Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

terça-feira, 4 de maio de 2010

Projeto Aves Missões - Curso de Observação de Aves

Em meio a diversas instruções e observações de campo, realizou-se nos dias 29, 30 de abril, 01 e 02 de maio, através do Instituto Estrela Radiante, Projeto Aves Missões e URI, o primeiro curso de observação de aves no município de Santo Ângelo. O curso contou com a presença de 15 participantes, sendo que, o naturalista e guia de ecoturismo internacional Marc Egger foi o instrutor das atividades. Também auxiliaram no desenvolvimento do curso e nas palestras o biólogo William Mendes e a observadora de aves Patrícia Silva.

Figura 1: Grupo de observadores de aves no município de Santo Ângelo, RS. Foto: Luana Almeida

As saídas de campo ocorreram em áreas pré-selecionadas que, supostamente, teriam relativa diversidade de aves. Alguns dos locais visitados para a observação foram: Cemitério Parque Jardim da Paz, Rancho LM, Eco Esporte e Seminário Sagrada Família. Diversas aves foram registradas pela primeira vez na região, e a lista total de aves observadas foi de 95 espécies. Entre estas, destacou-se a presença do veste-amarela (Xanthopsar flavus), uma ave típica do Rio Grande do Sul, ameaçada de extinção mundialmente. Outra ave que, com seu colorido marcante, encantou os observadores foi o surucuá-variado (Trogon surrucura) (Figura 2).

Figura 2: Surucuá-variado, umas das mais belas aves observadas na região das Missões. Foto: Dante Meller

Os resultados do curso contribuíram não apenas para o conhecimento das espécies de aves que ocorrem no município de Santo Ângelo, mas também para alertar a população sobre a urgente importância da conservação das matas, banhados e campos remanescentes na região. Desta forma, a capital das Missões pode apresentar, além de suas históricas atrações turísticas, uma nova vertente de interesse aos seus visitantes: o Ecoturismo!

Texto publicado no Jornal das Missões, Santo Ângelo, em 8/05/10, versão impressa.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho e pelo blog!
    Que Deus te abençoe sempre!
    E que, cada vez mais, mais pessoas se interessem pelas maravilhas da natureza, a fim de que descubram o amor de Deus e então se engajem pela preservação dessa dádiva tão cheia de belezas: o verde que nos cerca, com cada ser e especialidade que o compõe! Obrigada por nos mostrar tantas maravilhas como guia!

    ResponderExcluir
  2. De nada. Meu trabalho é só apontar. A beleza está nos olhos de quem vê. Bjo

    ResponderExcluir