Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

domingo, 11 de julho de 2010

Novos registros em Santo Ângelo

     Recentemente, em saída com o grupo Aves Missões, pudemos registrar novas espécies para a região de Santo Ângelo. Foram visitados dois locais bastante próximos um ao outro: o Sítio Água Doce e o Rancho LM.

Galinhola (Gallinula chloropus) e nutres em banhado no Sítio Água Doce.
     Dentre as tantas aves observadas houveram alguns registros inéditos para o município, como o do coró-coró (Mesembrinibis cayennensis) e gaturamo-rei (Euphonia cyanocephala). Outras espécies mais comuns também chamaram a atenção dos observadores, como a choquinha-lisa (Dysithamnus mentalis), que parece estar associada a florestas em estado avançado de regeneração, e o anu-preto (Crotophaga ani).
  
Anu-preto fotografado no Sítio Água Doce.
     Ressalta-se aqui, principalmente, a importância dos registros inéditos e significativos citados acima, pois indicam que a área, à beira do rio Ijuí, ainda permanece relativamente conservada, já que aquelas aves necessitam de florestas algo "saudáveis" para sobreviver. Além do mais, o coró-coró é uma espécie rara e em perigo de extinção no Rio Grande do Sul, o que reafirma a importância de preservação dos locais visitados.

Fotos: Dante Meller 
Publicado no jornal A Tribuna Regional, Santo Ângelo, em 15/07/10, versão impressa.

4 comentários:

  1. Felizmente fez um lindo dia para que o Grupo de Observadores de Aves de Santo Ângelo pudesse, mais uma vez, nos brindar com belas novidades! Novidades estas que nos alegram muito, pois o ambiente é patrimônio comum da humanidade! O registro de espécies que precisam de áreas conservadas é um bom presságio! Que desperta em nosso âmago a vontade de abraçar verdadeiramente a causa do meio ambiente e que nos faz sonhar com um futuro verde, não em "degradê", pois precisamos dar um BASTA à degradação, mas um verde tão vivo quando toda a exuberância que abriga inúmeras espécies que completam o colorido!
    Parabéns pelo trabalho! E que a educação ambiental renda bons frutos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!
    Fico feliz em partilhar as maravilhas encontradas pelas lentes do Dante.Preservar é a melhor herança.
    Longa vida para a idéia.

    ResponderExcluir
  3. Realmente descobertas de alto valor para a região e para a humanidade.

    "Só uma visão sistêmica, unitária e sinfônica poderá nos aproximar de uma compreensão do que é nosso maravilhoso planeta vivo."
    José Lutzenberger

    ResponderExcluir