Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

domingo, 23 de agosto de 2015

Relato da Reunião de Agosto do Grupo Ave Missões

* por Dante Andres Meller
Sábado, dia 22, tivemos a reunião com o Grupo Ave Missões, em Santo Ângelo, na sede campestre da AABB.

A pauta da reunião constava de uma breve atividade de observação de aves, logo na chegada, seguida por um repasse das últimas duas saídas a campo com o grupo, e definições sobre as saídas a campo do mês de setembro e outubro.

O ponto alto da reunião era, no entanto, a palestra sobre a conservação do cardeal-amarelo, que foi apresentada pela biólogo Christian Beier.

Nossas reuniões começaram a ganhar uma forma mais padronizada depois da experiência que tive com o COA-POA há alguns meses atrás, quando participei de uma reunião com eles, onde apresentei uma palestra sobre o Turvo. A partir dessa experiência resolvemos então adaptar algumas atividades às nossas reuniões, de acordo à nossa realidade.

Na pauta de nossas reuniões então passamos a incluir (1) uma breve atividade de observação de aves próximo ao local da reunião, onde anotamos a lista e depois comentamos um pouco sobre as espécies observadas. Depois fazemos (2) um breve relato das saídas a campo realizadas desde a última reunião, evidenciando o número de participantes e espécies observadas, com destaque para registro relevantes. A seguir (3) tratamos de assuntos relativos à próximas saídas a campo, como local, data e outros detalhes, definindo também a data da próxima reunião. E por fim (4) temos uma palestra sobre algo relativo às aves, apresentado por algum participante do grupo, biólogo ou observador de aves. Aproveitamos e ainda fazemos um almoço no local, para confraternizar com o grupo.

Enquanto as saídas a campo com o grupo são mensais, as reuniões são bimestrais, e todas são divulgadas na página do Ave Missões no facebook, para quem quiser participar.

Começamos essa reunião de agosto então com uma breve caminhada na Fazenda do Sossego, numa área que além de possuir uns capões de mata, tem um banhado interessante e uns campinhos com espinilhos na borda das matas. Já que tínhamos a presença do Christian Beier, que realiza pesquisas no Parque Estadual do Espinilho, tínhamos que deixá-lo num ambiente bem à vontade... Fomos em direção à área dos espinilhos então.

Balança-rabo-de-máscara (Polioptila dumicola) nos espinilhos floridos. Foto: D. Meller.

Registramos cerca de 30 espécies, com um destaque à sanã-parda (Laterallus melanophaius), que ainda não temos documentada no município, e ao pica-pau-anão-carijó (Picumnus nebulosus), que permitiu boa aproximação e cenas lindas em meio aos espinilhos floridos. Estava um pouco difícil de conseguir uma foto, pois a ave não parava quieta. Partimos para o local da reunião, mas deixamos o Pedro e o amigo cruz-altense, Charles Boufleur, com essa incumbência... Missão dada, missão cumprida!

Fêmea do pica-pau-anão-carijó (Picumnus nebulosus). Foto: Charles Boufleur.

Já na sala de reunião, lembramos das últimas duas saídas a campo, onde, entre outras espécies, registramos em Santo Ângelo o gavião-pega-macaco (Spizaetus tyrannus) e em São Miguel das Missões o balança-rabo-leitoso (Polioptila lactea). Registros raros para a região...

Depois tratamos sobre as próximas saídas, que em setembro será dos dias 5 a 7 no Parque Estadual do Turvo - a ser divulgada na página do facebook em breve. Já a de outubro deverá ser dia 3 de outubro em Porto Mauá, na Trilha Ecológica de Três Bocas. Antes dessa última saída haverá uma nova reunião com o grupo, dia 26 de setembro.

Chegava a hora mais esperada da reunião, a palestra com o biólogo Christian Beier, natural de Panambi, que cursa mestrado na PUC, em Porto Alegre. Christian apresentou uma palestra sobre sua pesquisa de mestrado, que foi realizada no Parque Estadual do Espinilho, em Barra do Quaraí. Esse local conserva a última população de cardeais-amarelos do país, o que por si só já demonstra a relevância do tema apresentado.

Palestra sobre História natural do cardeal-amarelo no sul do Brasil pelo biólogo Christian Beier.

De particular interesse para nosso grupo é um registro de cardeal-amarelo feito há cerca de 15 anos na região missioneira, em Pirapó. É o único registro conhecido para o noroeste do estado, e a espécie nunca mais foi avistada, mas como essa parte da região é pouco visitada por pesquisadores e observadores de aves, existe sempre uma esperança de que a espécie ainda possa ocorrer em algum lugar da região.

Grupo Ave Missões com o biólogo Christian Beier na reunião de agosto em Santo Ângelo.

Ficamos muito satisfeitos com o conteúdo da palestra, e além de fazermos diversas perguntas e algumas considerações, assistimos vídeos e imagens encantadoras, que nos davam uma impressão da vivência que o Christian, como pesquisador, teve no Espinilho. Além do mais, é notável também o seu apreço tanto pelo parque, como pela espécie que dedicou tanto tempo e esforço. O que é totalmente compreensível, já que a vegetação do Espinilho e o próprio cardeal-amarelo estão restritos no território brasileiro a essa pequena porção do extremo oeste do Rio Grande do Sul.

Palestra sobre História natural do cardeal-amarelo no sul do Brasil pelo biólogo Christian Beier.

Ao término da apresentação agradecemos imensamente pela produtiva palestra, entregamos uma camiseta do Ave Missões ao palestrante e ganhamos alguns cartazes de procura ao cardeal-amarelo (veja primeira foto). Depois disso realizamos nossa confraternização...

Grupo Ave Missões com o biólogo Christian Beier na reunião de agosto em Santo Ângelo.

Depois ainda levamos o Christian conhecer a Granja do Sossego, e para fechar o dia demos uma caminhada na mata onde o Paulo havia fotografado o gavião-de-cabeça-cinza alguns dias atrás. E valeu a pena, pois registramos novamente o negrinho-do-mato no local.

Negrinho-do-mato (Cyanoloxia moesta). Foto: D. Meller.

O Grupo Ave Missões agradece mais uma vez a presença do Christian e de todos os participantes da atividade! Até a próxima...

---------------------------------------------------------------------------------
Veja também:
---------------------------------------------------------------------------------

5 comentários:

  1. Excelente palestra, confraternização e post. Até a próxima...

    ResponderExcluir
  2. Bela postagem , parabéns ! Ainda vão achar esse cardeal por aí !!!

    Ass.:Lucas N de Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  3. Es una pena que este tan hermoso cardenal esté amenazado por la captura ilegal como ave cantora de jaula, en Argentina ha disminuido mucho en su rango de distribución aunque todavía hay poblaciones en varias provincias.
    Saludos

    ResponderExcluir