Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Encontro de Passarinheiros no Turvo 2014

* por Dante Andres Meller
Pelo quarto ano consecutivo o 20 de setembro traz ao Parque Estadual do Turvo pessoas interessadas em aves e natureza.

Tivemos gaúchos vindos de várias querências, desde a longínqua Uruguaiana, passando pela Capital das Missões, a Cândido Godói, Panambi, Cruz Alta, Passo Fundo, Carazinho, Palmeira das Missões, Tenente Portela até, enfim, Derrubadas. Além disso, tivemos também a presença de americanos no grupo...

O objetivo da visita eram as aves, mas para muitos talvez essa seja apenas a desculpa para se afastar do que é urbano e adentrar o que é natural... essa desculpa acho que valeu a pena!

Mesmo antes do grupo de observadores chegar eu já andava animado procurando qualquer suspiro de vida que trouxesse brilho à minha lente. E algumas coisas interessantes vinham sendo avistadas, como esta linda jaguatirica, que descia calmamente a estrada em direção à Lagoa das Marrecas. Depois que o pessoal chegou, a floresta parece que resolveu "se fazer" um pouco... mas o Turvo sempre se revela a quem procura, e quem procura acha...

Vivendo o dia-a-dia do Parque Estadual do Turvo uma visão diferente sobre o parque nos é imposta. É um tipo de respeito ao tempo que a floresta e os animais têm em se mostrar. Existem dias bons, dias muito bons e dias fantásticos! Longe desse pago florestal, a coisa tem um funcionamento diferente, o tal do imediatismo! No mato, porém, tudo funciona a seu próprio tempo, e nossos caprichos não são atendidos conforme queremos. É preciso ir "tateando" o que a floresta vai oferecendo, e se não vemos nada, ao menos ouvimos; e se nem isso, ao menos respiramos um ar puro... enfim, sempre saímos ganhando!

Algumas espécies são um verdadeiro desafio e uma foto não é tarefa fácil. Esse pica-pau-de-cara-canela (Dryocopus galeatus) é uma das espécies mais desejadas a se encontrar no Turvo, dado sua raridade e grau de ameaça de extinção. Nessa expedição a foto ficou por conta de apenas um observador. Foto: Pedro Sessegolo.

As matas do Turvo parecem ter um "quê" estranho nessa desavença das espécies não se mostrarem, e não estou sendo bairrista, porque enquanto outras matas se abrem mais facilmente, o Turvo resiste bravamente às pressões que vêm do lado de fora. Parece que para ter se guardado íntegro no bochincho que devastou as florestas do noroeste gaúcho, o Turvo aprendeu a resistir e as espécies a sumirem quando o perigo se aproxima. Como observadores de aves não oferecem perigo, depois de brevemente testados, a floresta aos poucos vai ganhando confiança e começando a se revelar...

Exemplo da importância que as matas do Turvo têm são os encontros com a jacutinga (Aburria jacutinga), que está entre as aves que mais sofreram com a devastação da Mata Atlântica. Desta vez os sortudos foram os "Paulos", os únicos que clicaram a espécie no fim de semana. Foto: Paulo Bertagnolli.

Saber que observadores de aves saem satisfeitos das experiências tidas no Turvo é por demais gratificante! Apesar de hoje em dia não ser fácil agradar as pessoas, especialmente com atividades de caráter contemplativo, como a observação de aves, a experiência revela que os resultados de satisfação pessoal atingidos são infalíveis. Isso demonstra quanto nossa relação com a natureza é íntima e revela a necessidade da preservação ambiental, a fim de garantir nosso próprio bem-estar. Claro que para ajudar temperamos a atividade contemplativa com os sabores da vida no interior, onde a culinária traz um ânimo extra depois de um longo dia de campo...

Como já é quase tradição, não poderia faltar uma janta no Balneário Martens, em Derrubadas, por sinal, local que recomendamos muito aos visitantes do Parque Estadual do Turvo. Foto: Márcia Koch.

O que dizer do grupo de pessoas que estiveram por aqui, senão que já deixou saudade e que o parque se orgulha por tê-lo recebido?! Pessoas que vêm no Turvo procurar o que de mais belo há, a biodiversidade, já são por si só abençoados, creio eu. Somente de aves, contabilizamos cerca de 140 espécies, também com avistamentos de mamíferos, serpentes e outras belezas mais... Tudo num show de cores, formas, sons, comportamentos, hábitos, sensações, etc. Veja com seus próprios olhos:

Araçari-castanho (Pteroglossus castanotis). Foto: Pedro Sessegolo.

Juruva (Baryphthengus ruficapillus). Foto: Charles Boufleur.

Caburé (Glaucidium brasilianum). Foto: Ingrid Sessegolo.

Cuiú-cuiú (Pionopsitta pileata) na estrada do Porto García. Foto: Pedro Sessegolo.

Estalador (Corythopis delalandi). Foto: Cláudio Furini.

Murucututu-de-barriga-amarela (Pulsatrix koeniswaldiana) nos arredores do Centro de Visitantes. Foto: Ricardo O. de Oliveira.

Pavó (Pyroderus scutattus). Foto: Pedro Sessegolo.

Pichororé (Synalaxis frontalis) na trilha das onças. Foto: Paulo B. Rodrigues.

Urubu-rei (Sarcoramphus papa) sobrevoando o campestre. Foto: Charles Boufleur.

Arapaçu-grande-de-garganta-branca (Xiphocolaptes albicollis) na estrada do Salto. Foto: D. Meller.

Flautim (Schifornis virecens) na estrada do Porto García. Foto: D. Meller.

Mico-prego se alimentando de pitangas na estrada do Porto García. Foto: D. Meller.

Tomodon dorsatus ou Thamnodynastes strigatus (?). Foto: Charles Boufleur.

Passar o 20 de setembro no Turvo nos faz vibrar por um forte apelo: a preservação do gaúcho está diretamente ligada à preservação da natureza do Rio Grande. Certamente, é do contato com as matas, campos, rios, plantas e animais que o gaúcho se tornou um homem de valores. Não é preciso desmatar para o gaúcho aparecer, pois mesmo dentro da floresta mais fechada do Rio Grande, por pequeno que pareça ser, o campo está presente!

Grupo Ave Missões e demais observadores de aves em formação campestre dentro do Parque Estadual do Turvo. Foto: D. Meller.

Obrigado a todos os participantes... desculpem-nos qualquer coisa... e se Deus quiser em 2015 tem mais Turvo pra todos. Um forte abraço!

---------------------------------------------------------------------------------
Veja também:

Grupo Ave Missões e demais convidados no Turvo 2013
Três dias no Turvo, um na Guarita... várias aves!
Encontro de COAs no Turvo
---------------------------------------------------------------------------------

4 comentários:

  1. Tomodon dorsatus a serpente

    ResponderExcluir
  2. Parabéns !!!Belas fotos ,incrível registro da Jaguatirica e da serpente !Gostei muito das lindas aves aqui mostradas e desse bom texto . Ass:Lucas N

    ResponderExcluir
  3. Grande Dante, mais uma postagem com beleza e sensibilidade... .. e contando um pouco mais da história do nosso, agora internacional, Grupo AveMissões ! rss...

    ResponderExcluir
  4. O Parque do Turvo é realmente sensacional, não vejo a hora de fazer uma visita, quem sabe em janeiro....

    ResponderExcluir