Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

sábado, 7 de agosto de 2010

Parque Natural Municipal de Santo Ângelo

O Parque Natural Municipal de Santo Ângelo foi criado no ano de 2006, pela Lei Municipal nº 2.965, que unificou os três parques que existiam (Parque das Américas, Parque Poncho Verde e Parque do Sol das Águias). A denominação “Parque Natural Municipal de Santo Ângelo” foi escolhida para atender a uma orientação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), com o propósito de incluí-lo no Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC).

Apesar da área ser relativamente pequena (13 ha), existe uma conexão entre as matas ciliares do rio Ijuí (ou o que sobrou delas) e as do parque, que proporciona um refúgio para a fauna silvestre local.

O Parque situa-se à beira do rio Ijuí e tem uma porção de matas nativas ainda preservadas. Fonte: Google earth

Nesta manhã (7/8/10), enquanto visualizávamos algumas aves interessantes, como o discretíssimo, mas belo brujurara-assobiador (ou borralhara-assobiadora; Mackenziaena leachii), pudemos observar o quanto a fauna do local sofre impacto de ações humanas, seja direta ou indiretamente.

Vimos um pequeno veado saltitando por uma lavoura à borda das matas. A princípio, pareceu-nos um lebrão pela distância, mas com olhar mais apurado e uso de binóculos notamos algumas diferenças básicas, como o tamanho das orelhas. A maior surpresa foi o que se sucedeu dois minutos depois, quando surgiram do meio do mato dois cachorros farejando e latindo em busca do pobre bichinho. O desfecho ninguém sabe, pois sumiram os três mato adentro.

O que ficou claro, no entanto, é a necessidade urgente que há de o Parque Municipal ser implementado, para que haja mais proteção à fauna e um local adequado, em meio à natureza, para aplicação de Educação Ambiental pelas escolas do município de Santo Ângelo. É necessário lembrar que já existem estudos realizados na área Florística e de Educação Ambiental, faltando ainda inventários sobre a Fauna.

O dançador ou tangará (Chiroxiphia caudata) é uma das espécies encontradas na área.
Foto: Dante Andres Meller.



Texto: Dante Meller e Adelita Rauber

2 comentários: