Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

quarta-feira, 2 de maio de 2012

As aves quando voam deixam saudade...


     Homenagem ao amigo Jeferson Spohr Haas

     “Sou apaixonado pela natureza e suas belezas!” Assim diz o amigo Jeff no seu perfil do wikiaves

     De fato, essa paixão o levou a fotografar várias espécies ao longo da região das missões e, mais recentemente, integrar o grupo Ave Missões. Quis o destino que antes de uma saída a campo, em São Miguel das Missões, ele alçasse um voo mais alto, além de nossa compreensão. Certamente nosso grupo terá menos riqueza daqui pra frente, mas levaremos sempre sua lembrança como uma fonte de inspiração em nossos corações. Amar e proteger a natureza, é a forte mensagem que ele deixou aos mais próximos, sua família.

     Abaixo, compartilhamos alguns registros e fotos muito interessantes que Jeferson fez em Roque Gonzales, cidade onde morava, e também em São Luiz Gonzaga. Registros que certamente contribuirão para a ciência da ornitologia no Rio Grande do Sul!!!

Talha-mar (Rynchops niger) em Roque Gonzales. Foto: Jeferson Spohr.


Sebinho-de-olho-de-ouro (Hemitriccus margaritaceiventer) em Roque Gonzales. Foto: Jeferson Spohr.


Araçari-castanho (Pteroglossus castanotis) em Roque Gonzales. Foto: Jeferson Spohr.

Frango-d'água-carijó (Gallinula melanops) em Roque Gonzales. Foto: Jeferson Spohr.

Maçarico-pintado (Actitis macularius) em Roque Gonzales. Foto: Jeferson Spohr.

Sanã-parda (Laterallus melanophaius) em Roque Gonzales. Foto: Jeferson Spohr.

Trinta-réis-grande (Phaetusa simplex) e andorinha-do-rio (Tachycineta albiventer) em Roque Gonzales.
Foto: Jeferson Spohr.

Urubu-de-cabeça-amarela (Cathartes burrovianus) em São Luiz Gonzaga. Foto: Jeferson Spohr.

Socó-boi (Trigrisoma lineatum) em São Luiz Gonzaga. Foto: Jeferson Spohr.


     Existem diversos outros registros divulgados no site do wikiaves pelo Jeferson, além dos expostos acima, citamos ainda o do caneleiro-de-chapéu-preto e do frango-d'água-azul, ambos também em Roque Gonzales.

     Gostaríamos também de falar um pouco desta saída a campo em São Miguel das Missões. Acabamos por ir na fazenda matão, um trecho de mato e campos à beira do rio Piratini, lugar muito interessante, que merece uma nova visita.

     Muitos de nós estavam sem ânimo para a observação, e foi mais uma terapia em memória àquilo que mais fazia nosso amigo feliz: curtir a natureza!

     Recebemos também a visita do amigo Charles Boufleur, vindo de Cruz Alta especialmente para participar da atividade. Charles, que nunca tinha participado de uma observação em grupo, gostou bastante da prática, e também nos trouxe algum ânimo ao longo do dia.

João-bobo (Nystalus chacuru). Foto: Charles Boufleur.

Trepador-quiete (Syndactila rufosuperciliata). Foto: Charles Boufleur.

Maria-preta-de-bico-azulado (Knipolegus cyanirostris). Foto: Charles Boufleur.

     Agradecemos, por fim, a Deus por existirem pessoas que, como o Jeferson, amam e defendem a vida! MUITO OBRIGADO por participar do Ave Missões!!! Que Deus o tenha em paz, junto do amigo São Francisco de Assis. Um forte abraço do grupo Ave Missões.

5 comentários:

  1. Foi uma saída que não teve a mesma alegria como as demais... Mas, mesmo com o coração apertado, decidimos apreciar a natureza, afinal, era o que o nosso amigo gostava de fazer: contemplar a beleza de nossas aves! Fica a saudade e a esperança de que ele está junto de Deus, e que um dia nos reencontraremos, e não apenas observaremos nossas aves, mas com elas viveremos na liberdade da vida eterna, também em companhia de nosso irmão de Assis!

    ResponderExcluir
  2. Dante, vendo esta foto do João-bobo lembrei que até aquela saída que fizemos em São Paulo das Missões o Jeferson não tinha registro da espécie, e pelo que vi no wikiaves, ele não chegou a conseguir. Que pena, chegou bem perto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Paulo! Na verdade o único joão-bobo que vimos foi aquele atropelado na estrada... Abraço!

      Excluir
  3. Bela homenagem ao amigo Jeferson...
    Pra mim foi um momento surreal, conhecer novos amigos e participar pela primeira vez do grupo, contudo, recebermos a triste notícia.
    "Fotografar aves é se aproximar de Deus."

    ResponderExcluir
  4. Bela homenagem ao Jeferson. Eu e o Miguel conversamos bastante com o Jeferson durante a saída de Páscoa e ele era uma pessoa muito querida e especial.Que Deus o tenha em paz!

    ResponderExcluir