Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Parque Estadual do Turvo: 5 anos aprendendo com a floresta!

Pegada de onça-pintada no parque. Foto: D. Meller.
Há pouco mais de cinco anos atrás, no dia 27 de agosto de 2008, visitava o Parque Estadual do Turvo pela primeira vez. Na oportunidade, acompanhado do amigo Eduardo Althaus, pudemos conhecer enfim essa floresta tão especial no Rio Grande do Sul.

Lembro que foi numa aula da faculdade que, primeiramente, ouvi falar do parque, quando apresentavam um trabalho sobre espécies ameaçadas de extinção.

Quando falaram que a onça-pintada ainda ocorria neste parque fiquei impressionado! Perguntei onde era o tal Parque do Turvo e a resposta surpreendeu dizendo que o Salto do Yucumã ficava nesta área. 

Bom... o Salto do Yucumã eu sabia que não era tão longe de onde morava, nas Missões, e isso foi o mais surpreendente. Como então eu nunca havia conhecido o lugar?!

Antigo Portão de Entrada do Parque Estadual do Turvo. Foto: Eduardo Althaus.

O interesse pelo local tinha um propósito acadêmico, o de realizar um levantamento de Aves de Rapina na área, sendo o Turvo um dos locais que ainda podiam conter espécies raríssimas no estado, como a harpia e o gavião-penacho. Penso que foi um tanto ousada a escolha, devido minha inexperiência na época. Foi aí mesmo que Deus me ajudou, colocando pessoas certas no caminho, a fim de poder pesquisar aquilo que mais me interessava. Assim, logo de começo, recebi a colaboração do ornitólogo Glayson Bencke, que fez correções e deu sugestões valiosas à pesquisa. Aos poucos os resultados foram aparecendo...

Urubu-rei (Sarcoramphus papa), encontrado já nas primeiras observações dentro do parque. Foto: D. Meller.

Gavião-pato (Spizaetus melanoleucus), encontrado com frequência na área de entorno do parque. Foto: D. Meller.

Lembro que no segundo dia de pesquisas no parque, no cair da tarde, topei com um casal de gaviões-de-cabeça-cinza na estrada do Porto Garcia. Foi um momento emocionante! Lembro que cheguei no alojamento muito contente pelo registro.

Gavião-de-cabeça-cinza (Leptodon cayanensis) no Parque Estadual do Turvo. Foto: D. Meller.

Após concluir o TCC da graduação em Ciências Biológicas pela URI-Santo Ângelo, pude acompanhar algumas pesquisas de estudantes da UFSM com anfíbios e serpentes no parque, particularmente durante o trabalho de mestrado do amigo Marcelo Rocha, com viperídeos.

Perereca-de-vidro, encontrada em riachos dentro do parque. Foto: D. Meller.

Jararacuçu encontrado no parque. Foto: D. Meller.

Durante as pesquisas do Marcelo fizemos o primeiro registro documentado do araçari-castanho no Rio Grande do Sul.

Araçari-castanho (Pteroglossus castanotis) no Turvo. Foto: D. Meller.

Após esse período retornei às pesquisas de rapinantes em monografia de pós-graduação em Ciências Ambientais pela URI-Santo Ângelo. Agora o número de visitas foi maior e pude encontrar mais espécies, não só de rapinantes, mas também outras aves, uma delas também fotografada pela primeira vez no Rio Grande do Sul, o macuru.

Macuru (Nonnula rubecula) no Turvo. Foto: D. Meller.

Tauató-pintado (Accipiter poliogaster). Foto: D. Meller.

Alguns rapinantes também renderam registros inéditos, como o gavião-de-asa-larga, representando o primeiro registro para o sul do Brasil e o cauré com a primeira documentação para o território gaúcho.

Gavião-de-asa-larga (Buteo platypterus) no Turvo. Foto: D. Meller.

Cauré (Falco rufigularis) no Turvo. Foto: D. Meller.

Nesse período também realizei pesquisas noturnas, e diversas corujas puderam ser registradas.

Mocho-diabo (Asio stygius) fotografado no Turvo. Foto: D. Meller.

Após o término do trabalho cheguei a pensar que não voltaria mais ao parque, mas para minha surpresa minha namorada foi chamada para dar aula no município de Itapiranga, e nessa época fizemos várias visitas de um dia para observar aves...

Papa-lagarta-de-euler (Coccyzus euleri). Foto: Luana Almeida.

Depois disso voltei novamente ao parque para realizar minha dissertação de mestrado - que ainda está em andamento - no entanto, as observações não acontecem especificamente dentro da unidade, mas sim no entorno até a Terra Indígena da Guarita. De qualquer modo, algumas visitas esporádicas foram feitas no parque, e com inesquecíveis encontros.

Queixada, no entorno do parque. Foto: D. Meller.

Gavião-de-penacho (Spizaetus ornatus) no Salto do Yucumã. Foto: D. Meller.

Nesse meio tempo houve diversas visitas guiadas ao parque, na companhia de pessoas que se revelaram grandes amigos, e que juntos desfrutamos de belezas únicas da natureza.

A todos deixo meu muito obrigado!

Inauguração da Mostra de Biodiversidade no Centro de Visitantes do Parque Estadual do Turvo. Foto: D. Meller.

---------------------------------------------------------------------------------
Veja também

Mas o que é bom se termina...
Expedição Bem-te-vi Parque do Turvo
Parque Estadual do Turvo - RS
---------------------------------------------------------------------------------


5 comentários:

  1. Dante Amigo ! Sensacional sua foto antiga na entrada do Parque... bem representativa daquele seu início de "namoro" com o Turvo, hoje, com a sua nomeação, acho que tá virando casamento!!! rss... ...
    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Paulo!!! Dá pra notar que o carro, porém, continua o mesmo... hehehe Abraço

      Excluir
  2. Que bacana!Estou ansiosa para conhecer o novo centro de visitantes!
    Um abraço,

    Juli.

    ResponderExcluir
  3. Felicitaciones por todo el trabajo y estudio realizado en tan bella lugar. Y felicitaciones por el artículo en Nuestras Aves sobre el cauré, me llegó hace unos días y acabo de leer tu artículo.
    Saludos

    ResponderExcluir