Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

domingo, 13 de junho de 2010

Arapaçus - (Dendrocolaptidae)

     Grupo de aves estritamente florestais, os arapaçus muitas vezes são confundidos com pica-paus. De fato, isto se deve porque os arapaçus possuem o hábito de escalar árvores em busca de alimento. No entanto, diferentemente dos pica-paus, os arapaçus não possuem bicos fortes, que os permitam cavar buracos nos troncos de árvores. A especialidade destes é de procurar insetos e larvas entre as cascas, o que fazem com seus bicos, geralmente, longos e curvos (figura 1).

Figura 1: Arapaçu-escamoso-do-sul (Lepidocolaptes falcinellus), uma das espécies mais comuns da família na região das missões.
     Outra peculiaridade interessante desta família é que seus membros possuem capacidade de escalar as árvores, unicamente, no sentido de baixo para cima, e quando chegam no alto de um tronco se lançam em vôo de mergulho até a base de outra árvore próxima e repetem o processo.
     No RS podem ser encontradas nove espécies de arapaçus, algumas exclusivas de áreas extensamente florestadas do norte do estado. Na região das missões, Belton (1994) cita registros de 5 espécies, no entanto, somente duas tem sido observadas em nossas saídas a campo (figura 2).

Figura 2: Arapaçu-grande (Dendrocolaptes platyrostris), outra espécie encontrada nas matas missioneiras.
     Os arapaçus podem ser encontrados em áreas florestadas, de onde, muitas vezes, emitem seus cantos altos e distintivos. A existência destas aves está, intimamente, ligada à conservação dos remanescentes florestais revelando, mais uma vez, a importância de conservar estes ecossistemas em nossa região.

Fotos: Dante Meller

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog! Está cada vez mais lindo!!!
    E a postagem sobre o "carapaçu" está muito interessante! rsss
    Bjo

    ResponderExcluir