Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

sábado, 4 de outubro de 2014

Gaviões em revoada de formigas

*por Dante Andres Meller
Quem já parou para observar aquelas revoadas de formigas que ocorrem na primavera percebe que o fenômeno representa alimento farto a muitas aves.

As formigas deste grupo são as saúvas ou cortadeiras (gênero Atta); as que possuem asas são as que foram bem alimentadas e que escapam do formigueiro; as tanajuras são as fêmeas; os bitus, os machos (wikipedia).

Encontrar gaviões forrageando em um fenômeno destes pode render, além de momentos de encher os olhos, algumas fotos bem interessantes, como constatado recentemente...

Gaviões são figuras já bem conhecidas de todos, mas a diversidade de grupos, gêneros e espécies é tamanha que a maioria das pessoas desconhece alguns exemplares relativamente comuns.

Destacamos nesta postagem duas espécies que compartilham características semelhantes, e que foram recentemente observadas enquanto caçavam formigas aladas ao lado de uma rodovia, próximo ao município gaúcho de Tio Hugo.

O primeiro é o sovi (Ictinia plumbea), um gavião predominantemente cinza, que possui uma silhueta muito semelhante à dos falcões do gênero Falco, e que possui uma mancha ferrugem na ponta das asas. É um exímio caçador de insetos voadores, como podemos ver nas fotos a seguir.

Sovi (Ictinia plumbea) manobrando para capturar formigas durante revoada.

Sovi (Ictinia plumbea) de papo cheio forrageando formigas aladas.

Mais popular que o anterior, ao mesmo tempo, porém, menos comum em nossa região, é o gavião-tesoura (Elanoides forficatus), que alguns localmente chamam por tesourão.

Assim como o sovi, o gavião-tesoura é uma ave migratória, que nidifica nas florestas do sul e depois passa o inverno na Amazônia, época em que a abundância de insetos diminui com o forte frio das regiões sulinas.

É considerado por muitos como um dos gaviões mais elegantes, e seu voo encanta até os observadores de aves mais experientes.

Gavião-tesoura (Elanoides forficatus) forrageando em revoada de formigas. Foto: Dante Meller.

Gavião-tesoura (Elanoides forficatus) forrageando em revoada de formigas. Foto: Dante Meller.

Ambas espécies possuem intensa atividade de voo na estação em que estão presentes em nossa região. Com preferência por áreas florestadas, sobrevoam as copas das árvores com grande habilidade de voo, mas como é salientado aqui, possuem apreço por insetos, não sendo vorazes caçadores de vertebrados.

Enquanto os voadores mais especializados se distraíam, os oportunistas apareciam... e tamanha era a fartura que até um carrapateiro tirou uma casquinha...

Carrapateiro (Milvago chimachima) com uma formiga voadora no bico.

---------------------------------------------------------------------------------
Veja também:

Gavião-pato: mais um encontro com o caçador!
As corujas do gênero Asio
---------------------------------------------------------------------------------

4 comentários:

  1. Belíssimos registros Dante! Nunca tinha visto rapinantes se alimentando de formigas!

    ResponderExcluir
  2. Ótima postagem , parabéns !!! Lindas fotos desse peculiar momento . Gostei muito das fotos do Sovi e do Gavião tesoura , além é claro do nosso ''amigo'' Carrapateiro !!!
    Ass:Lucas N

    ResponderExcluir