Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Um dia no Santuário do Caaró com o grupo Ave Missões

Alma-de-gato. Foto: D. Meller.
O Santuário do Caaró, em Caibaté, foi o local escolhido para a saída de observação de aves de junho do grupo Ave Missões. 

Foi um dia e tanto... tivemos a presença de oito participantes e cerca de 60 espécies de aves observadas ao longo do dia, algumas pouco vistas em nossa região, ou restritas a áreas de floresta mais preservada.

Pica-pau-de-banda-branca (Dryocopus lineatus) no Caaró. Foto: D. Meller.

O Caaró é considerado um dos locais mais sagrados da região das Missões. Neste local, em meados de 1600, nas primeiras reduções jesuíticas, foram martirizados os três Santos Missioneiros: Padres Roque, Afonso e João.

Santos Mártires Missioneiros

A estrutura de visitação é bem simples, mas muito hospitaleira, não faltando nada do que realmente importa. Na hora do almoço ainda nos divertimos numa cancha de bocha. Por falar nisso, os únicos tiros permitidos na área são os dados nesse jogo, já que a caça é severamente proibida pelos moradores que cuidam do santuário. Essa atitude, além de nos alegrar muito, reflete-se na tranquilidade com que aves cinegéticas (de caça), como os jacus, passeiam pelo local.

Jacuaçu (Penelope obscura) ciscando tranquilamente junto de algumas galinhas no Caaró. Foto: D. Meller.

Quando adentramos as trilhas do fragmento de mata, apesar de não muito grande, impressiona sua qualidade. São diversas as árvores de grande porte, e numa delas, frutificando, os sabiás faziam um banquete. O sub-bosque é também preservado, e espécie típicas como a tovaca-campainha e o chupa-dente ocorrem na área.

Chupa-dente (Conopophaga lineata) na mata do Caaró. Foto: D. Meller.


Neste fragmento observamos em números expressivos a choquinha-lisa e também outras espécies igualmente pouco comuns ou ainda não encontradas em nossas observações em Santo Ângelo, como a guaracava-cinzenta. 

Guaracava-cinzenta (Myiopagis caniceps) observada com relativa frequência no Caaró. Foto: D. Meller.

Em muitos trechos do fragmento predomina a taquara-brava (Guadua trinii), e num destes locais encontramos um pequenino pica-pau, que em resposta ao playback tamborilava bravamente!

Pica-pau-anão-de-coleira (Picumnus temmincki) no Caaró. Foto: D. Meller.

Quem visita o Caaró se impressiona com um tipo de bambu que tem lá. Encontramos uma touceira na trilha da fonte e outra no meio do mato. Ao que tudo indica se trata de uma espécie nativa de taquaruçu (Guadua sp.),  que impressiona pela espessura e altura, podendo chegar até a copa das árvores.

Grupo Ave Missões no Caaró, Caibaté. Foto Luana Almeida.

Sempre falam da cereja do bolo, e neste dia a nossa foi um pequeno pássaro de dossel (copa), a saíra-de-chapéu-preto. É uma espécie pouco comum no RS, sendo a região noroeste onde é mais encontrada. Depois de andarmos pelo meio do mato, em trilhas de difícil circulação, com árvores caídas, passamos por uma lavoura e na borda do mato nos deparamos, pela segunda vez do dia, com a espécie. Em ambas ocasiões estava em bando misto, junto com a saíra-de-papo-preto e outras espécies com hábitos de se agruparem neste tipo de bando, como a mariquita e a guaracava-cinzenta.

Macho da saíra-de-chapéu-preto (Nemosia pileata) no Caaró. Foto: D. Meller.

Gostaria de participar das saídas a campo com o grupo Ave Missões? Deixe-nos seu contato!

---------------------------------------------------------------------------------
Veja também:

Grupo Ave Missões na Granja do Sossego
---------------------------------------------------------------------------------

9 comentários:

  1. Excelentes registros Dante.
    Esta saíra é pouco comum no estado.
    Estive neste local há alguns anos em viagem estudantil quando partimos de Santiago a São Miguel.
    É um lugar muito bonito. Lembro de uma gruta e da terra com algum tipo de metal misturado que brilhava ao sol.
    Abraço,
    j-marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, j-marcelo! É um lugar bonito mesmo... vale a pena a visita, e pra aves aconselho!
      Abraço!

      Excluir
  2. Foi um domingo especial! Como é bom poder contemplar a natureza... Parece nos reconectar com o nosso coração, com a nossa essência!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Lu. Acho que esse lugar vai além de contemplar a natureza, tem uma atmosfera sagrada, com pessoas especiais e de bom coração que o frequentam...

      Excluir
    2. Excelente Dante/Luana ... ... e além disso tudo a márcia contabilizou 53 espécies !!

      Excluir
  3. Que legal, lindo lugar e espécies incomuns. Parabéns a todos do grupo. Espero logo conseguir acompanha-los numa dessas. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Que legal! Parabéns a todos do grupo ave missões! Belos achados! E pelo visto estava bem frio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Miguel!!! Tava frio sim, mas um dia muito bonito, com sol e sem vento... perfeito pra ver aves no inverno. Um grande abraço!

      Excluir