. Foto: Luana Almeida.

     Aves pouco comuns na região das Missões podem ser vistas na região da Fronteira Oeste com mais frequência. Além das citadas acima, destacamos também o socó-boi (Trigisoma lineatum), o frango-d'água-azul (Porphyrio martinica) e o frango-d´água-carijó (Gallinula melanops).

Socó-boi em Itaqui. Foto: Luana Almeida.

Frango-d'água-azul em Uruguaiana. Foto: Dante Meller.

     Existem ainda os enormes tachãs (Chauna torquata) e vários bandos de garibaldis (Chrysomus ruficapillus), vistos facilmente da estrada.

Garibaldi em Itaqui. Foto: Luana Almeida.

     Uma das aves mais belas que encontramos em recente viagem pela região da Fronteira Oeste, e com a presteza dos guias locais Ricardo e Gina Bellagamba, foi a águia-chilena (Geranoaetus melanoleucus).

Águia-chilena imatura em Itaqui. Foto: Dante Meller.

Águia-chilena adulta em Uruguaiana. Foto: Luana Almeida.

     Muitas destas aves ocorrem no Pampa missioneiro também, principalmente nos municípios de São Borja, Garruchos, Santo Antônio, São Miguel, São Luiz e Eugênio de Castro. Algumas espécies, porém, são pouco conhecidas em nossa região, como a águia-chilena. Outras fica a dúvida se ocorrem ou não, como o gavião-cinza (Circus cinereus), o qual pude observar de longe em Uruguaiana. De toda forma, vale a pena descer ao limite da Fronteira Oeste, onde situa-se o Parque do Espinilho, na Barra do Quaraí, paisagem única, com aves únicas no Brasil. Aos amigos Ricardo e Gina, o nosso (Dante e Lu) muito obrigado!

Gina, Ricardo e Lu no Parque do Espinilho. Foto: Dante Meller.

Nenhum comentário:

Postar um comentário