Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O curioso caso do pica-pau e do gavião

Pica-pau-de-banda-branca relatado. Foto: D.Meller.
Há mais ou menos uns 20 dias atrás vi uma coisa bastante curiosa enquanto caminhava pela estrada que leva ao Salto do Yucumã no Parque Estadual do Turvo. Naquele dia observei algo que nunca tinha visto antes, um pica-pau-de-banda-branca (Dryocopus lineatus) pousado em um grande galho que cruzava a estrada. Como assim?! Até aí, tudo normal, a espécie é bastante comum no Parque... Caminhei um pouco, passei por debaixo de onde o pica-pau estava pousado, enquanto eu o admirava, ele vocalizava tipicamente como a espécie faz.
____________________________
Canto típico de Dryocopus lineatus:
Gravado por D.Meller em outra ocasião no Parque do Turvo

O fato curioso e inédito veio logo a seguir. Enquanto observava o pica-pau-de-banda-branca, subitamente percebi ele emitir seu canto levemente modificado. O estranho é que no mesmo momento recordei-me do canto do gavião-de-cabeça-cinza (Leptodon cayenensis). Havia alguma coisa de parecido no canto do pica-pau que lembrava o do gavião, algo como o timbre da vocalização, sendo um pouco mais gutural.


A coincidência é que exatos poucos segundos após o pica-pau vocalizar, um gavião-de-cabeça-cinza pousa no alto de uma árvore nas proximidades. Haja coincidência! Parece até coisa de intuição... E este gavião é um dos meus preferidos, tem uma postura e padrão de plumagem que me recorda muito o uiraçu-falso e o gavião-real, claro que com suas devidas proporções de tamanho e diferenças outras mais.
Gavião-de-cabeça-cinza relatado. Foto: D.Meller.


Ainda lembro a exata impressão do acontecido. Parecia que o pica-pau ao variar seu canto e torná-lo parecido com o gavião-de-cabeça-cinza, sem saber que ali de fato havia um, teria despertado a atenção da ave de rapina que repentinamente chegara para inspecionar o local.

Provavelmente não tenha ocorrido bem assim, e vou procurar uma explicação mais convincente. Assim, talvez o pica-pau-de-banda-branca poderia muito bem ter avistado previamente o gavião-de-cabeça-cinza, o qual poderia estar meio escondido, espreitando, e aplicasse um tipo de imitação para atraí-lo expondo-o a um poleiro mais visível, eliminando a ameaça do fator surpresa.
_________________________
Canto de Leptodon cayenensis:
Gravado por D.Meller em outra ocasião no Parque do Turvo.
  
Porém, o fato estranho de ter me lembrado deste gavião logo após o pica-pau vocalizar pode ter ainda uma outra explicação bem interessante que me veio a ocorrer quando pensei em compartilhar o caso. Seria a vocalização um tipo de alerta específico? Uma modificação especificando exatamente quem era o predador que o pica-pau avistara? Uma comunicação de perigo eminente a quem quiser que estivesse pelas redondezas? 

Parece-me a explicação mais razoável, já que o pica-pau desapareceu da minha vista. E, de fato, já o tinha feito antes de vocalizar ao estilo do gavião-de-cabeça-cinza, provavelmente logo após ver o rapinante. O gavião não permaneceu muito tempo pousado também... Enquanto eu olhava pro carro e tentava chamar minha namorada, que estava tirando um cochilo, ele voou silenciosamente da árvore e eu nem percebi.
   
De tudo isso, a única certeza que tenho é que entender a natureza não é tarefa fácil. Por outro lado, também sei que não é preciso entendê-la para respeitá-la, admirá-la e preservá-la!



---------------------------------------------------------------------------------
Veja também:

Dois encontros, duas histórias...
---------------------------------------------------------------------------------

18 comentários:

  1. Grande relato, Dante ! E podes ter uma certeza: a intuição é o melhor guia na hora de lidar com a natureza !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Paulo! Tens toda razão! É sempre muito importante estar atento a tudo quando estamos observando aves. Abraço

      Excluir
  2. Muito interessante esta observação! O fato é que na natureza quase todos são caça e caçadores e vale qualquer artimanha para permanecer vivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Walter... Na selva tem que estar atento mesmo! Obrigado pelo comentário! Abraço

      Excluir
  3. Legal O relato Dante, pode ser que o pica-pau estava com ninho por ali e emitiu a vocalização diferente para silenciar a prole e/ou a fêmea. Ou pode ser apenas uma vocalização "especial" para avisar o restante da presença de um rapinante. A maioria das andorinhas tem um grito especial para gaviões, gralhas-picaça tbm, etc.

    Abraçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente já ouvi falar que gralhas tem esse tipo de comportamento, e até me inspirei um pouco nisso para escrever.
      Obrigado pelo comentário!
      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Que legal e interessante o relato. Também fiquei curiosa. Bem interessantes as possíveis explicações. Não sei se é possível o pica-pau querer imitar o som para espantar o gavião fingindo ser outro gavião dono do território? Haha. Uma abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Juli! Realmente existem várias possibilidades, hehehe. Abraço!

      Excluir
  5. Interessante relato.
    Mais um mistério tal como a parceria Noivinha/Veste-amarela.
    Aqui perto de casa ja ouvi sabia-do-campo imitando perfeitamente um Carrapateiro e um Quero-quero.
    Bem como em Santa Maria onde observei um encontro(Icterus pyrrhopterus) imitando tambem um carrapateiro e logo depois um joão de barro.

    É a natureza e seus encantos.
    Que só com o tempo nós passarinheiros conseguimos enxergar e entender.

    Abraço,
    j-marcelo


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, J-Marcelo! Essas imitações são mesmo algo curioso. Costumo ouvir o encontro imitando gavião-carijó tbm.
      Grande abraço!

      Excluir
  6. Hmm... Tenho a impressão de que dessa vez eu estava a corrigir algumas provas dos meus alunos, mas como o cochilo não é raro quando estás a penetrar as matas do Turvo, não vou contestar! hehe Não é fácil acompanhá-lo em todos os momentos... Neste dia de garoa fina, o conforto do carro me pareceu mais atraente, mas a natureza sempre está a nos surpreender! E "com chuva ou com sol, estão sempre a cantar..." Perdi essa! rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe... Eu acho que tu tens razão, amor. Acabei tirando teu mérito de trabalhadora e te coloquei numa condição de acompanhante que pega no sono... Desculpe! Você é a razão de vários desses encontros acontecerem, e sou muito grato pela sua companhia, faça sol ou chuva, esteja acordada ou cochilando. =D
      Bjao

      Excluir
  7. Interessantíssimo relato, Dante. Também já observei comportamento semelhante com a gralha-picaça. Mas a frase final de seu post é uma verdadeira pérola, a cereja que dá o toque de requinte ao bolo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Belo relato Dante e bem interessante!
    Rafael Ritter

    ResponderExcluir
  9. Parabéns , belo relato ! Curiosamente , já ouvi Mimus Saturninus (Sabiá do Campo) imitando perfeitamente Anumbius annumbi (Cochicho) . Creio que seja um dos sabiás habitantes de um pequeno campo aqui perto , onde já observei uma família de cochichos que também vive neste local , onde possuem um grande ninho . Ass: Lucas N Porto Alegre - RS .

    ResponderExcluir
  10. Parabéns , belo relato ! Curiosamente , já ouvi Mimus Saturninus (Sabiá do Campo) imitando perfeitamente Anumbius annumbi (Cochicho) . Creio que seja um dos sabiás habitantes de um pequeno campo aqui perto , onde já observei uma família de cochichos que também vive neste local , onde possuem um grande ninho . Ass: Lucas N Porto Alegre - RS .

    ResponderExcluir