Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

domingo, 16 de setembro de 2012

As andorinhas voltaram... e outras aves também

É interessante como algumas aves migratórias despertam o carisma popular. Na capital das missões um ditado muito citado diz que "aquele que bebe água do Itaquarinchim sempre volta".

Aos poucos as aves migratórias do Norte estão voltando para nidificar no Sul do País e é uma alegria encontrá-las novamente.


* Observem que as fotos, exceto no último caso, foram feitas em ocasiões diferentes dos registros mencionados. Todas as fotos de autoria de D. Meller. Se alguém quiser compartilhar seus registros, podem ser feitos através de comentários ou na página AveMissões do facebook.

Andorinha-doméstica-grande (Progne Chalybea). Primeiro registro anotado da temporada 2012 em 13/09 em Santo Ângelo. Foi vista antes disso, mas não foi tomado nota a data.


Andorinhão-do-temporal (Chaetura meridiolanis). Primeiro registro anotado da temporada 2012 em 13/09 na cidade de Santo Ângelo. Foi visto antes disso, mas não foi tomado nota a data.



Andorinha-do-campo (Progne tapera). Primeiro registro da temporada 2012 em 06/09 em Santo Ângelo.


   
Apesar de muitas espécies serem comumente avistadas no período que passam aqui, depois que migram seu retorno é aguardado com expectativa. Algo semelhante a um lifer de temporada.

Tesourinha (Tyrannus savana). Primeiro registro da temporada em 13/09 em Santo Ângelo.



Irré (Myiarchus swainsoni). Primeiro registro da temporada em 15/09 em Derrubadas.

   
Aos poucos elas estão chegando, e não são poucas espécies. Aves migratórias partem em busca de alimento, especialmente insetos, os quais no sul são menos abundantes no inverno, voltando a ser na primavera.

Gavião-tesoura (Elanoides forficatus). Primeiro registro da temporada 2012 em 14/09 em São Martinho.











Sovi
(Ictinia plumbea). Primeiro registro da temporada 2012 em 15/09 em Derrubadas.



O conhecimento da chegada de cada espécie migratória é também algo valioso. Algumas são mais facilmente avistadas, outras permanecem escondidas dentro da mata e são mais facilmente notadas pelo canto. Outras, ainda, são muito raras e pouquíssimo conhecidas.

Juruviara (Vireo olivaceous). Primeiro regisro da temporada 2012 em 01/09/2012 no Parque Estadual do Turvo.







Enferrujado (Lathrotriccus euleri). Primeiro registro da temporada 2012 em 18/08 no Parque Estadual do Turvo.


Papa-lagarta-de-euler (Coccyzus euleri). Registrado no Parque do Turvo em 15/09/12.


Esse último registro merece um comentário, já que é uma ave bastante rara, de distribuição e documentação dadas apenas recentemente no Rio Grande do Sul (Bencke 2010). Creio que esta seja apenas a segunda vez que a ave é fotografada no estado.

4 comentários:

  1. Olá Dante! nós ainda estamos aguardando as tesourinhas por aqui. Já registramos em uma cidade próxima, alguns kilometros ao norte (fizemos também um post no blog Passarinhadas, aves e natureza. Nesse final de semana as procuramos mas nada de ver aqui em Pato Branco. Os gaviões-tesoura já voltaram. Engraçado, fomos para o sul final de semana passado e lá nos arredores de Passo Fundo avistamos uma tesourinha na estrada. Como elas chegam antes no RS do aqui?

    Excelente post! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante Miguel! Esses movimentos migratórios são muito legais e pouco conhecidos, tipo se existem rotas de migração, datas, stoppovers, etc.
      Muito obrigado por compartilhar suas observações e boa sorte com os migratórios aí!
      Abraço!

      Excluir
  2. Que legal Dante! Eu não tinha ideia que eram tantas as aves migratórias!Parabéns pelo texto, eu aprendi várias coisas muito interessantes sobre as aves que migram!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Juli! Tem muita coisa sobre aves migratórias, eu apenas inferi um pouquinho. E são várias espécies mesmo, em breve quero postar algo explicando melhor o Status de Ocorrência das aves no Rio Grande do Sul.
      Um abraço!

      Excluir