Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Baita Ano 2020

*por Fernando Sessegolo e Dante Andres Meller

O que é?

O Baita Ano é uma competição criada pelo Grupo Ave Missões nos moldes da competição de observação de aves “Big Year” dos norte-americanos. A diferença aqui é que somente registros fotográficos feitos no estado do Rio Grande do Sul no ano da competição contam (devidamente identificados e publicados no site Wikiaves.com). As inscrições são gratuitas.
   
Objetivos

O Baita Ano foi pensado com diversos objetivos em mente, tais como:
• Proporcionar um desafio a(o) próprio(a) participante de tentar registrar o maior número possível de aves durante o ano;
• Provocar uma “revisitação” a espécies comuns ou já registradas por um(a) usuário(a) do Wiki, trazendo mais dados temporais e talvez de localização para aquela espécie em questão (procurar registrar a ave em uma cidade que ainda não tenha o registro dela, por exemplo);
• Estimular uma maior exploração dos hotspots de observação de aves no estado do RS;
• Fotografar uma ave que o(a) participante já possua, mas com outro ângulo ou fazendo outra ação, um jovem, uma fêmea, etc…
• Estimular o aparecimento de novos guias para observação de aves nos diversos pontos do estado.

Como Funciona?

A competição se dá através da utilização de um aplicativo com um filtro que contabiliza quantas aves foram devidamente registradas por qualquer participante. O aplicativo também conta com algumas ferramentas informativas adicionais. De modo geral, os participantes são responsáveis por fiscalizar seu próprio progresso bem como o progresso de seus rivais através do uso do filtro. Além disso, basta apenas sair e registrar aves no ano do Baita Ano em vigor e publicá-las no site do Wikiaves.


Tema do Baita Ano

Além da competição pelo maior número de lifers no ano, o Baita Ano também sugere aves temáticas a cada competição. Geralmente são uma Família de aves ou um grupo temático específico. Por exemplo: em 2018, o primeiro evento teste contou com o tema Charadriiformes (maçaricos, batuíras, etc). O Baita Ano 2020 será dos Rapinantes diurnos (exceto corujas e adicionando os urubus).

Na opção do Menu \"Tema do B.A.\" você pode ter acesso a contagem de lifers temáticos de cada competidor, bem como suas listas individuais e a lista total de aves que valem para o tema.

Aves Ameaçadas

A competição do Baita Ano também faz uma menção honrosa para o competidor que registrar o maior número de espécies ameaçadas no estado. A opção do Menu \"Aves Ameaçadas\" leva a uma atividade aonde o usuário pode ver a contagem de espécies ameaçadas registradas e as listas individuais.

Premiação

Fora o título não oficial de maior observador de aves do Rio Grande do Sul, não há, por enquanto, qualquer premiação associada a essa competição. Talvez no futuro com patrocínios e outra situação o Baita Ano possa oferecer alguma espécie de prêmio ou gratificação.

Além de competir em busca de obter o maior número de espécies no ano, o participante pode tentar conseguir o maior número possível de espécies temáticas para aquele ano e tentar registrar o maior número de espécies ameaçadas também. Estas são consideradas categorias diferentes de competição do Baita Ano e terão menção honrosa ao final do evento (assim como o registro de novas espécies para o estado do RS).

Cadastro

Para cadastrar-se no Baita Ano você precisa primeiro baixar o aplicativo no celular (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.gambiarrapps.baitaano). Lembrando que não há ainda uma versão do aplicativo para modelos iphones. Participantes que não possuam um dispositivo Android podem pedir um cadastro na competição diretamente através de uma mensagem para o perfil do Fernando Sessegolo através do próprio Wikiaves (link para o perfil).

No aplicativo:
1) ir ao Menu \“Cadastrar\”;
2) Digitar o nome ou partes do nome do usuário do wiki que você deseja incluir na competição até que o nome do(a) usuário(a) desejado(a) apareça na lista (com a cidade e estado de procedência);
3) Clique naquele nome e aperte no botão Cadastrar;
4) O(A) usuário(a) em questão será checado(a) manualmente pela equipe do Baita Ano e, após confirmação de que deseja mesmo se juntar a competição através de mensagem privada no site do Wikiaves, terá seu nome adicionado na lista de competidores.

O processo de checagem pode levar alguns dias. Enquanto isso, você pode sim fazer e enviar registros que serão contabilizados pelo filtro assim que o nome estiver na lista, ou seja, você já pode ir fazendo os registros antes mesmo do cadastro no aplicativo.

Embora seja possível adicionar outros usuários do Wikiaves que não você, lembre-se que há uma etapa de confirmação manual, portanto se você deseja que um usuário participe da competição, convide-o(a) a ele(a) mesmo(a) fazer o cadastro e passar pelo processo de checagem.

O cadastro ficará aberto até o dia 15 de Junho de cada ano, para o Baita Ano em questão. O motivo para tal é em virtude de estabelecer a lista dos competidores o quanto antes e que cada um conheça os seus rivais e o desempenho deles na metade final da competição.

A qualquer momento, um participante pode requisitar sua exclusão da lista de participantes do Baita Ano através de uma mensagem privada para a mesma conta do Wikiaves que pediu confirmação para o cadastro. Participantes excluídos não serão mais adicionados à competição daquele ano.

Após o dia 15 de Junho de cada ano. A aba \“Cadastrar\”, ao invés de apresentar a funcionalidade de cadastro, irá apresentará uma opção para \“Filtrar Forasteiro\”, que nada mais é que passar o filtro do Baita Ano em um(a) usuário(a) qualquer do Wikiaves. Isso serve para verificar como o desempenho dele(a) estaria naquele momento se estivesse dentro da competição, bem como quais aves as quais registrou são válidas para o Baita Ano em vigor. Essa funcionalidade existe com o objetivo de curiosidade apenas. Resultados do filtro não serão publicados, salvos ou usados para quaisquer outros fins que não informativos.

O Filtro

O filtro do Baita Ano funciona da seguinte maneira:

  • O aplicativo visita a página do estado no Wikiaves e recolhe o nome das espécies possíveis;
  • Ele visita a página código do participante (usada pelo Wiki para montar os registros do usuário e contabiliza as aves registradas no RS e no ano em questão.
  • A espécie conta para o Baita Ano se foi registrada no estado do RS com uma foto feita no ano em questão.

Filtrando em outra situação/ano. Em "Anos Anteriores" você também pode selecionar o ano que desejar e ver o resultado do Baita Ano daquele ano, e ainda ver como teria sido o Baita Ano para um usuário qualquer do Wikiaves. O resultado desse filtro não será salvo ou publicado nesse caso, é meramente informativo. Quando o período de inscrições se encerrar (15 de junho), na página de "Cadastrar" você pode filtrar um usuário qualquer do Wiki e comparar com os participantes do Baita Ano em vigor. No item do menu "Por Ave" você também terá uma opção de filtro para todo o estado. Nesse caso você estará atualizando os dados gerais que são mostrados pelo "Por Ave".

Funcionalidades

Na tela inicial do aplicativo basta clicar no logotipo da competição para ter acesso ao ranking atual do Baita Ano. Clicando com um clique longo em um participante da lista você terá uma janela com dados sobre a data do último registro enviado por ele(a) e a opção de ir até a página do filtro para filtrar aquele(a) participante. As demais funcionalidades do aplicativo estão no Menu, que pode ser acessado no botão superior à direita.

Listas Individuais. Essa função do aplicativo conecta com a lista do(a) participante gerada pela última vez que alguém passou o filtro nele(a).

Comparar Listas. Essa função do aplicativo apresenta um comparativo entre as listas de dois participantes. Selecione um participante à esquerda e um à direita nas caixas de seleção e clique no botão vermelho “Vs.” (versus) e aguarde. As seguintes informações irão surgir:
• O valor total de lifers somados que ambos possuem
• Uma linha com números no seguinte formato: X / X / X
• Em verde, o número de lifers que somente o participante à esquerda possui se comparado ao participante da direita;
• Em amarelo, o número de lifers que ambos os participantes já registraram;
• E, em vermelho, o número de lifers que somente o participante à direita possui se comparado ao participante da esquerda;
• E, por fim, a lista de aves com os nomes deslocados e coloridos com base na regra acima.

Resultados Históricos. Aqui você encontra os resultados de “Baita Anos” anteriores. Selecione o ano e uma lista aparecerá com o ranking, o nome do(a) participante, e a quantidade de lifers que ele(a) fez. Clique no(a) participante e você terá acesso a lista de aves registradas por ele(a). Clique em “Como fui?” para ir a uma nova janela onde você pode selecionar um nome de usuário do Wikiaves e então o filtro será passado com o ano em questão. Ao fim do filtro o nome do usuário escolhido irá aparecer em algum lugar da lista, baseado na quantidade de lifers que ele(a) teria feito naquele ano.

Lembrando que O Baita Ano teve um evento teste em 2018. Filtrar alguém para anos anteriores a isso é possível, mas somente aquele nome aparecerá na lista final.

Cadastrar/Filtrar Forasteiro. Nessa opção do menu você será levado a página de cadastro da competição OU a funcionalidade de Filtrar Forasteiro, caso o acesso ocorra depois do dia 15 de Junho de cada ano. Veja em \“Cadastro” para saber as funcionalidades do Cadastrar. O Filtrar Forasteiro apresenta uma caixa de texto onde você deve digitar um nome de usuário do Wikiaves, escolher o nome da lista e clicar em Filtrar. Aquele usuário será filtrado e seu nome aparecerá com a lista atual de participantes do Baita Ano em vigor. Essa filtragem é meramente informativa, não será salva de qualquer maneira.

Por Ave. Essa função do aplicativo mostra um quadro geral dos registros feitos no estado e os compara ao desempenho geral do Baita Ano em vigor. Você inicialmente será apresentado a dois botões: \“Ver Dados Gerais\” e \“Filtrar Estado\”. O \“Ver Dados Gerais\” apresentará uma breve descrição de como os registros do Baita Ano e os registros feitos no estado fora da competição estão indo. Ele apresenta uma data de quando esses dados estaduais foram coletados. Estes dados podem ser atualizados a qualquer momento passando o mesmo filtro do Baita Ano com o segundo botão do “Por Ave” (Filtrar Estado). Além da descrição, o \“Ver Dados Gerais\” tem ainda mais um botão “Carregar Listão”, que abre uma lista em ordem alfabética de todas as aves do estado da seguinte maneira:
  • Nome em verde: A ave foi registrada por alguém do Baita Ano em vigor (e os nomes apareceram abaixo.
  • Nome em amarelo: A ave foi registrada no estado este ano, mas não por alguém cadastrado no Baita Ano.
  • Nome em vermelho: A ave ainda não foi registrada com foto este ano no Rio Grande do Sul.

Com um “clique longo” em cada item da lista você irá abrir a página do Wikiaves com os últimos registros fotográficos daquela ave feitos no estado do RS. Esta funcionalidade é muito interessante para rastrear aonde é possível encontrar uma ave (com registro recente) que o participante ainda não possua no Baita Ano.

Outras informações

Retenção de Registros. É possível que um dos participantes não queira publicar uma foto de determinada ave incomum que resida em um ponto fixo para que os demais participantes não a visitem também e façam o registro. Outro motivo para tal retenção de registro pode ser para despistar adversários quanto à real quantidade de lifers que o participante tem, ou até mesmo porque o participante espera obter uma foto melhor da ave em outra ocasião ainda naquele ano.

Desde que esse registro seja ainda publicado este ano, não há nada que impeça um participante de promover uma retenção de registros estratégica, mas deixamos a sugestão de que, para um maior dinamismo da competição, os participantes tentem evitar isso se possível. Lembramos também que há um limite diário para envio de fotos no Wikiaves, e deixar para colocar algumas fotos na reta final da competição pode ser arriscado dependendo do tipo de conta (VIP ou não).

Registro de Ninho/Filhote/Etc. Sendo o registro devidamente identificado, mesmo de um ninho por exemplo, ele conta também para a competição do Baita Ano. Contudo, registros sonoros serão sempre desconsiderados.

Filtro não funcionando. O filtro depende do site Wikiaves estar no ar, bem como o site de planilhas do Google (onde são feitos os registros). O desempenho do aplicativo será afetado se tanto um como o outro estiverem com problemas. Caso o site do Wikiaves sofra alguma mudança de layout, isso também acarretará na quebra temporária do filtro até que ajustes sejam feitos.

Participem e boa sorte!
---------------------------------------------------------------------------------
Veja também:

II AvisTchê - encontro de observadores de aves gaúchos nas Missões
Resultados do Concurso fotográfico Ave Missões
---------------------------------------------------------------------------------

Um comentário: