Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

domingo, 6 de fevereiro de 2011

2 novos registros na capital missioneira

     Na manhã deste sábado visitamos a área do Parque Natural Municipal de Santo Ângelo, o antigo Poncho Verde. Para minha surpresa registramos duas novas espécies para o município. Primeiro foi a guaracava-de-crista-alaranjada (Myiopagis viridicata), um pequeno membro da família dos papa-moscas (Tyrannidae) de hábitos florestais. Esta é difícil de identificar pela plumagem, mas possui um chamado bastante típico: "piui". Provavelmente já tinha sido ouvida antes mas confundida com outra espécie desta família, o enferrujado (Lathrotriccus euleri).

Guaracava-de-crista-alaranjada. Foto: Dante Meller.
    
     Pouco depois ouvimos o canto do caneleiro-preto (Pachyramphus polychopterus) e atraímos um casal pelo playback. É uma espécie que havia sido registrada por nós apenas pelo som, mas, até então, não visualizada.

Caneleiro-preto macho. Foto: Dante Meller.
    
     A grata surpresa (e o segundo registro novo para Santo Ângelo) veio pelo final da manhã, pouco depois de uma conversa que tivemos sobre a vida e a importância de vivê-la com verdadeiros valores cristãos. Ouvimos uns cantos fortes e estranhos, meio chiados, à beira do Rio Ijuí, na vegetação ciliar. No primeiro momento não soubemos dizer o que era, pensei ser um coró-coró (Mesembrinibis cayenensis), pois já havia sido registrado não longe dali, neste mesmo Rio. Quando nos deparamos com aquelas aves preto-azuladas, de rabos compridos e bicos grossos, me veio alegremente: É o anu-coroca (Crotophaga major)!!! Que maravilha...

Anu-coroca. Foto: Dante Meller.
    
     Havia um pequeno grupo, barulhento. Creio ter fotografado um jovem, pois a íris do olho ainda não é branca. Mas haviam adultos juntos. Esta ave é típica de matas ciliares e também ameaçada de extinção no Estado. Creio que seja a primeira espécie de ave ameaçada no RS que é registrada neste Parque. Esta pode muito bem tornar-se uma espécie bandeira para o mesmo, com o intuito de promover a preservação, já que para preservá-la é preciso manter as matas ciliares do Rio, do contrário ela perde seu hábitat e acaba por desaparecer.

     Além do aparecimento dos anus-coroca, recebemos a visita de uma bióloga e uma técnica ambiental de Santa Rosa, que vieram especialmente para participar da saída para observação de aves. O que temos a dizer, é que sempre é bom receber visitas, ainda mais quando contamos com a generosidade da natureza, pois quando pensávamos que já sabíamos de tudo, nos faz perceber que não sabemos de nada...

Um comentário:

  1. Me alegro com as novidades!!!
    A natureza sempre nos guarda belas surpresas!
    Este anu é mesmo muito lindo!
    Ainda quero vê-lo!

    ResponderExcluir