Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Visitante incomum: Falcão-peregrino

     Nos últimos dias tenho tido a grata sensação de avistar falcões-peregrinos no centro de Santo Ângelo/RS. Geralmente as aves - um macho e uma fêmea - são observadas na torre principal da cidade.
     A ave de rapina é notável pelo seu porte robusto e mais ainda pelo seu vôo extremamente ágil e elegante. Reza a lenda que em mergulho o falcão-peregrino (Falco peregrinus - foto em cima à direita) atinge cerca de 300 km/h. O que o faz um perfeito caçador de aves abundantes nas cidades, como pombos, por exemplo.
     De fato, a abundância de alimento, além do hábitat propício, com certeza é um dos motivos pelos quais o peregrino tem sido visto por aqui. O falcão-peregrino é visitante de verão no Brasil, já que se reproduz na América do Norte e migra para o continente Sul no inverno boreal (primavera/verão para nós). A ave, apesar de ser distribuída ao longo do globo terrestre,  no entanto, é escassa, sendo este, possivelmente, o primeiro registro de falcão-peregrino para a região das Missões.
     Falcões não devem ser confundidos com outras aves de rapina comuns em cidades, como o gavião-carijó (Rupornis magnirostris - foto à esquerda), por exemplo.
     Note que o primeiro tem as asas pontudas, o que torna seu vôo mais rápido e ágil; enquanto o segundo possui asas arredondadas nas pontas, fazendo deste um ótimo planador, mas com vôo mais lento e pesado, característico de gaviões.
     No verão de 2008/2009 pude observar o comportamento agressivo do falcão-peregrino em relação ao gavião-carijó, quando este foi expulso pelo primeiro, após ficar alguns minutos empoleirado na torre telefônica utilizada pelo falcão.
      Apesar de serem aves avistadas muito ocasionalmente, as rapineiras facilmente cativam a atenção de seus observadores. Por aqui, o falcão-peregrino já chamou a atenção de alguns olhares para as alturas, e, mais que isso, às alturas tem elevado a busca de algumas pessoas...

Literatura consultada: Aves (Silvestres) do Rio Grande do Sul de William Belton (1986 e 1994) e Raptors of the World de Ferguson-lees & Christie (2005).

Obs. A raça ou subespécie de falcão peregrino aqui observado é provavelmente Tundrius
A foto do gavião-carijó mostra um indivíduo juvenil, com plumagem ainda imatura.

5 comentários:

  1. a foto mostra um artista e um apaixonado pela natureza,atras das lentes.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Leila, a natureza sempre tem algo de interessante a nos mostrar...

    ResponderExcluir
  3. Grande Dante, venho lhe parabenizar pelo excelente trabalho, que mostra o comprometimento de um biólogo com o saber científico e com a conservação e estudo das aves da nossa região.
    Julio Ricardo Bastos.

    ResponderExcluir
  4. Como baixar canto do falcâo peregrino para eliminar morcegos e pombo. Muito obrigado Macedo.

    ResponderExcluir