Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Um belo lugar para observar aves...

     Há cerca de duas semanas, visitamos a USE São José em Cerro Largo. Além do grande lago, formado pelo barramento do Rio Ijuí, existem alguns fragmentos de mata nativa e ambientes com capoeiras à beira da água. Como seria de esperar, encontramos diversas aves aquáticas na área, algumas pouco comuns, mas muito bonitas, como a biguatinga Anhinga anhinga e a garça-moura Ardea cocoi.


Biguatinga fêmea fotografada no local.
Garça-moura fotografada no Parque do Turvo.
     Outra surpresa muito interessante foi encontrar logo à beira do lago um graveteiro (ou garrinha-do-buriti) Phacellodomus ruber trabalhando em um ninho. Na região, aparentemente, não é muito comum, mas é interessante procurar por ninhos de gravetos à beira de lagos em busca da ave, a qual é muito bonita.

Graveteiro em ninho à beira de um grande lago.
     Logo em seguida, ouvimos um azulão-verdadeiro Cyanoloxia brissonii cantando no alto de um eucalipto bem próximo. Foi a primeira vez que fotografei um azulão macho em liberdade; é uma ave muito bonita e seu é canto exuberante, o que seguido o torna vítima de engaiolamentos ilegais.

Azulão-verdadeiro macho cantando no alto de um eucalipto.
     Nossa expedição aguardava ainda uma última surpresa, da qual a bióloga e amiga Adelita Rauber fazia questão de nos mostrar. Eu, minha namorada e a amiga Márcia Koch estávamos ansiosos por esse encontro; tratava-se de um beija-flor bastante raro no Rio Grande do Sul, o rabo-branco-acanelado Phaethornis pretrei.


Rabo-branco-acanelado, um dos mais raros beija-flores do RS.
   
     Estes registros foram alegremente compartilhados pela bióloga Adelita Rauber, a qual, junto com sua irmã, realizam, há um bom tempo, um levantamento das aves de Cerro Largo. Depois de observar por um bom tempo as aves de Santo Ângelo, e sintetizá-las em um livro, o desejo do projeto Ave Missões, agora, é conhecer melhor a região. Creio que este tenha sido um dos primeiros passos...

Fotos: Dante Meller.

Nenhum comentário:

Postar um comentário