Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Gavião-tesoura - Elanoides forficatus

     Ainda lembro a primeira vez que vi um gavião-tesoura... Em meio à mata fechada, de repente uns sonoros piados, e aquele pequeno grupo de aves enormes voando lentamente em círculos, logo acima da copa das árvores, aparecendo subitamente... Uma sensação única, a qual pude reviver dias atrás ao ver a emoção de amigos tendo também um primeiro contato com esta espécie.
     A ave é inconfundível em voo: grande, elegante, asas pontudas, cauda longa bifurcada; tem o hábito de caçar grandes insetos, sobrevoando lentamente o dossel da floresta (Ferguson-Lees e Christie 2001, 2005).



     É um gavião migratório, desaparecendo do Rio Grande do Sul em meados de Março, para retornar em meados de Setembro (Belton 1994). Fora desta época o gavião-tesoura é encontrado, especialmente, na região Amazônica. No estado gaúcho, a espécie tem ocorrência regular na metade norte, acompanhando a distribuição da Mata Atlântica (Belton 1994, ver mapa da espécie no WikiAves). A Espécie é encontrada também no Uruguai (Olmos 2009).

Registros brasileiros de Elanoides forficatus no site do WikiAves até a data de 26/09/11.

     Há alguns dias atrás, enquanto voltávamos do Parque Estadual do Turvo, encontramos alguns gaviões desta espécie no município de São Martinho.



     O mais interessante é que, além de vermos a ave pousada, o que não é muito comum, vimos também acasalando.


     Após, tivemos a oportunidade de encontrar um ninho, mas não sem a ajuda de um pessoal que acompanhava, com curiosidade, a nossa euforia ao ver a espécie. Achamos interessante que as pessoas demonstraram um certo apreço por aquelas aves, comentando sobre sua chegada, ocorrência em outros anos, seus hábitos, etc.
     Particularmente, senti uma grande alegria por este encontro, pois sempre parava o carro há poucos metros do local para pedir a benção de Nossa Senhora das Graças, antes de ir para mais uma aventura nas matas do Parque Estadual do Turvo.


Observações de Dante Andres Meller, Adelita Rauber, Marciane Cornely e Luana Almeida. Fotos de Dante Andres Meller.

2 comentários:

  1. ano passado eu vi várias vezes um gavião-tesoura na região central do RS, em Santa Maria.Pena que não consegui fotografa-lo.

    ResponderExcluir
  2. Aq na cidade de Planalto Pr elas são vistas todo ano.

    ResponderExcluir