Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

sábado, 1 de setembro de 2012

O barulhento e o "silencioso"

     A última espécie que descobrimos em Santo Ângelo foi um tiranídeo chamado barulhento. É um passarinho muito pequeno (cerca de 10 cm) que habita capoeiras em áreas abertas. Foi encontrado há alguns dias na Granja do Sossego, junto com o amigo Paulo B. Rodrigues.


Barulhento (Euscarthmus meloryphus). Foto: D. Meller.

     Foi de surpresa que o encontramos (o que é normal quando observamos de aves!), mas já haviam suspeitas de sua ocorrência, baseadas em registros em municípios próximos divulgados no WikiAves, o mais próximo em Ijuí, por Christian Beier. Porém, até conhecermos esses tiranideozinhos, seus cantos, plumagens, etc, leva um tempo.

     Dias depois o Paulo fotografou a ave novamente, na mesma localidade.

Barulhento. Foto: Paulo B. Rodrigues.



   
     É até meio engraçado ser chamado de barulhento, mas de fato seu canto não é muito sonoro e é repetido com bastante frequência. Depois de conhecê-lo uma vez, fica fácil ser detectado.

     Na ocasião em que avistamos primeiramente a ave encontramos um outro animal que, apesar de bem maior, é muito silencioso e relativamente difícil de ser avistado: o gato-mourisco (Puma yagouaroundi). Infelizmente, ele não deu chance pra foto, estava um pouco longe. Mas o amigo Paulo compartilhou um excelente vídeo feito por ele no começo de 2012 no mesmo local.


4 comentários: