Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Um dia de biólogo

Jacutinga (Aburria jacutinga) no Parque Estadual do Turvo. Foto: D. Meller.
     Hoje, 3 de setembro, é o dia do biólogo. Por conta disso falemos um pouco sobre um dia de biólogo, sem esquecer de dar nossa gratidão a quem merece: a Mãe Natureza.

     Último sábado vivemos um dia de biólogo, caminhando em meio à mata, respirando ar puro, sentindo aromas desconhecidos, escutando a cantoria dos pássaros, tomando banho de rio, ou seja, vivendo as coisas naturais!

     A época é favorável, a primavera já chegou no Parque Estadual do Turvo e as árvores floridas com grandes bandos mistos de pássaros revelam bem isso.

     E como explicar o que sentimos ao ver uma ave rara e ameaçada de extinção?! Foi assim com essa jacutinga na foto. Tantas coisas boas ficam em nossa lembrança, de um momento tão curto vivido...

     Como biólogo eu realmente curti esse momento. Melhor ainda, ele foi compartilhado de verdade, com minha namorada, que se encantou com a ave, e com outros biólogos e estudantes que por acaso do destino cruzavam o local no exato momento em que a ave estava empoleirada, apreciando sua beleza e raridade únicas. Um presentão da vida!

Enfim, todos nós podemos ter dias de biólogos. Ser biólogo é admirar e respeitar a vida, mesmo que às vezes não a compreendamos. 

A natureza pertence a todos nós... É nosso dever e direito preservá-la!

Jacutinga no Turvo. Foto: Luana Almeida.

4 comentários: