Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Veste-amarela e tesoura-do-brejo: símbolos do Sossego

A Granja do Sossego situa-se na parte norte do município de Santo Ângelo e possui um mosaico de habitats bem favorável para espécies que habitam campos úmidos. Desde que começamos a observar aves lá, os anseios sempre giram em torno dos veste-amarelas, uma das aves mais belas da região e símbolo da preservação de nossos banhados.
Casal de veste-amarelas (Xanthopsar flavus) na Granja do Sossego. Foto: Pedro Koch Rodrigues.

Além da beleza, raridade e status de ameaça, o comportamento destas aves é muito interessante. O veste-amarela costuma associar-se com outras espécies. O caso mais relatado é com a noivinha-de-rabo-preto (Xolmis dominicanus), ocorrente em outras regiões do Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai (Bencke et al. 2003, Chebez 2008). Na região das Missões não existem registros desta última, porém temos observado uma associação que talvez não tenha sido relatada em território rio-grandense ainda, se bem que na Argentina e no Paraguai existem observações similares: a do veste-amarela com a tesoura-do-brejo (Chebez 2008).

Tesoura-do-brejo (Gubernetes yetapa; em cima) e veste-amarela macho (embaixo). Foto: D. Meller.

Não é a primeira vez que observamos este comportamento. A tesoura costuma sempre pousar mais alto e dar o alerta a qualquer sinal de perigo. Também vimos o veste-amarela em semelhante associação com o chopim-do-brejo (Pseudoleistes guirahuro). Chebez (2008) informa que entre os gaviões que mais podem representar perigo aos veste-amarelas, estão o gavião-peneira (Elanus leucurus), o gavião-do-banhado (Circus buffoni) e o gaviãozinho (Accipiter striatus), todos eles observados na Granja do Sossego.

Gaviãozinho, com papo cheio, sobrevoando a Granja do Sossego. Foto: D. Meller.

O comportamento estabelecido entre as espécies é definido como protocooperação - relação ecológica não-obrigatória em que ambas as espécies são favorecidas (Bencke et al. 2003).

Atentos aos predadores uma tesoura-do-brejo (Gubernetes yetapa; à dir.) junto com duas fêmeas de veste-amarela (embaixo) e um sabiá-do-banhado (Embernagra platensis ;à esq.). Foto: D. Meller.
   
     Refletindo um pouco sobre isso, e como uma espécie traz sossego à outra, é bastante apropriado que nós humanos tenhamos muito a aprender. Num mundo cada vez mais individual, a natureza segue dando lições exemplares à espécie humana. Ajudar o próximo é ainda um dos maiores ensinamentos que existem...

Veste-amarela em voo. Foto: D. Meller.

Registros especialmente dedicados à Márcia Koch e Paulo B. Rodrigues, os quais tem um carinho especial por esta espécie. Que vocês possam sempre atuar como sentinelas do veste-amarela no Sossego!

9 comentários:

  1. Bellissimas especies, a duas ameaçadas na Argentina.
    Blog muito bom, não sabia muito sobre as aves dessa região do Brasil, eu vejo muito semelhante à de Corrientes e Misiones, recentemente eu estava em provincas tais, próximo do Brasil. Fotos e dados são muito úteis, vejo que há links para sites populares na Argentina. Eu queria ir para Galeria Aves Missões, mas desaparece a mãozinha que permite clicar; no meu blog eu tenho o mesmo problema e eu tive que colocar a barra do lado para que isso não volte a acontecer
    Saudações da Argentina

    ResponderExcluir
  2. Gracias Hernán Tolosa!
    Realmente existem semelhanças entre as aves daqui e as de Corrientes e Misiones. Estou sempre aprendendo com as províncias vizinhas... e torcendo para encontrar aqui algumas aves com registros por aí.
    Obrigado pela dica do blog, vou corrigir o problema como você disse.
    Parabéns pelas suas fotos e trabalho! Quem sabe uma hora dessas combinamos uma observação de aves pela região.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Bela postagem... Ainda não tive a graça de ver o veste-amarela, mas a tesoura do brejo algumas vezes... São aves belíssimas! Temos mesmo muito a aprender com a natureza em termos de comunhão! É através de lições como essas que Deus nos oportuniza sermos seres humanos melhores, praticarmos as virtudes das aves e da natureza como um todo: simplicidade e também nossa maior vocação... Fazer o bem ao nosso próximo! Lições que eu aprendo diariamente também contigo! Obrigada pelo companheirismo de sempre!

    ResponderExcluir
  4. Queria deixar também o meu abraço aos queridos Márcia e Paulo, amizades que são um presente maravilhoso de Deus! =*)

    ResponderExcluir
  5. Beleza Dante, por aqui eu tambem ja vi essas associações, tanto da veste-amarela com o chopim, assim como com a tesoura-do-brejo. Parece ser uma característica da região... Adoro acompanhar teus registros. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha, Charles! Me perguntei se já haviam observações como está na região, que bom que você compartilhou as suas.
      Um abraço amigo!

      Excluir
  6. Esses dois ainda tem por aqui em são Paulo das Missões, raro mas tem segundo um agricultor que via a foto no computador. Como que agora trabalho na cidade, então já não se tenho mais tanto contato a esses detalhes, mas não sabia que estavam em extinção. e pensar que quando crianças matavamos eles com bodoque, me lembro que uma vez tinha um desses Tesoura do brejo numa árvore alta e que não saía dali e ficamos quase a tarde toda atirando para acertar. Até que uma hora ele caiu, e daí corremos para molhar a cabeça dele para salvar, mas ,....
    Scheascwhanz (Rabo de Tesoura) chamamos ele em alemão.
    Valeu.
    Esses dia havia mandado aquela foto antiga do Urubú-rei. Ainda não descobri a data certa. Mas dos anos 60 tem outras fotos desse mesmo fotografo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos comentários, Milton!
      Quando tiver mais fotos pode mandar, ficarei bastante agradecido e se você permitir gostaria de publicá-las aqui também.
      Um abraço!

      Excluir
  7. Que lindo trio de espécies!Muito especial mesmo!

    ResponderExcluir