Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Finalmente o tucano... e junto veio mais...

     Ontem recebemos uma notícia que nos alegrou muito: a de que foram avistados e fotografados tucanos aqui em Santo Ângelo. Hoje recebemos a fotografia de Deise Milke e fomos na propriedade de seu pai, Eloi, a fim de vermos a espécie, que é sempre um símbolo de beleza.

Tucano-de-bico-verde fotografado no Distrito do Sossego em Santo Ângelo. Foto: Deise Milke.

     Como de costume o que esperávamos não aconteceu, os tucanos-de-bico-verde Ramphastos dicolorus não estavam nas amoreiras, nem nos abacateiros, nem nos mamoeiros e nem nas uvas-do-japão... Frustração? Que nada! De repente avistamos uma ave até então desconhecida para o município e ameaçada de extinção no Estado, a qual não escapou das lentes do fotógrafo Carlos Becker: a iraúna-grande Molothrus oryzivorus. 

Iraúna-grande, com cardeal ao fundo. Foto: Carlos Becker.

     Esta é uma ave da família dos icterídios (vira-bosta, chopim-do-brejo, etc.) e costuma colocar seus ovos no ninho de espécies que nidificam em colônias, como o guaxe Cacicus haemorrhous, por exemplo (Bencke et al. 2003). Assim, não choca seus ovos, à semelhança do que faz o vira-bosta Molothrus bonariensis com o tico-tico Zonotrichia capensis. Aliás, o guaxe é uma espécie que aparentemente está aumentando sua distribuição pelo Rio Grande do Sul (Bencke 2010), e a iraúna, quem sabe, esteja acompanhando também este aumento de distribuição (obs. pess. DAM). Recentemente a espécie foi também fotografada em São Paulo das Missões pelo amigo Carlos N. Kuhn (fotografia disponível no wikiaves). Antes disso os registros conhecidos são todos do Parque Estadual do Turvo, da Terra Indígena da Guarita e dos arredores de Tenente Portela, no extremo Noroeste do Estado (Bencke et al. 2003).

Nenhum comentário:

Postar um comentário