Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Passareio em São Chico

     Visitar São Francisco de Paula/RS era algo que estava nos planos do grupo Ave Missões já fazia algum tempo. Ainda mais pelo fato de termos integrantes do grupo com um apreço histórico e familiar por lá. 
     Tivemos, também, a companhia de Marc Egger e sua família. Enquanto jogávamos futebol com seu filho, Marc viu o que seria um dos 10 Lifers - aves observadas pela primeira vez - meus (Dante) nesta cidade serrana: a tesourinha-da-mata (Phibalura flavirostris).

Tesourinha-da-mata. Foto: Dante Meller.

     Assim foram nosso dias, recheados de aventura, diversão e Lifers!

Noivinha-de-rabo-preto fêmea (Xolmis dominicatus). Foto: Dante Meller

Papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea). Foto: Dante Meller.

     A paisagem dos campos de cima da serra, com as simpáticas araucárias, trazem sentimentos únicos à nossa alma, o que certamente é algo louvável de ser apreciado.

Grupo Ave Missões. Foto: Luana Almeida.

     Outro lugar bacana que visitamos foi o Passo da Ilha, onde, além de banho de cachoeira maravilhoso, contemplamos belíssimas paisagens e espécies interessantes, como o veste-amarela (Xanthopsar flavus), a maria-preta-de-penacho (Knipolegus lophotes), o joão-pobre (Serpophaga nigricans), o pedreiro (Cinclodes pabsti) e a saracura-do-banhado (Pardirallus sanguinolentus).



Pedreiro. Foto: Dante Meller.

Saracura-do-banhado. Foto: Dante Meller.

     Visitamos também a FLONA de SFP, um lugar com belíssimas florestas onde os xaxins e as araucárias, algumas centenárias, se harmonizam entre o dossel e o subosque, parecendo um cenário primitivo. Lá, dentre outros animais, tivemos a rara oportunidade de ver uma ave símbolo da Mata Atlântica, a araponga (Procnias nudicollis).

Araponga imatura na Flona de São Francisco de Paula. Foto: Dante Meller.

Choquinha-carijó (Drymophila malura). Foto: Dante Meller.
Tatu-galinha. Foto: Dante Meller.

     Fomos também bem-aventurados de ver rapinantes imponentes e raras, como a águia-chilena (Geranoaetus melanoleucus) e o mocho-dos-banhados (Asio flammeus).

Águia-chilena jovem. Foto: Dante Meller.
     
     Por fim, só nos resta agradecer a Deus por tantas paisagens e espécies interessantes observadas e à família Koch Rodrigues, especialmente à Márcia e ao Paulo, por generoso convite e hospitalidade em sua casa no Veraneio Hampel. Também somos gratos à Edenice, que nos autorizou a visita na FLONA. 


Integrantes do grupo Ave Missões. Foto: Luana Almeida.

E que Deus nos abençoe, preservando esta natureza incrível dos Campos de Cima da Serra!

5 comentários: