Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Lar doce lar

Jacurutu na Cascata do Comandaí.
Foto: Alfieri Callegaro.
*por Dante Andres Meller
"Como é bom ver espécies raras em nosso município!"

Essa frase, dita por um integrante de nosso grupo durante a recente saída no município de Santo Ângelo, contém muito do que pode ser dito sobre a gratificação de observar aves.

Ecoando em minha lembrança, a frase despertou reflexões sobre as origens do Ave Missões e de nossa própria relação com as aves, com direitos de apreciar e deveres de preservar.


Além de ser algo super agradável, passarinhar também oportuniza encontros marcantes, sejam através de espécies emblemáticas, raras ou descobertas inesperadas. Estes encontros, muitas vezes inéditos, sempre agregam valor ao local onde acontecem. Por consequência, essa valorização pode despertar conservação, que é um sentimento que grande parte dos observadores de aves trazem consigo.

Observando maçaricos em lagoa temporária na Granja do Sossego. Foto: DAM.

Grupo Ave Missões à beira de lagoa temporária na Granja do Sossego. Foto: Márcia Koch.

Cascata do Comandaí

Depois de breve parada em uma lagoa temporária na Granja do Sossego, nos direcionamos para a Cascata do Comandaí, o destino de nossa passarinhada matinal. Como sempre, fizemos o caminho usual, saindo das proximidades da cascata e caminhando através de um belo campo de barba-de-bode, passando pela antiga olaria, depois pela represa, para chegar, enfim, ao grande banhado no fundo do campo.

Campos com barba-de-bode na Cascata do Comandaí. Foto: Ataiz C. Siqueira.

Como de costume, algumas espécies foram se revelando ao longo da caminhada, incluindo na beira do mato o saí-andorinha, o neinei e o peixe-frito-pavonino, todos sem fotos, afinal, o objetivo do dia não era se embrenhar no mato. Já as espécies campestres oportunizaram melhores visualizações, com show aéreo de corucões, taperuçus-velhos e caminheiros-de-barriga-acanelada.

Corucão (Chordeiles nacunda) na Cascata do Comandaí. Foto: Paulo B. Rodrigues.

Corucão (Chordeiles nacunda) na Cascata do Comandaí. Foto:Adaltro C. Zorzan.

Taperuçu-velho (Cypseloides senex). Foto: DAM.

Caminheiro-de-barriga-acanelada (Anthus hellmayri). Foto: DAM.

Pouco antes da antiga olaria, à beira de um pequeno banhado, um coleiro-do-brejo prendeu os olhos de alguns atentos observadores do grupo. Depois mais, já na tapera da olaria, diversas espécies mostravam-se entusiasmadas com o local. Aliás, taperas parecem atrair aves, qualquer tempo gasto em tais locais não costuma ser em vão. Entre as diversas espécies que ali estavam, destacaram-se o beija-flor-de-veste-preta, o sanhaço-papa-laranja e, já na volta, uma saíra-viúva.

Coleiro-do-brejo (Sporophila collaris) macho. Foto: Paulo B. Rodrigues.

Beija-flor-de-veste-preta (Anthracothorax nigricollis) macho. Foto: DAM.

Sanhaço-papa-laranja (Pipraeidea bonariensis) macho. Foto: Alfieri Callegaro.

A seguir, fomos para o banhado do fundo do campo, nosso principal destino na cascata. Conforme nos aproximávamos do banhado, novos componentes iam aderindo-se à lista de espécies observadas no dia, incluindo o chopim-do-brejo, o veste-amarela, o graveteiro, a narceja, o gavião-do-banhado e o curutié. Alguns oportunizando belas fotos para os integrantes do grupo.

Fêmea do veste-amarela (Xanthopsar flavus). Foto: DAM.

Macho do veste-amarela (Xanthopsar flavus). Foto: Paulo B. Rodrigues.

Narceja (Gallinago paraguaie). Foto: DAM.

Gavião-do-banhado (Circus buffoni). Foto: DAM.

Curutié (Certhiaxis cinnamomeus). Foto: Adelita Rauber.

Lifer I

Num relance único, avistamos uma andorinha diferenciada, que zigue-zagueava agilmente pelos campos à volta do banhado. Custou um pouco, mas conseguimos algumas fotos. Isso, já depois da certeza de se tratar de um lifer pro município, além de ser apenas o segundo registro para região noroeste e uma ocorrência rara fora do litoral gaúcho.

Andorinha-de-bando (Hirundo rustica). Foto: DAM.

Andorinha-de-bando (Hirundo rustica). Foto: DAM.

Lifer II

Foram várias pequenas decisões que nos levaram até o jacurutu. E aqui cabe mencionar o tal "dom do encontro", que sempre foi muito próprio do avistador do maior rapinante noturno brasileiro. Mas antes de partirmos em direção ao jacurutu, uma foto pra nos despedirmos do banhado, que suspeitamos ainda reservar novidades para o nosso grupo em saídas futuras.

Grupo Ave Missões em banhado na Cascata do Comandaí. Foto: Márcia Koch.

Como diria o Jayme no Bochincho: "a coisa ia mais ou menos assim...", até que de repente a passarinhada, que já havia rendido um lifer municipal, revelou aquele algo mais, a cereja do bolo. Disse cereja, mas de fato foram pitangas que trouxeram um sabor especial à passarinhada, pois no sub-bosque de um eucaliptal haviam muitas pitangueiras carregadas... parar ali foi inevitável.

Pitangueira carregada no sub-bosque de eucaliptal à beira do campo. Foto: Márcia Koch.

De olho nas pitangas, nem percebemos a presença discreta que, acima de nós, também estava! Discrição típica de um grande predador a espreitar... Logo que chegamos, volumoso, alçou voo, porém tão silencioso que foi somente percebido por um de nós, o amigo Alfieri. A seguir, todos localizamos aquela enorme coruja pousada, nos deleitando com o que seria o segundo lifer pra Santo Ângelo no dia. Assim como o anterior, esse registro também possui uma expressividade em termos de região noroeste, sendo apenas o segundo para a região e o primeiro em fotos.

Jacurutu (Bubo virginianus) em eucaliptal na Cascata do Comandaí. Foto: DAM.

Granja do Sossego

De tarde, voltamos à granja, onde o calor do sol, como usual, perturbou um pouco a observação. Ainda assim, tivemos nossos momentos. Primeiro, fomos para as lagoas temporárias, afinal, maçaricos não costumam se esconder do sol. Ali, registramos o maçarico-de-perna-amarela e o maçarico-solitário, além de outras espécies típicas dessas lagoas, como a caraúna, a irerê e o mergulhão-caçador.

Maçarico-de-perna-amarela (Tringa flavipes). Foto: Márcia Koch.

Caraúnas (Plegadis chihi). Foto: Alfieri Callegaro.

Irerês (Dendrocygna viduata). Foto: DAM.

Mergulhão-caçador (Podilymbus podiceps). Foto: Alfieri Callegaro.

Depois dessa investida, fomos procurar uns bichos de capoeiras, onde encontramos quem-te-vestiu, choca-de-chapéu-vermelho e papa-lagarta-acanelado. O destaque mesmo ficou por conta de dois registros, o barulhento e o sebinho-olho-de-ouro. Estes, assim como outros, seriam lifers para o amigo portelense Cláudio Furini, que, junto com sua esposa Jurema, nos visitavam nesse dia.

Papa-lagarta-acanelado (Coccyzus melacoryphus). Foto: Ataiz C. Siqueira.

Barulhento (Euscartmus leucoryphus). Foto: Cláudio Furini.

Sebinho-olho-de-ouro (Hemitriccus margaritaceiventer). Foto: Cláudio Furini.

Para finalizar o dia, tentamos localizar o mocho-dos-banhados, em meio a um campo de barba-de-bode, mas esse registro acabou ficando para a próxima. No entanto, nos contentamos com alguns típicos moradores da granja, incluindo a tesoura-do-brejo, o caboclinho-branco e, embora mais comum, mas não menos belo, o polícia-inglesa.

Tesoura-do-brejo (Gubernetes yetapa). Foto: DAM.

Polícia-inglesa-do-sul (Sturnella superciliaris). Foto: Paulo B. Rodrigues.

Com uma lista de 116 espécies (veja lista), fechamos mais uma saída a campo com o Grupo Ave Missões, com um belo sentimento de que passarinhar em casa tem um gosto especial!

Obrigado a todos os que participaram da saída, sobretudo ao casal portelense. E, se Deus quiser, em breve teremos muitos outros deslumbres com nossas estimadas aves. Grande abraço!

Grupo voltando da longa caminhada pelos campos com barba-de-bode da Cascata do Comandaí. Foto: Márcia Koch.

---------------------------------------------------------------------------------

Veja também:

Ainda que o sol se recuse a brilhar... obrigado aves!
Eu quero... Sossego!
Lista das Aves de Santo Ângelo
---------------------------------------------------------------------------------

16 comentários:

  1. Especial, Dante! E "santo de casa também faz milagre"!! rssss.....

    ResponderExcluir
  2. Querido, bela reflexão sobre a nossa passarinhada! A cereja que era a pitanga do bolo! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns amigos, infelizmente não foi possível desta vez acompanhá-los. Cumprimentos pelos lifers para o município o que sempre é muito gratificante nestas saídas caseiras.

    ResponderExcluir
  4. Mais um grande relato, Dante!! Realmente, lifers ou não, o encontro com algumas espécies aqui no "nosso quintal" tem sempre um gostinho especial!! Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Adaltro! A inspiração veio justamente da frase que tu disse! Grande abraço

      Excluir
  5. Belo post, parabéns! Ótimo relato e lindas fotos!

    ResponderExcluir
  6. Como sempre, uma descrição emocionante de mais essa saída!! Agradeçemos a todos os avemiossioneiras que tão bem nos receberam..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Furini! Mas nós que agradecemos a vinda de vocês, foi um dia muito especial! Grande abraço!

      Excluir
  7. Muy interesante salida, quizás esté pasando cerca de ahí en diciembre, intentaré ver algo de las aves de esa parte de Brasil, me interesan sobre todo Xanthopsar flavus y Gubernetes yetapa que nunca los vi, ojalá tenga la suerte de verlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias Hérnan! Se passar por aqui entre em contato, podemos te levar nos locais onde essas duas espécies ocorrem! Grande abraço

      Excluir