Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Aves Canoras

Cardeal (Paroaria coronata) e canário-da-terra-verdadeiro
(Sicalis flaveola) em criadouro ilegal. Foto: D. Meller
O canto, uma das peculiaridades mais admiradas e conhecidas das aves, é também razão pela qual muitas acabam sendo vítimas de engaiolamentos. Do ponto de vista racional (ou humano), parece absurdo algo do tipo, mas acontece... e muito!

Dentre as aves canoras, o cardeal, o azulão e o trinca-ferro-verdadeiro são algumas das mais procuradas por "passarinheiros". Realmente, estas aves impressionam pela beleza, tanto de suas plumagens como de seus cantos, e facilmente um observador emociona-se ao contemplar uma destas na natureza.

Mas, por incrível que pareça, o sentimento de admiração muitas vezes pode transformar-se no de ambição e, de mero admirador, uma pessoa ligeiramente vira um aprisionador de aves! Muitas vezes (o que é pior!), o fazem por dinheiro apenas, ou então por alguma outra razão insignificante. E, vale lembrar, criar aves ilegais é crime!

Como observadores e amantes da natureza, nosso dever é o de sensibilizar as pessoas, a fim de que conscientizem-se dos dois dons mais preciosos das aves: o de voar e o de cantar em liberdade. Aliás, dons estes, que inspiram e alegram, com arte e melodia, a vida de muitas crianças, jovens e adultos no mundo todo convertendo-nos a uma vida mais simples, justa e humana.

Veja também:

O canto do curió

Nenhum comentário:

Postar um comentário