Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

terça-feira, 24 de abril de 2018

Só pela Guarita!

Pica-pau-de-banda-branca.
Foto: Márcia Koch
* por Dante Andres Meller
Só pela Guarita! era o sentimento que antecedia os dias da saída, só esperando pelo momento de passarinhar em Tenente Portela.

Não é a primeira vez que vamos lá, mas dessa vez foi diferente, exclusiva, independente do Turvo, ou seja, só pela Guarita mesmo!

Foi muito interessante... conseguimos dar mais atenção às aves da área, que é um dos maiores blocos florestais do estado.

Passarinhar na Guarita é sempre um prazer. A raridade de suas aves, a beleza de suas paisagens e a acolhida de seus anfitriões tornam tudo muito satisfatório. Por ser uma das maiores florestas gaúchas, e estar tão pertinho do Turvo (cerca de 20 km apenas), o sentimento de que alguma descoberta interessante possa acontecer está sempre presente, tornando tudo ainda mais empolgante.

Grupo passarinhando nos arredores da TI do Guarita. Foto: Ataiz de Siqueira.
Os registros começaram na sexta à noite, com uma breve corujada que, de fato, rendeu apenas um bacurau. Depois disso, no sábado pela manhã, enquanto o pessoal esperava eu e a Ataiz chegarmos, a Guarita mostrou seu potencial com belas saíras, caneleiros, pica-pau-de-banda-branca e até um falcão-relógio. Alguns renderam boas fotos, já o falcão muito ao longe mesmo.

Bacurau (Nyctidromus albicollis). Foto: Márcia Koch.

Caneleiro (Pachyramphus castaneus). Foto: Márcia Koch.

Caneleiro-verde (Pachyramphus viridis) macho. Foto: Pedro Sessegolo.

Saíra-de-papo-preto (Hemithraupis guira) macho. Foto: Cláudio Furini.

Saíra-viúva (Pipraeidea melanonota) macho. Foto: Márcia Koch.

A seguir, já estando eu e a Ataiz junto ao grupo, seguimos por uma das trilhas que adentra a TI do Guarita. Foi muito interessante, pois logo cantou um matracão e, pra nossa surpresa, se aproximou em resposta ao playback. Garantimos o registro com algumas fotos, enquanto ouvíamos um pinto-do-mato cantar. Até que tentamos este... mas terá que ficar pra próxima.

Na sequência da trilha, teve ainda uma marianinha-amarela e, ao término, algumas cigarras-bambus, quando também topamos com uma camuflada jararaca-pintada, que logo se entrincheirou em um pequeno galpão que havia no local.

Matracão (Batara cinerea) macho. Foto: Cláudio Furini.

Marianinha-amarela (Capsiempis flaveola). Foto: Cláudio Furini.

Cigarra-bambu (Haplospiza unicolor) macho. Foto: DAM.

Pausa para almoço... descanso mas, logo logo, trilha para a ceva do Guarita. A ceva é um dos atrativos que o Furini criou, tornando a passarinhada da Guarita ainda mais especial. Enfim, não é todo dia que podemos ver um inambu-chintã ou uma tovaca-campainha facilitando aos nossos olhos. Para alimentar nossas expectativas, poucos dias antes o Furini captava um belo registro da tovaca.

Tovaca-campainha (Chamaeza campanisona). Foto: Cláudio Furini.

Grupo reunido em frente à ceva. Foto: Márcia Koch.

Estava nublado, escuro, chegando a cair uns pingos de chuva até. Havia um certo silêncio, mas eis que aparecem um barulhento grupo de tiês-de-bando, duas tovacas e um inambu-chintã! Alguns nem fotos renderam, mas enfim, observar já foi um privilégio. A luz já era pouca e à noite uma galinhada caprichada nos esperava, era hora de partir.

Tiê-de-bando (Habia rubica) macho. Foto: DAM.

Inambu-chintã (Crypturellus tataupa). Foto: Pedro Sessegolo.

À noite no Sítio do Guarita, após uma deliciosa galinhada. Foto: Márcia Koch.

Na manhã de domingo, durante um farto café da manhã, canta um casal de joão-porca à beira do rio Guarita. Logo, estavam todos os passarinheiros lá, tentando o registro. A seguir seguíamos para a ceva novamente, para ver se pegávamos algo mais. E deu certo! Apesar de inambus, tovacas e mesmo as pombas não facilitarem, ainda que ouvimos e chegamos a ver o que parecia ser uma pariri, mas logo uma juriti-gemedeira a espantou. O que garantiu o momento, no entanto, foi um arapaçu-rajado, que acompanhava o bando de tiês-de-bando que vinha comer quirera na ceva.

João-porca (Lochmias nematura). Foto: Pedro Sessegolo.

Arapaçu-rajado (Xiphorhynchus fuscus). Foto: DAM.

Deixamos a ceva e seguimos para a segunda trilha, a que costumamos fazer anualmente na visita do Turvo/Guarita. Já no começo da trilha cantava um falcão-relógio muito perto, mas, incomodado por um grupo de gralhas-picaças, estava todo afugentado e proporcionou fugazes visualizações apenas. Ainda assim, deu pra perceber que era um exemplar com a variação creme, ao invés de branco, na barriga.

Adiante na trilha, registramos o chocão-carijó, que já havia sido ouvido em outras ocasiões nesta saída, mas dessa vez conseguimos fotos. Depois mais, cantava uma choquinha-carijó, e um pavó cruzou voando entre as árvores, infelizmente sem chances para foto. A seguir, um momento gratificante, quando conseguimos gravar e fotografar o verdinho-coroado, sendo o primeiro registro no local para o plataforma WikiAves.

Chocão-carijó (Hypoedaleus guttatus) macho. Foto: DAM.

Verdinho-coroado (Hylophilus poicilotis). Foto: DAM.


A passarinhada ia acabando... e já havíamos descido de volta ao sítio para o churrasco de encerramento, sempre muito aguardado pelos avemissioneiros. Beija-flores, porém, também queriam mostrar seu charme, e três espécies revezavam um dos bebedouros que há no sítio. Um deles era nada menos que o raro rabo-branco-de-garganta-rajada, o que deixou todo mundo atiçado para conseguir um registro.

Beija-flor-de-papo-branco (Leucochloris albicollis). Foto: Ataiz C. de Siqueira.

Beija-flor-de-topete-azul (Stephanoxis loddigesii) macho. Foto: Ataiz C. de Siqueira.

Rabo-branco-de-garganta-rajada (Phaethornis eurynome). Foto: Ataiz C. de Siqueira.

Encerrava-se mais uma saída do grupo, com 105 espécies observadas nesses dois dias (veja lista), consagrando a Guarita como um belo local pra passarinhar, ainda que independente do Turvo

Agradecimentos mais que especiais ao casal de amigos Cláudio e Jurema por toda acolhida nesse fim de semana no Sítio do Guarita. Um grande abraço aos amigos portelenses!

Grupo reunido no Guarita. Foto: Márcia Koch.
---------------------------------------------------------------------------------
Veja também

Turvo 2015 - Parte 3: Fim
Um dia em busca de aves na Guarita
---------------------------------------------------------------------------------

12 comentários:

  1. Belo relato, Dante!!!
    O Guarita sempre estará aberto aos amigos!!! Já estamos com saudades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha Furini! Obrigado novamente, em breve quero voltar, acredito que ainda colheremos boas surpresas das matas do Guarita! Grande abraço!

      Excluir
  2. Muito bom, Dante, como sempre! E obrigado ao casal Furini!!

    ResponderExcluir
  3. Foi uma baita saída. O lugar metrce muitas saidas, em epocas diferentes. Com certeza ainda teremos grandes surpresas na guarita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade... À medida que outros locais dentro da área forem visitados, novas coisas aparecerão com certeza.

      Excluir
  4. Ótimo relato, parabéns! Excelentes fotos e importantes registros para a região... Belíssimas saíras e matracão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Lucas! A Guarita é um dos poucos locais da região, além do Turvo, com aves florestais raras, vale a pena passarinhar lá! Abraço

      Excluir
  5. Belos registros. Muito bom termos parques assim no RS. Ainda assim imagino que caçadores se infiltram bastante por estas matas. Abraço. Marcelo Pereira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marcelo! É verdade... e apesar de ter bastante mata na área, por ser Terra Indígena, ela está exposta a diversos impactos, incluindo a caça e extração de madeira em certas partes. Abraço

      Excluir
  6. Muito legal observar a variedade de espécies! Realmente, a Guarita merecia uma saída exclusiva! Parabéns a todos os que participaram da saída e aos sempre ótimos anfitriões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Adaltro! Pena que tu não pode ir... mas é um local que queremos voltar em breve! Abraço

      Excluir