Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Avifauna de Garruchos

      Localizado no extremo noroeste do Rio Grande do Sul, o município de Garruchos é uma importante área para conservação de aves ameaçadas em território gaúcho. No livro vermelho do RS são citadas 14 espécies com registros nessa localidade. Entre estas figuram o acauã Herpetotheres cachinans e o estalador Corythopis delalandi  (foto 1).

Foto 1. Estalador fotografado no Parque do Turvo.

     Garruchos ainda preserva uma grande parte de seus campos e matas nativas, o que permite que espécies raras ainda encontrem refúgio para sobreviver (foto 2). 

Foto 2. Paisagem típica do pampa: gado, campos nativos e um chimango pousado na cerca.

     Belton (1994) cita a ocorrência do gavião-bombachinha-grande Accipiter bicolor e do surucuá-de-barriga-amarela Trogon rufus para a região, este último muito bonito e raro no Estado (foto 3).

Foto 3. Surucuá-de-barriga-amarela fotografado no Parque do Turvo.

     Atualmente o Projeto Ave Missões estuda a possibilidade de realizar estudos na área e desenvolver atividades relacionadas à educação ambiental, já que é prevista a construção da Usina Hidrelétrica Garabi no Rio Uruguai. O barramento do rio alagará um grande trecho de matas ciliares, muitas destas onde Belton (1994) realizou seus estudos. Além do mais, há muitos anos a área não é visitada por pesquisadores, o que ressalta a importância de dados atuais sobre a avifauna do município.
     Em rápida visita a área, não deixamos de notar áreas ideais para unidades de conservação, com trechos preservados de transição de campos e matas (foto 4).

Foto 4. Campos nativos com matas ao fundo.
     Ressalta-se aqui a importância da existência de um Parque na região das Missões (que não possui nenhum!), tanto para conservação, como para visitas a estudo e lazer. Falo isto pelo fato de haver interesse por parte de educadores e observadores de aves em visitar parques na região, e o que sempre indico é o Parque Estadual do Turvo, que seria o mais próximo, apesar de não estar inserido na região missioneira. A criação de um parque seria uma maneira da região missioneira crescer em pesquisas, educação ambiental e ecoturismo. 

Fotos: Dante Meller

Um comentário:

  1. Mais alguns dias de trabalho de campo por mês então... rsss
    Que tenham bons resultados para compensar a saudade!
    Parabéns pelos trabalhos!
    beijo

    ResponderExcluir