Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Encontros na Fronteira Oeste


* por Márcia Koch & Adaltro C. Zorzan
PE do Espinilho. Foto: Márcia Koch.
Foi nada menos que um privilégio irmos a campo em Uruguaiana e no Parque Estadual do Espinilho, em Barra do Quaraí.

Dia 8 de julho, partindo de vários locais do RS, um pessoal animado e ansioso por passarinhar se encontrou em Uruguaiana.

Durante o dia, uma parada na Estância Tarumã, dos anfitriões Ricardo, Gina e Danielle Oliveira, que nos recepcionaram com um maravilhoso almoço, muito carinho e uns “lifers” de quebra.

Grupo reunido na Estância Tarumã. Foto: Márcia Koch.

O jacurutu (Bubo virginianus) deu um show! Pousado calmamente, enquanto nós, extasiados, fotografávamos e observávamos com muito cuidado. O arapaçu-platino (Drymornis bridgesii) também “compareceu”, nos encantando com tamanha beleza...

Jacurutu em Uruguaiana. Foto: Paulo B. Rodrigues.


Arapaçu-platino em Uruguaiana. Foto: Paulo B. Rodrigues.

À tarde ainda deu tempo de encontros com a gaivota-de-cabeça-cinza (Chroicocephalus cirrocephalus), o sabiá-gongá (Saltator coerulescens), capacetinho (Poospiza melanoleuca), colegial (Lessonia rufa), curriqueiro (Geositta cunicularia), joão-pobre (Serpophaga nigricans) e muitos outros.

Gaivotas-de-cabeça-cinza. Foto: Paulo B. Rodrigues.


Colegial. Foto: Paulo B. Rodrigues.


Sabiá-gongá. Foto: Paulo B. Rodrigues.

Sábado era dia de Parque Estadual do Espinilho, em Barra do Quaraí. Mas também era dia de muita chuva... Com os planos um pouco atrasados, partimos sem desanimar, jamais!!!

Grupo reunido em Uruguaiana. Foto: Márcia Koch.

Munidos de botas de borracha, capas e muita disposição, registramos trinta-réis-grande (Phaetusa simplex), mergulhão-de-orelha-branca (Rollandia rolland), frango-d’água-carijó (Gallinula melanops), bico-duro (Saltator aurantiirostris), coperete (Pseudoseisura lophotes), corredor-crestudo (Coryphistera alaudina), lenheiro (Asthenes baeri), pica-pau-chorão (Veniliornis mixtus) e alegrinho-trinador (Serpophaga griseicapilla).

Mergulhão-de-orelha-branca. Foto: Paulo B.Rodrigues.

Corredor-crestudo. Foto: Carlos Neimar Kuhn.



Coperete. Foto: Carlos Neimar Kuhn.

Pica-pau-chorão. Foto: Pedro Sessegolo.

Alegrinho-trinador. Foto: Danielle B. de Oliveira.

À tarde, uma fugida ao Uruguai, no Parque Rincón de Franquía, à beira do encontro dos Rios Quaraí e Uruguai, em frente à Ilha Brasileira... um lugar muito especial. Graças ao amigo e guia Ricardo pudemos registrar o pica-pau-anão-barrado (Picumnus cirratus).

Encontro dos rios Quaraí e Uruguai. Foto: Paulo B. Rodrigues.

Pica-pau-anão-barrado. Foto: Paulo B. Rodrigues.


O domingo nos reservava um belo amanhecer, neblina no horizonte e os banhados cheios de luz e movimento. Só quem se depara com uma águia-chilena (Geranoaetus melanoleucus) ao nascer-do-sol, parada e se deixando observar/fotografar com a calma de quem é dona da situação, sabe da alegria e da gratidão que um observador de aves é capaz de sentir.

Águia-chilena. Foto: Adaltro C. Zorzan.


Grupo observando aves em ambientes alagados à beira da estrada. Foto: Paulo B. Rodrigues.

Graveteiro (Phacellodomus ruber), viuvinha-de-óculos (Hymenops perspicillatus), uí-pi (Synallaxis albescens) e sanhaço-de-fogo (Piranga flava) foram alguns presentes do caminho...

Uí-pi. Foto: Pedro Sessegolo.

Sanhaçu-de-fogo fêmea. Foto: Adaltro C. Zorzan.
A caminhada pelo Parque do Espinilho, com sol, rendeu o tão sonhado encontro com o endêmico cardeal-amarelo (Gubernatrix cristata). Na verdade, com um casal, calmos e indiferentes aos observadores, por sua vez excitados e felizes...

Casal de cardeal-amarelo. Foto: Adaltro C. Zorzan.


Grupo fotografando os cardeais. Foto: Márcia Koch.

Ainda nesta manhã registramos o rabudinho (Leptasthenura platensis), o tio-tio-pequeno (Phacellodomus sibilatrix), a iraúna-de-bico-branco (Procacicus solitarius) e, pra finalizar, um grande encontro com o gavião-cinza (Circus cinereus).

Iraúna-de-bico-branco. Foto: Carlos Neimar Kuhn.


Rabudinho. Foto: Paulo B. Rodrigues.


Gavião-cinza macho. Foto: Pedro Sessegolo.

O PE do Espinilho é um local muito especial, formado por um ecossistema que não tem ocorrência em nenhuma outra área do país. Uma vegetação única, composta por espinilhos, algarrobos, inhanduvás, quebrachos-brancos, entre outros, que merece todo cuidado e atenção. Somos um pouco responsáveis pelos locais que visitamos, pois conhecer, preservar e defender deve ser sempre nosso objetivo também!

PE do Espinilho. Foto: Adaltro C. Zorzan.

Por fim, fica a esperança de que todas essas aves continuem a coexistir com os seres humanos, sendo elas presentes a todos que quiserem e se dispuserem a vê-las sem feri-las.

Grupo reunido no PE do Espinilho. Foto: Pedro Sessegolo.

Partcipantes:

Ricardo, Gina, Danielle, Gabriel – Uruguaiana
Paulo, Márcia, Adaltro, Alfieri, Dante, Ataiz – Santo Ângelo
Pedro, Ingrid, Fernando – Cruz Alta
Carlos – Bom Principio
Tatiana – Santa Maria
Caio, Raphael, Mariana - Pelotas

---------------------------------------------------------------------------------
Veja também

---------------------------------------------------------------------------------

7 comentários:

  1. Saída sensacional, excelente acolhida e ótima parceria!!!

    ResponderExcluir
  2. Foi um prazer conhecer vocês, pena que não tive oportunidade de conversar muito com todos. Mas percebi que são pessoas excepcionais. Estou só pela próxima!! Abração

    http://avesdosul.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Essa saída vai ficar marcada pelo encontro com aves sensacionais em um lugar que é único! Fico feliz de ter participado! Um abraço e todos os amigos passarinheiros!!

    ResponderExcluir
  4. Ricardo O. de Oliveira14 de julho de 2016 às 18:25

    Parabéns Marcia, ficou muito bonita a postagem. A primeira foto é sem duvida a mais bonita kkkkkkk. Foi muito bom receber os amigos aqui na Fronteira Oeste, sintam-se sempre em casa e venham sempre que puderem, para trazer alegria, amizade... Grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  5. Sensacional mesmo. Parabéns pelos registros.

    ResponderExcluir
  6. Grandes registros , parabéns ao grupo ! Lindo lugar !!!
    Ass.:Lucas N de Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  7. Só tenho um leve sentimento de inveja por não poder ter participado dessa jornada!!! Quero deixar um grande abraço a todos esses amigos passarinheiros....
    Claudio José Furini

    ResponderExcluir