Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Aves da Capital das Missões

     Final de semana passado fizemos o lançamento do livro "Aves da Capital das Missões". Com agrado é que digo que a comunidade recebeu o livro com muito gosto, provando mais uma vez o apreço popular que as aves incutem nas pessoas.


Grupo Ave Missões em lançamento de livro. Foto: Eduardo Althaus.

     Depois de quatro dias falando sobre as aves tínhamos que ter um dia de prática, ainda que durante a feira do livro observamos um birro Hirundinea ferruginea pousado na catedral angelopolitana. Por sinal, me encantei com este pequeno e discreto papa-moscas... Que voo ágil! Muito justo o gênero do seu nome científico, fazendo menção à família das andorinhas.

Birro (ou gibão-de-couro).

     Bom, depois da feira do livro resolvemos ir à Granja do Sossego, local já muito mencionado por nós. Desta vez vimos lá uma ave muito interessante e discreta: o saci Tapera naevia. Seu nome deriva do canto, que pode ser descrito como dois assovios sonoros e profundos ouvidos à longa distância. É engraçado como apesar de ser facilmente ouvida esta ave pode ser muito difícil de ser encontrada.

Saci.

     Ainda na Granja do Sossego localizamos um ninho de gavião-peneira Elanus leucurus, o qual já está com três gaviõezinhos nascidos.

Ninho de gavião-peneira com três filhotes.













     Assim como torcemos para que estes três pequenos gaviões um dia ganhem o céu e voem com graça e imponência, também esperamos que a semente plantada, com o lançamento de nosso livro, estimule atitudes de preservação de nossas aves e seus habitats. Haja visto que centenas de crianças, jovens, adultos e idosos passaram pela nossa tenda, visualizaram algumas de nossas aves, e muitos adquiriram nosso livro. A todos que contribuíram, de uma forma ou outra, o nosso MUITO OBRIGADO!!!

Fotos das aves: Dante Meller.

Nenhum comentário:

Postar um comentário