Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Matão: um oásis no deserto



Gralha-picaça no Matão.
* Por Dante Andres Meller

As previsões não eram boas para o dia, mas como um oásis no deserto, o Matão nos trouxe, igualmente, vida alada e tempo bom.

Com seus quase 300 hectares o Matão é um refúgio para diversas espécies florestais, algumas pouco encontradas na região.

Além do bom tamanho do fragmento, existe no local uma Tenda, onde os donos nos acolhem com muita hospitalidade, servindo-nos com alimentos coloniais e campeiros de dar água na boca...

Navegue pelo fragmento do Matão em Campo Novo:

Mesmo antes de clarear, o dia já começava para os seis participantes que se aventurariam na passarinhada - dois deles pela primeira vez em uma saída organizada pelo Grupo Ave Missões. Logo após um café colonial daqueles, saímos Matão adentro e já de cara topamos com a passarada que estava muito ativa no dia. Uns dos primeiros a aparecer foi o tiê-de-topete.

Foto: Ingrid Sessegolo.

Tiê-de-topete fotografado no Matão.

Em um dado momento da trilha topamos com um bando misto de pássaros de copas de árvores. O interessante é que estavam em uma área aberta, predominada por capoeiras e árvores baixas. Nessas arboretas, muitos destes pássaros procuravam seu alimento, nos dando boas oportunidades para vê-los e até algumas fotos fazermos.

Guaracava-cinzenta (Myiopagis caniceps) fotografada no Matão. Foto: Pedro Sessegolo.

Espécie de piolhinho-verdoso (Phillomyias virescens) fotografado no Matão.

Mais adiante na trilha repentinamente um vulto atravessou o chão do nosso caminho. Era um inambuguaçu! Havíamos adentrado o território deles. Cantavam forte, mas avistá-los não é fácil e a única memória fotográfica foi a daquele primeiro momento.

Inambuguaçu (Crypturellus obsoletus) fotografado no Matão.

Perto do meio-dia voltamos para a Tenda, onde nos esperava uma feijoada bem ao estilo campeiro. Curiosamente as gralhas-picaça também estavam por lá, se alimentando de farelos no comedouro que o Sr. Bones mantém no local.

Feijoada bem ao estilo campeiro preparada na Tenda do Matão. Foto: Ingrid Sessegolo.

Gralhas-picaça se alimentando no comedouro na Tenda do Matão em Campo Novo.

De barriga cheia resolvemos partir conhecer o outro lado do Matão, e tínhamos que atravessar a estrada para isso. Lá encontramos uma borboleta muito bonita que havia sido atropelada e fizemos algumas fotos dela numa rara oportunidade em que mostra a beleza quando de asas abertas.

Borboleta Eryphanis reevesii no Matão. Foto: Dante Meller.

Já do outro lado do Matão o tempo começou a abrir e aquele céu cinzento e a ameaça da chuva já não eram mais realidade em nosso dia. Topamos com uma enorme figueira ao lado do mato e sob sua imponente sombra aproveitamos para descansar um pouco. Mas como descanso de observador de aves dura só até uma aparecer, fomos despertados por um beija-flor-dourado que brilhava junto ao sol.

Grupo Ave Missões. Foto: Daniel Sessegolo.

Beija-flor-dourado (Hylocharis chrysura). Foto: Pedro Sessegolo.

Acabamos retornando para a Tenda do Matão, pois neste lado do mato não existem trilhas, o que limita nossas observações apenas à borda do mato. Foi uma oportunidade para observar alguns rapinantes, ainda mais pela hora pós meio-dia e o tempo ensolarado, mas nada de interessante além de um gavião-carijó apareceu.

Após tomarmos uma guarapá (caldo de cana) na Tenda, retornamos para as trilhas do Matão e novamente encontramos bandos mistos, onde um gritador comandava a passarada com seus altos "gritos".


Gritador (Sirystes sibilator) no Matão. Foto: Ingrid Sessegolo.

Mais adiante, enquanto algumas saíras-de-papo-preto nos chamavam a atenção, repentinamente algo diferente apareceu, era um bico-virado-carijó, o que resultou em lifer para a maioria dos observadores.

Saíra-de-papo-preto (Hemithraupis guira).

Bico-virado-carijó (Xenops rutilans). Foto: Pedro Sessegolo.

A passarinhada caminhava-se pro fim, com aproximadamente 60 espécies observadas. Além das mencionadas acima e de outras mais comuns, também destacaram-se registros do tiê-do-mato-grosso, beija-flor-de-topete, maitaca-bronzeada, tiriba-de-testa-vermelha, benedito-de-testa-amarela, tovaca-campainha, pica-pau-de-banda-branca, cabecinha-castanha, andorinhão-de-sobre-cinzento, tico-tico-da-taquara e figuinha-de-rabo-castanho. Duas espécies não foram confirmadas, mas uma foi ouvida logo na chegada, o bandeirinha, e outra vista de relance, o anambé-branco-de-bochecha-parda.

Mais um dia de observação de aves chegou ao fim, mas as sensações em meio à natureza perduram, e nos dizem o quanto vale a pena vivenciar dias de oásis em meio a desertos!

Foto: Ingrid Sessegolo.

-------------------------------------------------------------------------------
Veja também:

-------------------------------------------------------------------------------

8 comentários:

  1. Este lugar deve ser mesmo incrível , com essa diversidade...As Gralhas picaças estão lindas na foto !!!Parabéns ao grupo Aves Missões pelos registros !!!
    Lucas Nenes

    ResponderExcluir
  2. Bela descrição do passeio Dante. parabens. Pedro Sessegolo

    ResponderExcluir
  3. É... perdi essa né Dante? Bela postagem !!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal Dante. Parabéns. Saudade desse grupo.

    ResponderExcluir