Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Registros novos e confirmados em Santo Ângelo

     Há poucos dias havia escrito aqui que por conta da lista de aves estar estabilizando não tínhamos mais avistado espécies novas em Santo Ângelo. Bom... as aves estão sempre nos surpreendendo!

     Abaixo seguem descrições de dois novos registros e duas confirmações no município. Agradeço ao Paulo e ao Pedro Rodrigues que cederam seus registros fotográficos para serem divulgados aqui.

Ocorrências novas

     Noivinha (Xolmis irupero). O registro foi feito recentemente por Pedro K. Rodrigues na  Granja do Sossego.

Noivinha. Foto: Pedro K. Rodrigues.








     Caminheiro-de-barriga-acanelada (Anthus hellmayri). A ave foi avistada recentemente na Granja do Sossego, e teve sua identificação confirmada pela vocalização. Escute aqui.

Caminheiro-de-barriga-acanelada. Foto: D. Meller.

Ocorrências confirmadas

     Tipio (Sicalis luteola). Citado nos mapas de Belton (1994), não havia sido registrado durante as observações do Ave Missões em Santo Ângelo. O registro foi feito por Paulo B. Rodrigues na Granja do Sossego em setembro de 2011.

Tipio. Foto: Paulo B. Rodrigues.

     Perdigão (Rhynchotus rufescens). Havíamos encontrado os restos de um ninho da espécie em dezembro de 2010 na Granja do Sossego, mas nunca tínhamos visto ou mesmo ouvido, sendo o mais comum. Há poucos dias, na mesma localidade, foi ouvido várias vezes, sendo também avistado.

Restos de ninho de perdigão encontrado na Granja do Sossego em dezembro de 2010. Foto: D. Meller.

4 comentários:

  1. Parabéns ao grupo Ave Missões pelos novos registros!

    ResponderExcluir
  2. Que legal Dante! A noivinha e o tipio são duas aves que pretendo encontrar em breve!Que bom que os perdigões estão no Sossego!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Juli! Nem a noivinha e nem o tipio eu encontrei aqui, mas as fotos do Pedro e do Paulo garantiram os registros. O perdigão sim, vi com meus próprios olhos. hehehe. Boa sorte por aí!

      Excluir