Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

domingo, 19 de janeiro de 2014

Organize suas fotos!

Mariposa Hypocrita bicolora no Parque do Turvo.
Dizem que a fotografia digital facilitou muito a vida dos fotógrafos. Hoje em dia não precisamos economizar em fotos, e muito menos gastar dinheiro com filmes. 

Por outro lado, fotógrafos ativos acumulam grande quantidade de material digital. Ter algum método de organização se faz necessário se você fotografa com frequência.


Para que todo esse material gerado não fique esquecido em algum lugar e difícil de ser localizado com o tempo, sugerimos um método simples para armazenar fotos. O método permite com agilidade você localizar aquele momento guardado que você sabe que tem, mas não lembra muito bem quando e onde foi, e muito menos onde está!

Para pegar uma foto razoavelmente boa dessa pomba, a pariri (Geotrygon montana) foram necessários mais de 200 cliques, resultando somente esta com a qualidade esperada, quase no fim da sequência, facilmente localizada através do método. Foto: D. Meller.

Método para organizar suas fotos:

1. Baixe suas fotos para o PC. Ao baixar suas fotos para o seu computador é importante organizá-las de forma que você possa encontrá-las com uma certa facilidade depois. Uma maneira de fazer isso é criar pastas. Você pode, por exemplo, ter uma pasta Fotos (ou a pasta Imagens do sistema Windows) e depois separá-las por locais, ou por ano, ou ambos. Ou ainda de outra forma como você achar mais fácil.

Exemplos

Imagens > Minhas Fotos > Parque Estadual do Turvo > Janeiro_2014

Imagens > Minhas Fotos > Santo Ângelo > Novembro_2013

2. Avalie suas fotos. Depois de ter passado as fotos de sua máquina para o PC em uma nova pasta é importante ter o hábito de avaliar suas fotos imediatamente. Uma forma simples de fazer isso é colocar uma letra após o nome da foto que considerar boa (ex. IMG_2014 b). Você pode ainda criar uma escala de avaliação conforme a qualidade que você vê em sua foto, da melhor para pior, dentre as boas (ex. b++, b+, b, b-, b--). O único problema é que na caixa de pesquisa o sistema vai reconhecer o b apenas, então você não conseguirá achar separadamente o b+ ou o b- através da pesquisa, ao contrário, aparecerão todas as imagens que contém b, inclusive as b+, b-, e assim por diante.

3. Excluindo fotos não boas. Excluir fotos é sempre algo difícil de se fazer. Acabamos nos apegando às imagens que produzimos, independente da real qualidade que elas tenham. Caso você goste de guardar todas as suas fotos, mesmo as ruins, e caso você fotografe em ambos formatos JPEG e RAW, você pode ao menos excluir os arquivos RAWs das imagens que não são consideradas boas. Isso já vai diminuir bastante o espaço ocupado pelas fotos em seu computador. Caso você não seja tão apegado às imagens que produz não boas, você pode deletá-las conforme achar que deva. Apenas cuide para não deletar uma foto importante. Às vezes a falta de qualidade de uma imagem não quer dizer que ela não tenha valor. É o caso de você fotografar uma ave muito rara, que signifique um registro importante para um determinado local. Nesses casos é bom ter cuidado.

 
A primeira vez que registrei o gavião-de-penacho no Parque Estadual do Turvo (foto à esquerda) não pude fazer uma foto muito boa, no entanto, era um importante registro, o primeiro para este parque. Depois de alguns anos consegui registrá-lo com uma imagem muito melhor (foto à direita), mas, ainda assim, a primeira foto tem seu valor científico e, mais ainda, emocional, tanto para mim quanto para minha namorada que acompanhava o momento.


4. Colocando legendas em suas fotos. À medida que aumenta o número de pastas em seu computador torna-se cada vez mais difícil localizar aquela foto que você fez a algum tempo atrás e que você não sabe bem quando foi e nem onde está. Uma maneira rápida e eficaz de localizar é fazer uma procura na caixa de pesquisa, mas para isso é preciso que sua foto tenha alguma legenda que a identifique prontamente. Já temos nossas fotos boas identificadas com b, e se colocarmos a letra "b" na caixa de pesquisa vão aparecer todas as fotos que classificamos como tal, independente se for b, b+, b-, etc. Isso já vai ajudar bastante, mas podemos ser ainda mais específicos. Por exemplo, se você gosta de fotografia de natureza, você pode separar por temas. Assim, você pode colocar além do "b", ave (para aves), mam (para mamíferos), her (de herpeto, para répteis e anfíbios), pei (para peixes), pai (para paisagens), flo (para flores, plantas, etc), pes (para pessoas) e assim por diante, como você preferir. Caso você seja um fotógrafo especializado em aves, pode também colocar o nome da espécie na legenda após o "b" e o "ave" (ex. IMG_2014 b ave gavião-real). Assim você pode fazer uma busca rápida sobre a espécie que você quer encontrar.

Note que na caixa de pesquisa, no alto à direita, a procura foi direcionada às fotos boas (b) de aves (ave).

5. Crie uma pasta para fotos tratadas. Você pode criar uma pasta para aquelas fotos que você editou e criar subpastas conforme o assunto. Nesta pasta você pode salvar suas fotos com nomes do assunto e do local (ex. Gavião-de-penacho_Parque Estadual do Turvo). Dessa forma você poderá achar o objeto de sua busca e ver aonde a foto foi feita. 

Exemplos:

Fotos Editadas > Répteis > Micrurus altirostris_Parque Estadual do Turvo_01

Fotos Editadas > Aves > Xanthopsar flavus_Granja do Sossego_03

* Observe que ao editar uma foto é aconselhável guardar o arquivo original, salvando a imagem tratada com um novo nome.

6. Faça um backup de suas fotos. É muito frustrante perder anos de trabalho em fotografias porque seu computador pifou. Para evitar uma tragédia dessas, armazenar suas fotos em outros locais é importante. Existem diversas maneiras que podem incluir gravação em cds, dvds, hds externos e em locais na internet (ex. dropbox). Se você preferir gravar apenas os arquivos que considerar bons diminuirá bastante seu trabalho e o espaço ocupado.

---------------------------------------------------------------------------------
Veja também

---------------------------------------------------------------------------------

2 comentários:

  1. Comprei uma câmara para poder fazer registros da ocorrência de aves num Parque aqui em Porto Alegre e onde também pretendo fazer uma pesquisa relacionada. A produção está sendo intensa. As dicas para armazenar e depois poder localizar, facilmente, estas fotos serão valiosas. Já estava pensando como iria fazer isso. Então veio a calhar. Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Antonio, depois então você me diga o que funcionou bem ou que poderia melhor neste simples modelo de organização... Um abraço!

      Excluir