Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

domingo, 3 de outubro de 2010

Conservação de Aves em Santo Ângelo

Palestra apresentada no Workshop.
     Quero falar aqui um pouco sobre o que foi apresentado em palestra sobre o Projeto Ave Missões no 1° Workshop de Responsabilidade Socioambiental promovido pela Unimed/Missões (foto à direita).
     O projeto já consta com uma Lista de cerca de 200 espécies de aves registradas para o município de Santo Ângelo, sendo algumas delas ameaçadas de extinção, como o veste-amarela e o coró-coró.
     A partir de nossas visitas para observação de aves, identificamos duas áreas que possuem interesse especial em conservação da biodiversidade em nosso município: As matas ciliares do Rio Ijuí, nas proximidades da Fenamilho; e as do arroio Itaquarinchim, no distrito do Sossego.
     Sabendo que a causa principal de extinção de espécies é a perda de hábitat e que enquanto desprezarmos essa realidade maior ficarão nossas listas de espécies ameaçadas de extinção, torna-se relevante a conservação de algumas áreas com riqueza em diversidade de espécies, como as citadas acima.
Curió, ave "Em perigo" de extinção no RS.
     Sendo a destruição de áreas naturais a principal ameaça, no entanto, existem outras que afetam um número mais seleto de espécies, sendo o curió (Sporophila angolensis) uma destas, por exemplo. Este possui um canto muito agradável, sendo, por isso, o pássaro canoro (com habilidade de canto) mais cobiçado, atualmente, por passarinheiros no Brasil. E esta é a principal causa do declínio de suas populações na região sul e sudeste do país: a superexploração.
     Apesar do curió ter sido registrado recentemente em nosso município, no mesmo dia em que esta palestra foi realizada (foto à esquerda), convém não informar onde, devido à conservação da espécie. Este registro, por sinal, parecia-me muito improvável em Santo Ângelo, já que muito foi desmatado/explorado por aqui. Talvez, seja para lembrar-nos que o improvável, muitas vezes, é possível e, sendo possível, devemos buscá-lo. Desta forma, também deveríamos buscar que esta e outras espécies tivessem asseguradas áreas onde pudessem perpetuar suas espécies, assim como nós desejamos, em segurança, perpetuar a nossa.

Fotos: Luana Almeida e Dante Meller

Nenhum comentário:

Postar um comentário