Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Projeto Aves de Rapina do P. E. do Turvo

As aves de rapina - águias, gaviões, falcões, corujas e urubus – desempenham importante papel ecológico no meio ambiente. Elas ocupam o topo das cadeias alimentares e são responsáveis pelo controle de populações de outros animais, tais como: insetos, serpentes, roedores, etc. Quanto maior o número destas aves em uma determinada área, mais “saudável” ela está. Infelizmente, muitas destas acabam desaparecendo quando perturbações antrópicas ocorrem, especialmente, as de desmatamento. 

Gavião-pato Spizaetus melanoleucus, fotografado em área de borda do parque.

     No extremo noroeste do Rio Grande do Sul existe uma área bem representada por esse fascinante grupo: O Parque Estadual do Turvo, localizado no município de Derrubadas, fazendo divisa com a Argentina e o Estado de Santa Catarina. Nesta área tenho desenvolvido, há quase dois, pesquisas com as rapineiras e espécies criticamente ameaçadas de extinção em território gaúcho, como o gavião-pato Spizaetus melanoleucus e o gavião-de-penacho Spizaetus ornatus, já foram vistas e fotografadas no local.

Gavião-de-penacho Spizaetus ornatus com plumagem juvenil.

O Turvo também é conhecido por ser o último refúgio da onça-pintada no Estado, e possuir em seus limites uma das maiores quedas longitudinais do mundo: O Salto do Yucumã. Além disso, preserva mais de 17 mil hectares de floresta nativa do Alto Uruguai, o que faz da área referência para estudos de fauna e flora da região, por conservá-las quase que integralmente. Outra ave de rapina rara e do mesmo gênero das citadas acima, o gavião-pega-macaco Spizaetus tyrannus, apesar de já possuir registros no parque (Mähler 1996), ainda não foi observada neste projeto.

Silhueta de vôo típica do gavião-pega-macaco Spizaetus tyrannus.

O Parque do Turvo é um exemplo de conservação para a região das Missões, já que esta não possui nenhum parque para estudos e visitas, tanto de pesquisadores como de alunos, hoje em dia, tão sedentos de consciência ambiental.

Fotos: Dante Meller; 
O gavião-pega-macaco foi fotografado no Parque Nacional da Serra Geral, Cambará do Sul, RS.

---------------------------------------------------------------------------------
Veja também:

Encontrando rapinantes diurnos
---------------------------------------------------------------------------------

Um comentário:

  1. Muito boa a postagem!
    Dos 3 lindos gaviões eu já tive o privilégio de ver 2, felizmente!
    Falta apenas o gavião-pato! São aves realmente muito belas! De um porte incrível! Para emocionar qualquer um que permite-se contemplar a natureza!

    ResponderExcluir