Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Um Sonho realizado...

* Por Adelita Rauber

          Na vida os sonhos são importantes... Mas torná-los reais é melhor ainda J
Cerrado. Foto: A. Rauber
   
          Tudo começou no dia 17 de novembro às 10 horas, saída dos “Pantaneiros 2012” rumo ao Pantanal e Bonito...
          Durante a viagem fizemos novos amigos, trocamos experiências, muitas risadas e é claro a velha e boa música não pôde faltar!
          Ao amanhecer do dia 18 nos deparamos com uma vegetação diferente, já estávamos no Cerrado, onde observamos  imensas plantações de soja, pecuária extensiva, queimadas e também a vegetação característica do cerrado.


          No dia 19 a expectativa estava grande, a  visita ao Pantanal, lá sim nos deliciamos com os lifers (expressão utilizada quando se observa pela primeira vez uma ave), mas o pantanal não se limita às aves, a exuberância da fauna pantaneira nos impressiona. Mas nem tudo é perfeito, algumas decepções fazem parte, já que o motorista do ônibus estava com pressa...kkk

Ema (Rhea americana). Foto: A. Rauber

Enfim, o esperado tuiuiú... ficamos extasiados com o tamanho, podendo chegar a 1,40 m! Nessa foto observamos também um jaçanã. A comparação de tamanho impressiona!



Tuiuiú (Jabiru mycteria). Foto: A. Rauber

Garça-moura (Ardea cocoi). Foto: A. Rauber

A tranquilidade do martim-pescador-grande (Megaceryle torquata). Foto: A. Rauber

João-pinto (Icterus croconotus). Foto: A. Rauber

Tachãs (Chauna torquata). Foto: A. Rauber

Araçari-castanho (Pteroglossus castanotis). Foto: Marciane Cornely

Jacaré-do-pantanal (Caiman yacare). Foto: A. Rauber

Capivara (Hydrochoerus hydrochaeris). Foto: A. Rauber

Cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus). Foto: A. Rauber

Brejos. Foto: A. Rauber

 “Tudo que é bom dura pouco, mas não acaba cedo”, ficam as lembranças do pantanal.

Dia 20 de novembro Gruta Azul!

Lagoa Azul. Foto: A. Rauber
Descoberta por um índio Terena em 1924, a caverna possui em seu interior um lago azul com dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do planeta. Em 1992 uma expedição Franco-Brasileira, de espeleomergulhadores, encontrou uma série de fósseis de mamíferos - como o tigre-dentes-de-sabre e a preguiça-gigante - que viveram durante o período geológico do Pleistoceno, 6.000 a 10.000 anos atrás.
 Após uma descida de 100 m, depara-se com um lago de águas intensamente azuladas, cuja profundidade estima-se ser de 90 m. Com suas formações geológicas - não só o teto como o piso da gruta são repletos de espeleotemas de várias formas e tamanhos - desperta a atenção dos turistas e pesquisadores do mundo inteiro. Ninguém sabe ao certo de onde vêm suas águas, acredita-se na existência de um rio subterrâneo, que alimenta o lago (Fonte: http://www.portalbonito.com.br/guia-passeio/grutas/gruta-do-lago-azul).

Como todas as obras de artes tem uma assinatura, nessa gruta Deus também deixou a sua... podemos observar na foto as letras LA projetadas no lago de “LAGOA AZUL”.

Lagoa Azul. Foto:  A. Rauber

Rafting Rio Formoso

Chegando o último dia da viagem, o passeio de bote no Rio Formoso - Bonito/MS, com muita adrenalina e muitas risadas...


Grupo Pantaneiro 2012. Fotos: N. Freitas

       O contato com a natureza nos traz uma felicidade que vem da alma, ainda mais junto de um grupo de pessoas que amam a natureza, e que a querem manter viva. Aproveito para agradecer ao “Grupo Pantaneiros 2012” pelos seis dias vividos de muitas alegrias! E que venha 2013 rumo a Fernando de Noronha...

* Por Adelita Rauber

7 comentários:

  1. Que aventura heim??? Feliz por você amiga!!! Bom que você nos trouxe essas "novidAVES"! Imagino quanta emoção ao avistar essas espécies pela primeira vez. Também quero muito ir para o Pantanal e Bonito e espero que quando eu tiver oportunidade seja tão divertido como parece ter sido a sua expedição!!! Se bem que nem precisa ser taaaaaanto assim! kkk Pode ser mais light! Mas do tuiuú eu não abro mão! =*)

    ResponderExcluir
  2. LU realmente foi muito bom...mas já estou com vontade de voltar e visitar os lugarem que nem deu tempo de conhecer.

    ResponderExcluir
  3. Que beleza, Adelita ! Quer dizer: Que BONITO !!!! E os planos pra 2013 são melhores ainda: Noronha, uau !!! Grande post... parabéns !

    ResponderExcluir
  4. Que bela aventura. Bonito é muito bonito mesmo!Dizem que quem conhece uma vez sempre volta de novo!Linda a família das emas. Incrível a comparação entre o tuiuiú e o jaçana!Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Fantástico,, as fotos e palavras demonstram um pouco do que é estar lá... mas não há palavras de possas explicar o que a gente sente em estar nesse paraíso que é um encanto e presente do Universo.. Sentir e viver o Pantanal é fora do comum...Gostinho de "quero mais".

    ResponderExcluir
  6. Deve ser uma experiência e tanto:)

    ResponderExcluir
  7. Ficou muito bonito Adelita, conseguiu expressar tudo o que sentimos! Espero viajar logo com o grupo novamente!! beijoss

    ResponderExcluir