Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Viagem pelo Alto Uruguai

     Poucos dias atrás fiz uma viagem à Frederico Westphalen, acompanhando minha namorada que foi prestar provas para um concurso. Pra mim não foi nenhum sacrifício, pois gosto muito dessa região, a qual conserva alguns dos mais importantes fragmentos florestais do estado (Bencke et al. 2003). Foi também oportunidade de encontrar amigos, conhecer novas matas, visualizar animais e abrir horizontes com novas idéias. De cara, na frente do nosso hotel encontramos uma loja sugestiva, mas não seria desta vez...


     Na presença do grande amigo e biólogo/herpetólogo Marcelo Rocha fomos visitar a Rebio Moreno Fortes, uma área grande com Floresta Ombrófila Mista no município de Dois Irmãos das Missões.

Marcelo e eu na Rebio.

O papagaio-verdadeiro Amazona aestiva e a araucária são seus símbolos.

     Lá tive o prazer de fotografar uma linda ave ameaçada de extinção no RS: a juruva Baryphthengus ruficapillus.
Juruva presente na área.

     Conheci também algumas áreas em Frederico Westphalen, como a Faguense, por exemplo, onde além de vermos uma bela coruja-de-igreja Tyto alba, apreciamos duas lindas cachoeiras, que se não fosse o frio da região valeria o mergulho... Apesar da área não ser muito grande (33ha), lá já foi registrado o murucutu-de-barriga-amarela Pulsatrix koeniswaldiana (Bernardi et al. 2008). De quebra vi uma linda saíra-preciosa Tangara preciosa e um tucano-de-bico-verde Ramphastos dicolorus no campus da URI.

Tucano-de-bico-verde em área urbana de Frederico Westphalen.

     Na volta pras Missões não pude deixar de dar uma passadinha no Parque do Turvo, é claro! E que coisa curiosa! Não é que no intervalo de uma tarde, consegui um feito que em anos ainda não tinha: Fotografar um araçari-banana Pteroglossus bailloni. 

Araçari-banana no Parque do Turvo.

     Em seguida vimos um grupo de mico-prego, pra alegria de minha namorada e da amiga Janaína Schorr que estava de carona na aventura.

Mico-prego cruzando a estrada do Salto do Yucumã.

     Por fim mais uma curiosidade, avistamos um enorme tucanuçu Ramphastos toco na área de lazer do Salto do Yucumã. 

Tucanuçu na área de lazer do Salto do Yucumã.

     O Yucumã, porém, estava cheio e não se avistava, por causa das chuvas. Mas, como dizia a Lú, é coisa inconcebível que um dia ele possa estar cheio por causa de uma hidrelétrica, afundando não só parte da reserva mais importante do estado, mas também a maior fonte de turismo da região do Alto Uruguai. Deus queira que não! pois alguns homens querem que sim.

Eu, Lú e Jana curtindo um pouco a natureza da região do Alto Uruguai.

Fotos: Dante Meller.

Um comentário:

  1. Ficaram lindas as fotos...
    A vontade que dá é de se teletransportar pra lá agorinha!!! hehe
    Passeio foi muito bom! Adorei! Melhor cia!

    ResponderExcluir